Beleza

10 dicas para você fortalecer o seu sistema imunológico!

O inverno chegou e é a hora de cuidar da saúde. Problemas respiratórios se tornam mais comuns – e no momento que estamos não dá para baixar a guarda, né? É por isso que o assunto imunidade ganha tanto destaque. E como somos expostos diariamente a vírus e bactérias, é importante que o nosso sistema imunológico esteja preparado para defender o nosso corpo desses “ataques invisíveis”.

E grande parte dessa defesa pode vir através de uma boa alimentação. A nutricionista Karine Paratela esclareceu como a máquina humana funciona nesse combate a doenças: “existem dois tipos de imunidade: A inata ou natural e a adquirida ou adaptativa. A imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo. Nascemos com essa proteção. A pele, os cílios, mucosas, tosse, espirro, febre, acidez estomacal, bactérias intestinais (microbiota), plasma sanguíneo (células brancas) como linfócitos, leucócitos, neutrófilos, monócitos e macrófagos exemplificam a barreira de defesa automática inicial do organismo”. Ou seja: é o que já nasce com você!

Já a imunidade adquirida (ou adaptativa), é aquela que se desenvolve no percurso da vida, sempre que entramos em contato com os microrganismos invasores: “nesse momento ativamos a cascata inflamatória e consequentemente produzimos e liberamos anticorpos”, explica Karine.

Doenças, alguns medicamentos e principalmente o desequilíbrio da disponibilidade de nutrientes, podem contribuir para uma disfunção do sistema imunológico causando a baixa imunidade.

Procure ajuda médica e/ou nutricional se notar cansaço frequente, infecções de repetição, queda de cabelo persistente, unhas fracas, pele seca, alteração brusca de peso, falha de memória e concentração, alterações digestivas e intestinais.

Para um sistema imune robusto e capacitado é necessário melhorar o estilo de vida no que diz respeito a cuidados com alimentação e ao funcionamento do corpo em geral.

A condição do estômago e do intestino, por exemplo, pode ser decisiva para adoecer ou curar um indivíduo. Essa saúde gastrointestinal depende do equilíbrio da colônia de microrganismos presente no intestino chamada microbiota ou flora e responsável pelo controle da proliferação de bactérias perigosas à saúde.

Karine é pós-graduada em nutrição humana e fitoterapia, e estuda diariamente a relação importante entre saúde e alimentação. Ela listou 10 atitudes para você fortalecer o seu sistema imunológico:

  • 1 – Ingestão mínima de 2000 ml de água por dia;
  • 2 – Exposição solar de 15 minutos/ dia em 60% da pele (a catelecidina é uma substância considerada antibiótico natural e produzida a partir da Vitamina D3);
  • 3 – Controle do sono dormindo cedo e no escuro absoluto; A sugestão é de jantar cedo também (entre 16h00 e 18h30);
  • 4 – Redução rigorosa de açúcar (sacarose) e suspensão de refrigerantes e sorvetes da rotina alimentar; Redução de trigo, cevada, centeio, leite e derivados principalmente se estiver tratando alguma doença respiratória;
  • 5 – Exercício físico todos os dias por pelo menos 30 minutos;
  • 6 – Consumo de prebióticos e probióticos indicados para você;
  • 7 – Frequência no consumo de ovos cozidos, curry, açafrão da terra (curcumina), coco, quinoa, azeite extra-virgem (prensado a frio e em vidro escuro);
  • 8 – Atualização do quadro de vacinas para sua faixa etária (públicas e particulares se possível);
  • 9 – Consumo de 1 limão pela manhã para melhorar a digestão e reduzir processos alérgicos; Além disso aumentar o consumo de frutas cítricas nos pequenos lanches;
  • 10 – Consumo de alimentos de verdade e não de “produtos alimentícios”;

A nutricionista ainda deixou uma receita de suco poderoso, excelente para a imunidade e que pode ser usado no inverno ou em tratamento de viroses respiratórias: “bata cenoura, agrião e romã”, ensina.

Todos os dias a ciência comprova e reforça a relação dos hábitos alimentares e o reforço imunológico reduzindo o risco de doenças crônicas e tratamento de enfermidades. Karine nos fez refletir com uma frase de Hipócrates, dita há mais de 2400 anos: “Deixe o alimento ser teu remédio e o remédio ser o teu alimento”. Pura sabedoria, né?

Não resta dúvida que o equilíbrio na dieta é um dos motivos que nos permite desfrutar da longevidade e com mais qualidade. Escolha um estilo de vida saudável e viva bem com você!



Imagens: reprodução

Ludmilla Rangel

Posts Recentes

Minas Trend: Palco de Inovação e Autenticidade na Moda Brasileira

Confira os destaques da 31ª edição do Minas Trend que contou com novidades, inovação e…

3 dias atrás

Museu da Moda celebra o legado de Clara Nunes

Do interior de Minas Gerais aos palcos da música popular brasileira, a mostra ilustra a…

2 semanas atrás

Fora do Eixo Principal — Uma Viagem pelas Semanas de Moda ao Redor do Mundo

No universo da moda, as Semanas de Moda são eventos icônicos que ditam as tendências…

4 semanas atrás

Leopard Print: Como Usar a Tendência do Momento

Um guia completo para incorporar a tendência do momento, a leopard print, no seu dia-a-dia

1 mês atrás

Tudo Sobre o Kitten Heel, a Tendência do Momento

Desvende o salto que conquistou corações e está ditando moda nas passarelas e ruas de…

1 mês atrás

Passeios incríveis pelo nosso país

A extensão de nosso país não é uma novidade, muito menos o fato de ter…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!