Fashionistando

Capa história da Vogue Itália – E mais: outras 6 capas de revistas que marcaram época

Na última terça-feira, 07 de abril, foi o Dia do Jornalista. Nós, que escolhemos essa profissão para seguir, amamos e valorizamos diariamente a arte de apurar, escrever e informar. Em momentos históricos, como a pandemia que o mundo está vivendo, a importância desses profissionais fica ainda mais em evidência. Somos responsáveis por documentar a história da humanidade e deixar capítulos registrados para gerações futuras.

Um dos meios responsáveis por essa documentação da nossa história é a revista. Momentos-chave sempre ganharam capas icônicas e memoráveis. Com o Covid-19 não seria diferente.

Pela primeira vez, em mais de cem anos, a Vogue Itália vai colocar nas bancas uma capa completamente em branco. O país foi um dos que mais vem sofrendo com o vírus e a publicação divulgou um longo texto em que, entre outras coisas, dizia: “Falar de qualquer outra coisa enquanto as pessoas estão morrendo, médicos e enfermeiros estão arriscando suas vidas e o mundo está mudando para sempre não é o DNA da Vogue Italia. Assim, arquivamos nosso projeto e começamos do zero”.

Sobre o significado do branco, a revista justificou: “A decisão de imprimir uma capa completamente branca pela primeira vez em nossa história. Não porque houvesse falta de imagens – muito pelo contrário. Mas porque branco significa muitas coisas ao mesmo tempo. O branco é, antes de tudo, respeito. O branco é o renascimento, a luz após a escuridão, a soma de todas as cores. O branco é a cor dos uniformes usados ​​por quem coloca suas próprias vidas em risco para salvar a nossa. (…) Acima de tudo: o branco não se rende, mas uma folha em branco esperando para ser escrita, a página de título de uma nova história que está prestes a começar“.

Capas icônicas que marcaram a história

Diante disso, resolvemos relembrar outras capas de revistas que se tornaram icônicas por registrar fatos que entraram para a história mundial. Confira:

1. Life (1965)

Já começamos com uma imagem impactante. Duante a guerra do Vitnam, o fotógrafo Paul Schutze registrou a imagem de um prisioneiro vietcongue com olhos e boca vendadas. Apenas poucos minutos depois dessa foto ser tirada, o homem levou um tiro na cabeça, dado por um soldado americano, o que ficou conhecido como o assassinato em Saigon.

2. Life (edição especial, 1969)

Sem dúvidas alguma, um dos fatos mais importantes do século XX foi a chegada do homem à lua. A imagem mostra um dos astronautas pisando na lua e com a única frase “to the moon and back” (até a lua e de volta).

3. Rolling Stones (1981)

O casal mais icônico da história da música foi fotografado por Annie Leibovitz. John Lennon e Yoko Ono apareceram abraçados na Rolling Stones nessa que foi a última sessão de fotos que o cantor participou. Pouco tempo após essas fotos, ele foi assassinado. O registro foi um pedido do músico, que se inspirou na capa do do álbum Double Fantasy.

4. National Geographic (Junho, 1985)

Provavelmente você já viu essa imagem alguma vez, mas não sabe a história por trás dela. Essa foto foi tirada pelo fotógrafo Steve McCurry em um campo de refugiados na fronteira afegã-paquistanesa. O retrato é de uma menina afegã de 12 anos, que foi a única da família a sobreviver ao ataque aéreo soviético.

5. Time (2001)

O principal acontecimento que marcou o início do século XXI foi o atentado ao World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001. Três dias após aos ataques, a revista Time publicou na capa uma foto do momento em que um dos aviões acertou uma das torres gêmeas. A imagem foi tirada pelo fotógrafo Lyle Owerkoof.

6. GQ (2008)

Em 2008, Barack Obama foi eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. É claro que foram incontáveis as publicações que estamparam o político em suas capas. Uma das mais lembradas é a da GQ, que o elegeu o homem daquele ano e publicou uma entrevista exclusiva com o popular presidente.

Nossa torcida é para que a próxima capa icônica que entrará para a história seja de um acontecimento feliz, como a cura do Coronavírus!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
CulturaRadar