Turista

Como superar o jet lag? Dicas perfeitas para um viajante

Você está ansioso por aquela viagem dos sonhos e não vê a hora do avião aterrizar para aproveitar ao máximo a sua estadia. Quando você começa a explorar o destino sente-se exausto, mal-humorado e lutando para ficar acordado. A culinária local parece incrível, mas seu apetite também não ajuda. Você tem jet lag. E embora seja temporário, nada atrapalha mais uma viagem do que o jet lag – especialmente se você tem um tempo limitado para sua estadia.

Existe alguma maneira de evitar essa aflição da viagem? Com algumas dicas a resposta pode ser sim.

O que acontece com o corpo durante o jet lag?

O jet lag é o atraso entre seu relógio interno e o novo fuso horário. Todas as pessoas têm um ritmo circadiano alojado nas regiões do hipotálamo de seus cérebros. Este relógio não apenas controla o cansaço ou o sono, mas também desempenha a função de manter os processos biológicos do organismo dentro de um cronograma – desde a digestão até a liberação de hormônios. 

Viajar por vários fusos horários pode desregular o ritmo circadiano, o que dificulta o alinhamento do seu sono com a hora local. Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a mitigar o jet lag e aproveitar ao máximo sua viagem. Vamos a elas?

Considere tomar suplementos de melatonina

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente em seu cérebro. Ele só é liberado na escuridão e sinaliza comportamentos noturnos típicos. Para os humanos, isso inclui o sono. A melatonina, na forma de suplemento dietético, pode ajudar no sono e é capaz de ameninar os efeitos do jet lag. Mas os suplementos de melatonina devem ser incluídos antes de sua viagem, no mesmo período em que você está ajustando sua exposição à luz e à escuridão, e não apenas no dia em que seu voo vai partir.

Comece a ajustar a exposição à luz antes de viajar

Você pode manipular seu relógio biológico e entrar em um novo fuso horário bem antes da sua viagem, controlando sua exposição à luz e à escuridão. Você pode calcular o ajuste de horário que funcionará melhor para você no destino escolhido. Isso ajudará a diminuir o período de tempo em que você sentirá o jet lag.

Baixe um aplicativo em seu smartphone para driblar o jet lag em viagens

Aplicativos de celular podem ajudá-lo a amenizar o jet lag, indicando a hora certa para dormir ou acordar, além de sugerir tipos de alimentos e horários para as refeições. O Chronoshift, por exemplo, ajuda a ajustar o ciclo circadiano através de um algoritmo avançado. Você precisa incluir informações sobre a cidade de origem, destino, data de partida, horários que costuma dormir e acordar e com quantos dias de antecedência quer se preparar para a viagem. A partir destes dados, o aplicativo gera o cronograma ideal de sono-vigília.

Cronometre seu voo

Tente agendar um voo para que o horário local do seu destino seja próximo ao horário em que você costuma acordar. Muitos voos que cruzam vários fusos horários são programados intencionalmente para pousar pela manhã. Isso pode significar que você tenha que sair de casa em uma hora estranha do dia. Mas lembre-se que se você quiser reduzir os efeitos do jet lag, sua hora de chegada é mais importante.

Tente dormir durante o voo

Idealmente, seria ótimo você acordar somente quando o avião pousasse de manhã no seu destino. Mas se você não consegue dormir durante o voo, mantenha-se ativo. Caminhe e estique os braços e as pernas regularmente.

Diga não ao café a bordo, refrigerante com cafeína e álcool

No aeroporto e durante o voo e quando chegar ao seu destino, fique longe dos drinques, cafés, refrigerantes e outras bebidas com cafeína. Em vez disso, beba muita água ou outras bebidas que não vão desidratá-lo. A desidratação pode piorar os efeitos do jet lag.

Se chegar durante o dia, não fique dentro do quarto do hotel

Mesmo cansado, aproveite para sair e obtenha o máximo de luz brilhante durante a manhã e à tarde. Isso vai ajudá-lo a ajustar o relógio do seu corpo. Se precisar tirar um cochilo, faça isso por, no máximo, meia hora. Seu estômago pode não estar pronto para comida quando você chega, mas é importante tentar manter os novos horários das refeições. A boa alimentação também ajuda a definir seu ritmo interno.

Traga tampões para os ouvidos e uma máscara de dormir

Se você está hospedado em uma cidade grande, mas está acostumado a uma vida tranquila, o barulho pode mantê-lo acordado. Portanto, levar tampões para os ouvidos pode ser uma boa ideia. Da mesma forma, se você está indo para um lugar muito calmo, a ausência de barulho pode dificultar o sono. Usar um aplicativo de ruído branco em seu celular ou ligar um ventilador pode ajudar.

Redação

Posts Recentes

Hotel em São Paulo: Qual escolher?

Essa é uma dúvida recorrente entre pessoas que viajam para São Paulo. Seja a turismo…

2 semanas atrás

Mineira na final do Miss Universo Brasil!

Confira as dicas de beleza da Miss!

3 semanas atrás

Onde comer fondue em BH?

Receitas saborosas para desfrutar o inverno na capital mineira!

1 mês atrás

Dia do Chocolate: 7 lugares para celebrar degustando em BH!

O dia mundial deste nobre ingrediente esta aí, pronto para ser vivido com as melhores…

1 mês atrás

VEM AÍ: 25º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Esta edição reunirá as diversas interpretações da tradicional culinária mineira.

1 mês atrás

Plantas no Inverno? Dicas para cuidar bem do jardim durante toda a estação

Saiba quais os principais passos para que o cultivo continue positivo mesmo em dias frios

1 mês atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!