Categories: CulturaRadar

10 fatos que marcaram a Olimpíadas até agora

Uma coisa é fato: os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão emocionantes. O Brasil está dando um show na organização e surpreendendo todo mundo que não botava muita fé. Que bom! Ainda faltam cinco dias para o evento continuar nos instigando a torcer e nos apresentando homens e mulheres corajosos e inspiradores – o encerramento das Olimpíadas é só dia 21 de agosto. E como esta edição tem despertado muitas emoções, decidimos destacar 10 fatos que já marcam as Olimpíadas Rio 2016. Vamos conferir? Depois do dia 21, a gente faz outro resumo.

1. Teve ouro!

Primeiro, foi a judoca Rafaela Silva que nos encheu de bons sentimentos. Coisa mais linda a gente ver uma mulher, que cresceu na Cidade de Deus e já enfrentou tantos preconceitos, conquistar a 1ª medalha de ouro para o Brasil nestes jogos.

Segundo, foi a vez de Thiago Braz quebrar o recorde olímpico, bater o campeão Renaud Lavillenie e conquistar nosso segundo ouro. O atleta, que muita gente não conhecia, levou a medalha na disputa do salto com vara masculino.

Fotos: Time Brasil

Rafaela Silva e Thiago Braz nos encheram de orgulho! <3

2. Teve prata!

E tem mais atleta despertando em todo mundo a alegria de ser brasileiro! Tudo começou com Felipe Wu, que conquistou a prata na pistola de ar 10m e foi o primeiro brasileiro a ir ao pódio nos Jogos do Rio. Curiosidade: este é o esporte que deu ao nosso país as primeiras medalhas da nossa história, há 96 anos. Alegria define!

Depois, foi a vez da Ginástica Artística nos emocionar: Diego Hypolito, em uma apresentação irretocável, ganhou a merecida medalha, que brinda todo seu esforço e coragem, e Arthur Zanetti mostrou que nas argolas ele se sente super confortável. Esses meninos brilharam!

E na coleção de pratas, uma premiação histórica: o baiano Isaquias Queiroz deu ao Brasil a 1ª medalha na canoagem. Sucesso!

3. Teve bronze!

Nossa coleção de medalhas não para de crescer: Arthur Nory, na Ginástica Artística, Poliana Okimoto, na Maratona Aquática, Mayra Aguiar, no Judô, e Rafael Silva, também no Judô, nos encantaram com tanta força e determinação.

4. Pódio com dois medalhistas

A gente ama fatos históricos: sabia que o pódio na Ginástica Artística foi uma novidade para a equipe brasileira? Pela 3ª vez na histórica olímpica (e pela primeira vez fora do vôlei de praia), o Brasil teve dois medalhistas dividindo o pódio: a prata de Diego Hypolito e o bronze de Arthur Nory. E o melhor: as apresentações foram belíssimas!

5. Teve pênaltis As meninas do futebol estão jogando bem demais. Prova disso é que, na última sexta, elas desbancaram a Austrália em uma partida eletrizante no Mineirão. O jogo, no tempo normal, ficou 0x0. A prorrogação também. Tudo muito disputado. Até que chegou a hora dos temidos pênaltis. Brasil 7 x 6 Austrália. Marta, capitã e o grande nome do time do Brasil, infelizmente não fez gol. Acontece. Mas, o grande destaque da cobrança foi a goleira Bárbara, que fez duas defesas extraordinárias e garantiu que o Brasil seguisse para a semifinal.

 

6. “Clube dos Sete”

Tem atleta que é veterano. E tem atleta que faz parte do seleto “Clube dos Sete”. Mas, você sabe o que é isso? É o grupo de super atletas que já competiram em sete — SETE — olimpíadas. Segun Toriola Moses, mesatenista nigeriano, alcançou este feito no Rio de Janeiro. Ele nunca conquistou uma medalha, mas foi devidamente homenageado no evento. Afinal, este não é um feito para qualquer um, né? Incrível!

Foto: REUTERS/Jeremy Lee

7. Teve pedido de casamento

Muito amor nas Olimpíadas! He Zi, saltadora chinesa, especialista no trampolim, ganhou a medalha de prata na plataforma 3m. Em seguida, ela foi surpreendida com um pedido muito especial: seu namorado, Kai Qin, que também é saltador, fez um pedido público de casamento. É claro que ela disse sim!

Foto: Christophe Simon/AFP

8. Teve ídolo disputando com seu fã

Têm histórias que são sensacionais, né? Então, confere essa: Joseph Schooling é um nadador, de Cingapura, e sempre foi fã de Michael Phelps. Tanto é que, em 2008, com apenas 13 anos, ele tietou o maior atleta dos últimos tempos. Oito anos depois, na piscina do Rio de Janeiro, uma surpresa: ele foi o responsável por tirar o ouro de Phelps em sua última prova individual da carreira. Foi Joseph que ganhou a medalha mais desejada na prova dos 100m borboleta. Phelps, o maior medalhista olímpico da história, levou a de prata.


 

9. Teve atleta se preparando em um hostel

Existem atletas que tem uma super preparação antes dos jogos olímpicos, como por exemplo, os norte-americanos. Já outros, se viram como podem e, mesmo assim, se destacam. Prova disso é Ismael Borrero Molina, cubano que garantiu a primeira medalha de ouro para seu país. Enquanto alguns atletas se hospedaram em hotéis luxuosos e até em transatlânticos, Ismael e a delegação da luta olímpica ficaram em um hostel, simples, na Tijuca.

Foto: unitedworldwrestling.org

10. Teve golfe

Curiosidade: o golfe estreou nas olimpíadas de Paris, em 1900. Porém o esporte só permaneceu até 1904. E agora, 112 anos depois, ele volta a fazer parte dos Jogos Olímpicos. E foi a vez de Justin Rose, da Grã-Bretanha, levar o ouro nesta reestreia olímpica. Quem acompanhou?

E qual foi o fato que mais chamou sua atenção? Deixe nos comentários!

 

Fabíola Paiva

Ver Comentários

  • O golf foi top! Além de ganhar, Justin Rose, ainda fez um hole-in-one no primeiro dia de competição, feito histórico em olimpíadas!

  • O golf foi top! Além de ganhar, Justin Rose, ainda fez um hole-in-one no primeiro dia de competição, feito histórico em olimpíadas!

Posts Recentes

Cinco cafeterias em BH que vão fazer você se sentir na casa da vovó

Em Belo Horizonte, algumas cafeterias homenageiam a essência da "casa de vó" e apostam em…

3 dias atrás

Alerta Tendência: Marrom

Para além do Mocha Mousse, o próximo inverno promete ser dominado pelo marrom e todas…

1 semana atrás

BOHO CHIC: A principal tendência da temporada!

A tendência Boho tem raízes no estilo de vida boêmio surgido na França nos anos…

2 meses atrás

APAT03: Conheça a ‘collab’ entre Apartamento03 e PatBO

A moda mineira começa 2025 em grande estilo. E para celebra-la, apartamento03 e PatBO se…

2 meses atrás

MINAS TREND: O mercado está de olho na moda autoral

Na contramão das fast fashion, conheça os destaques da moda autoral no 32º Minas Trend

5 meses atrás

[ MINAS TREND ] ALERTA TENDÊNCIA: PÉROLAS

Clássicas, elegantes, versáteis e atemporais, as pérolas acompanham a evolução da moda desde a antiguidade,…

5 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!