Emily em Paris, a série aclamada pelas fashionistas desde sua estreia em 2020, retornou na última semana (15/08) a primeira parte de sua quarta temporada. Logo nos primeiros episódios, a protagonista Emily Cooper (Lily Collins), enfrenta antigos dramas amorosos inacabados e novos desafios profissionais que continuam a marcar sua vida agitada na Cidade Luz.
Mas não é apenas a movimentada vida de Emily que mantém a série no topo das mais assistidas na plataforma de streaming Netflix. Os figurinos icônicos, inspirados nas passarelas das grandes maisons francesas, voltam a ser destaque nesta quarta temporada, gerando debates intensos nas redes sociais, especialmente entre os veículos de moda e as fashionistas.
Mais francesa do que nunca
Cooper está mais madura nesta nova temporada, e essa evolução reflete diretamente em seu guarda-roupa. O modo de “fazer moda” francês passa a ter ainda mais impacto nas novas produções da personagem, que agora exibe looks mais clássicos e alinhados à tradicionalidade das casas de moda. Ainda assim, o estilo marcante e inconfundível da protagonista não desaparece; pelo contrário, o maximalismo, as cores vibrantes e as estampas, que já definiam o visual de Emily Cooper nas temporadas anteriores, continuam a brilhar, agora enriquecidos pela presença fortalecida do DNA francês.
Segundo a figurinista da série, Marylin Fitoussi, em entrevista à revista americana Women’s Wear Daily (WWD), esta nova fase se firma como a “Temporada da Vingança”. No melhor estilo “à la Lady Di”, podemos esperar produções assinadas por Miu Miu, Harris Reed, Nina Ricci, Philosophy, Di Lorenzo Serafini, Jacquemus, Marni, Ozias, La DoubleJ, Bloss, e outras; além de releituras ultrafashion de styling, inspiradas em figuras icônicas do cinema, da música e da moda, como Twiggy, Biba, Swinging ’60s, Audrey Hepburn e Françoise Hardy.
Patbo em Paris
Embora os looks das tradicionais casas de moda europeias apresentados na tela sejam “de tirar o fôlego”, Fitoussi expressou o desejo de incluir mais peças criadas por marcas latino-americanas. Esse desejo começa a se materializar já na primeira leva de episódios desta temporada, quando Mindy Chen (Ashley Park), melhor amiga de Emily, veste uma peça da PatBo, grife brasileira assinada pela mineira de Uberlândia, Patricia Bonaldi.
O look em questão é uma peça desfilada na coleção primavera 2023 da marca: um body com estampa floral Jasmine, complementado por uma saia longa na mesma estampa. A peça foi bordada à mão sobre tule, com aplicação manual de pedrarias, criando um desenho minucioso e artesanal. Esse episódio abre portas não apenas para que a moda latina seja reconhecida e aclamada internacionalmente, mas também coloca os holofotes na riqueza criativa e produtiva da moda brasileira.
A atriz por trás de Mindy, Ashley Park, já mantém uma relação sólida e de longa data com a grife brasileira, como destacou Patricia Bonaldi, diretora criativa da marca, à L’Officiel Brasil. Ashley marcou presença no desfile da coleção de outono 2023 da PatBo na New York Fashion Week (NYFW). “Nossa relação com Ashley Park ganhou ainda mais destaque quando ela nos prestigiou no desfile da PatBo na NYFW. Desde então, temos construído uma história de muito carinho e respeito. Há uma sinergia incrível entre o estilo pessoal de Ashley, a personagem Mindy, e a identidade das peças da nossa marca. Ver a PatBo ganhando vida assim e sendo reconhecida internacionalmente é motivo de grande orgulho”, pontuou Patricia Bonaldi.
Após uma verdadeira aula de moda e muito fashionismo, a contagem regressiva para o lançamento da segunda parte da 4º temporada de Emily em Paris já começou, com a estreia marcada para o dia 12 de setembro. Certamente, os fãs podem aguardar uma mistura única e irresistível de drama, comédia e moda; e é claro, muitas horas grudados à tela, ansiosos para descobrir como a jornada de Emily Cooper na Cidade Luz continuará a se desenrolar.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.