Categories: ComportamentoModa

Rio+20 e a moda

A Conferência Rio+20, que acontece no Rio de Janeiro até amanhã, dia 22 de junho, reúne representantes e dirigentes de países pertencentes às Nações Unidas para discutir um tema importante: o desenvolvimento sustentável. Assunto que atinge todos os habitantes do planeta terra. Além dos parâmetros econômicos e ambientais, esta matéria muito tem a ver com a moda, que há tempos vem chamando a atenção para a importância da sustentabilidade. Seja utilizando de materiais orgânicos ou reciclados para a produção, seja usando mão de obra local em todo o processo de criação e produção, reduzindo assim a emissão de gás carbônico. Estilistas de todo o Brasil e do mundo têm se preocupado em incluir a sustentabilidade em seus projetos.

Um dos primeiros indícios de preocupação com o tema pela indústria da moda no Brasil foi no desfile de Jum Nakao, em 2008, denominado a costura do invisível. O estilista criou roupas riquíssimas feitas em papel e que eram destruídas pelas modelos ao final da apresentação. “Precisamos desnudar a nossa alma para revelar a capacidade de sermos leves, sonhar com indizíveis, impossíveis, inexplicáveis, indefiníveis. Há um possível ainda invisível no real”, disse o estilista à época.

Há muitos outros exemplos de como a sustentabilidade pode ser usada na moda. Também em 2008 e inspirado pelo desfile épico de Jum Nakao, Rogério Lima lançou uma coleção inteira, de carteiras a maxi bolsas, feitas com sacos de cimento e garrafas PET. Em 2010, durante as apresentações dos desfiles do São Paulo Fashion Week, Alexandre Herchcovitch apresentou peças confeccionadas com materiais reciclados para sua coleção masculina. Ronaldo Fraga e Mary Design também criaram várias coleções utilizando materiais orgânicos, como o algodão cru, além de utilizarem mão de obra de artesãos pertencentes a cooperativas. E há muitas edições, o Minas Trend Preview tem como temas assuntos que tem a ver com o desenvolvimento sustentável.

Outra forma de sustentabilidade na moda é a reutilização de peças. Em 2011, a americana Marisa Lynch aceitou o desafio de passar um ano, 365 dias, sem comprar roupas em lojas. No blog New Dress a Day (Um novo vestido por dia), Marisa postava os modelos estilosos e modernos que criava utilizando peças antigas do seu armário ou adquiridas por um dólar em brechós. Depois do desafio cumprido, a estilista resolveu continuar com o blog e dá ideias de como transformar roupas antigas em novas.

Ainda nos Estados Unidos, por exemplo, um dos países mais capitalistas do mundo e um dos maiores produtores de lixo de moda (só em 2007 foram mais de sete mil toneladas de produtos descartados, segundo a agência americana protetora do meio ambiente, EPA), a ideia de sustentabilidade é discutida há muito anos. E, para quem sabe aproveitar as oportunidades, a “moda” da sustentabilidade veio a calhar. Em 2003, a designer canadense Kim Munson criou a Orphanage Clothing Company, onde vende peças exclusivas produzidas a partir de roupas doadas.

Há também o bazar de troca. Muitas mulheres vêm criando novas e diferentes formas de realizar trocas de peças. O lixo de uma é o luxo da outra. A iniciativa foi criada por jornalistas da Revista Estilo, da Editora Abril, em uma reunião de pauta, divulgada nas páginas da edição e nas redes sociais e, pronto, a ideia pegou.

Você também pode inserir formas de proteger o nosso planeta. Crie, reutilize, troque, conheça, invista, reinvente. Vamos nos tornar autossustentáveis hoje em prol do nosso amanhã.

Amanda Correa

Posts Recentes

Cinco cafeterias em BH que vão fazer você se sentir na casa da vovó

Em Belo Horizonte, algumas cafeterias homenageiam a essência da "casa de vó" e apostam em…

3 dias atrás

Alerta Tendência: Marrom

Para além do Mocha Mousse, o próximo inverno promete ser dominado pelo marrom e todas…

1 semana atrás

BOHO CHIC: A principal tendência da temporada!

A tendência Boho tem raízes no estilo de vida boêmio surgido na França nos anos…

2 meses atrás

APAT03: Conheça a ‘collab’ entre Apartamento03 e PatBO

A moda mineira começa 2025 em grande estilo. E para celebra-la, apartamento03 e PatBO se…

2 meses atrás

MINAS TREND: O mercado está de olho na moda autoral

Na contramão das fast fashion, conheça os destaques da moda autoral no 32º Minas Trend

5 meses atrás

[ MINAS TREND ] ALERTA TENDÊNCIA: PÉROLAS

Clássicas, elegantes, versáteis e atemporais, as pérolas acompanham a evolução da moda desde a antiguidade,…

5 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!