Após a onda de comidas caseiras, a quarentena trouxe uma aproximação dos brasileiros com a própria casa, em rotinas de reforma e decoração. E dentro desse universo, a organização residencial ganhou destaque. E essa é a especialidade de Micaela Góes, que junto com Ivana Portella e Stella Rangel ensinam como acabar com a bagunça.
Muito mais do que dicas práticas de organização, esse aprendizado impacta diretamente o cotidiano das pessoas e beneficia a família como um todo.
Micaela Góes e suas duas sócias, Ivana e Stella, formam as três pontas do triângulo da organização residencial: domínio, desenvolvimento humano e gestão e ministram até um curso online, com direito a certificado de conclusão.
Para dar um gostinho do que está disponível nas aulas, separamos 7 dicas para você já começar a se organizar:
1- Seu espaço delimita a quantidade
A dica serve para todos os cantos da casa na hora da organização. Quando for organizar o guarda-roupa, por exemplo, se pergunte se não há mais do que o espaço permite. Um local cheio demais atrapalha no dia a dia, em encontrar as peças e no visual.
2 – Produtos organizados ganham espaço no armário
Utilizar vários acessórios para a organização do armário, como divisórias, colmeias, caixas, entre outros, são uma ótima forma de organizar. Além de ganhar espaço, eles garantem mais facilidade de manter, de maneira simples, a organização todos os dias.
3 – Padronize as dobras das roupas
Encontre a melhor dobra para o espaço no armário que você tem e estabeleça um padrão entre os conjuntos. O método garante um visual mais organizado e mais facilidade para encontrar o que procura.
4 – Mantenha peças sempre à mão
Guarde as peças de acordo com o uso, deixando o que é mais utilizado nas prateleiras mais acessíveis.
5- Pense em uma organização inteligente
Outra dica para transformar a rotina em uma organização natural e contínua é pensar em seu ambiente de forma inteligente. Uma maneira é deixar utensílios sempre próximos dos locais onde serão usados. Ex: Temperos próximo ao fogão, copos perto da geladeira, tábuas e facas guardadas em proximidade.
6 – Pratique a organização todos os dias
A organização não deve ser um esforço, e sim um hábito. Praticar todos os dias ajuda no desenvolvimento do pensamento organizado. Uma dica é usar listas de tarefas para elencar as atividades e prioridades do dia.
7 – Envolva toda a família
Manter uma casa organizada demanda o apoio de todos que convivem nela. Incluir as crianças em atividades como arrumar a cama ao acordar e ajudar com a louça, garante que os mais novos se acostumem com as tarefas e não se tornem adultos desorganizados.
Curtiu as dicas? Então coloque em prática já! Simples atitudes podem fazer a diferença! <3
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.