A cada temporada surgem tendências que ficam “entaladas” para a pessoas “normais” (aquelas que não vivem nesse universo fashion). A gente entende que realmente é complexo absorver algumas coisas, ainda mais quando elas extrapolam o padrão do senso comum. Porém, basta um pouquinho de tempo para observar como a sociedade em geral absorve essas novidades. Foi assim com a pantacourt, vinil e outras mais.
E se tem uma modinha que está levantando dúvidas é o tal modelo “daddy´s sneaker chunky” ou, na tradução literal, apenas o tênis do papai.
Com solado robusto e nada delicado, bastou a Balenciaga e Louis Vuitton desfilarem os seus modelos para todo o mundo ficar atento – e algumas marcas até fazerem os seus inspired!
Os precursores grifados: Balenciaga e Louis Vuitton
A gente abordou essa trend durante a última edição do Minas Trend; quem lembra? (reveja – e se divirta com as respostas) E de lá para cá esse estilo de calçado só se fortaleceu. Marcas variadas já criaram as suas versões do Chunky. Saca só:
1, 2 e 3. Capodarte | 4 e 5. Riachuelo
O solado grandão tem uma apegada futurista e, é claro, esse modelo também reforça a queridinha onda confortável e esportiva, por isso ele sempre aparece lado a lado com produções que também exibem uma pochete. Os recortes e o mix de cores também são comuns nesse modelo. Mas isso tudo vai muito além de “vestuário” em si. Vale destacar que a assimilação desses modelos mais robustos para o guarda-roupa feminino sempre acompanhou mudanças históricas importantes. A aceitação do uso das calças, blazers estruturados, saias menos rodadas e silhuetas muito justas sempre refletiram momentos marcantes, que estão inteiramente ligados ao empoderamento feminino ao longo dos anos. Sem dúvida o fortalecimento do chamado estilo “tomboy” também tem os daddy sneakers como um dos atores nesse movimento.
Algumas marcas apostaram em versões mais “turbo”, como a Schutz, enquanto outras se esforçaram para trazer um toque delicado para o modelo. Repare nos modelos da Capodarte!
1, 2, 3 e 4. Arezzo | 5. Schutz
A gente aposta que deu saudade dos tempos de usar o icônico o Nike Air nos anos 90!
Quer arriscar em um tênis assim por causa do conforto, mas não quer se expor demais? Então busque as opções que tenham traços menos robustos e comece pelo look mais básico da vida: calça jeans e camiseta! O modelo não sai dos pés – e do Instagram – das it girls, se afirmando como hit absoluto do cenário fashion.
1. Schutz | 2. Basso
E como falamos lá em cima, tudo o que for de origem “masculina” vai bem com essa tendência, como: calça ou blazer xadrez e até o macacão. Outro truque é fazer sobreposições e brincar com peças oversized. Lembrando que é legal equilibrar o visual com peças delicadas, para não tirar a feminilidade da sua essência.
Mas se você quer ser mais low-profile e o seu lema é: “menos é mais”, escolha peças com cores mais sóbrias, de preferência sem estampas e modelagem com caimento perfeito. O resultado é clean, chique e elegante. E não é difícil reproduzir: basta apenas uma camisa branca abotoada até em cima combinada com calça jeans e o chuncky. Esse trio será o suficiente para mostrar que você é uma pessoa antenada.
E aí, vai encarar essa trend? Por aqui ainda estamos formando uma opinião…
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Eu usaria na boa
Amo esses modelitos Chunky. Já comprei vários, quanto mais diferente melhor.
Eu não gostei desses tênis com traseira grande. E horrível. Esse da Basso e lindo. Esses tênis com essa borracha grande, mata a estética do tênis, o deixa feio.
Eu usaria na boa
Eu não gostei desses tênis com traseira grande. E horrível. Esse da Basso e lindo. Esses tênis com essa borracha grande, mata a estética do tênis, o deixa feio.
Amo esses modelitos Chunky. Já comprei vários, quanto mais diferente melhor.