Clássicas, elegantes, versáteis e atemporais, as pérolas acompanham a evolução da moda desde a antiguidade, simbolizando pureza e riqueza para culturas tradicionais. Elas foram amplamente usadas por egípcios, gregos e romanos e ganharam ainda mais destaque nas vestimentas da alta nobreza renascentista, entre os séculos XIV e XVII.
Na contemporaneidade, as pérolas se associam a grandes figuras femininas do século XX, como Coco Chanel. Para Chanel, a joia tornou-se um símbolo quase inseparável do DNA de sua grife. Incorporando-a a figurinos luxuosos, femininos e requintados, a estilista francesa passou a ditar o estilo da nova mulher dos anos 20. Desde então, as pérolas jamais saíram dos holofotes: das passarelas das principais semanas de moda e do tapete vermelho de Hollywood aos trajes de figuras icônicas como Lady Di e Jackie Kennedy.
E agora, elas estão mais em alta do que nunca! Tanto é que, durante a 32ª edição do Minas Trend, maior salão de negócios da América Latina, as pérolas apareceram em dezenas de coleções. Marcas de norte a sul do país investiram nesta preciosidade para criar acessórios exuberantes.
Durante o evento, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de outubro, em Belo Horizonte, observamos que pérolas de água salgada, de água doce e madrepérolas, em tamanhos e formatos diversos, apareceram em peças com um toque contemporâneo, com muita cor, personalidade e mistura de materiais inusitados. Miçangas, metais, medalhas, pedras e correntes enriquecem e evidenciam a singularidade dos acessórios de cada marca, que compartilham uma característica em comum: a brasilidade.
O Fashionistando conversou com três empresas expositoras no MW e separou alguns dos modelos favoritos mais incríveis da temporada. Confira:
ALMAJU
A marca norte-rio-grandense Almaju, idealizada pela arquiteta Ana Flávia Macedo, marca presença pela 3ª vez no Minas Trend, desta vez com a coleção Maresia. Inspirando-se nas belezas do litoral nordestino, Almaju Ateliê utiliza matérias-primas locais para imprimir a delicadeza das pérolas, o frescor das águas cristalinas e a exuberância das praias em elementos que remetem ao mar.
“Estamos evidenciando nossas praias com o uso de pérolas, conchas naturais, peças transparentes, que trazem a leveza e a transparência dos mares do nosso litoral. (…) A gente procura trabalhar também o sisal, que é uma coisa muito típica da região do Nordeste, a palha de Buriti, a palha de Carnaúba e transforma isso em arte”, explica a arquiteta.
A pérola se destaca como um dos pilares das criações da marca. Embora no Brasil a joia tenha grande presença nas temporadas de primavera/verão, Ana Flávia acredita na versatilidade do elemento que, segundo ela, pode brilhar em qualquer estação. “A pérola é chique em qualquer ocasião. Você vai desde uma praia até um casamento com pérola. (…) A roupa de alfaiataria com a pérola se torna mais chique, mais elegante.”, finaliza.
Para a arquiteta, o potencial dessas joias naturais vai além do vestuário, podendo também compor artigos de cama, mesa e banho, elevando o requinte das peças e composições.
MORENA CANELA
Para Clau Rocha, designer da Morena Canela, marca de Natal, Rio Grande do Norte, a pérola sempre foi um elemento inseparável às criações da marca. Contudo, na nova coleção, intitulada Maré, a joia assume um papel ainda mais ousado e moderno, ganhando novas interpretações no universo contemporâneo do design. “Quando você pensa em pérola, pensa naquela mulher clássica, que remete a Chanel. Eu trouxe essa pérola mais moderna, trazendo esse design mais inovador”, explica Clau.
Na coleção, pérolas de água doce, com formas naturais e assimétricas, são combinadas a elementos que evocam o oceano, como escamas de peixe e estrelas do mar. Essa mistura quebra a estética clássica, conferindo uma essência cool e atemporal as peças, que se reinventam para além do tradicional.
CLAUDIA MARISGUIA
A nova coleção Blooming, assinada pelas irmãs Claudia e Nívia Marisguia e exposta no Minas Trend, celebra o florescer e o sagrado feminino. As designers apostam na combinação de elementos e shapes do universo da natureza e botânica — como pérolas e flores — para desenvolver uma coleção que exala frescor e originalidade no design de cada peça, sem perder a conexão com as raízes da marca.
“A gente gosta muito desse shape de peças orgânicas, como flores, esse universo a gente sempre traz. E dessa vez a gente trouxe essa junção das flores com as pérolas. A gente consegue apostar em um shape mais moderno na modelagem (…). Porque a pérola hoje, ela tem essa conexão da modernidade, ela é atemporal, então ela perpassa por todas as coleções. (…) Ela pode ser misturada a outras matérias-primas para dar aquela cara da estação. (…) Eu acho que essa interferência da mistura de materiais e de modelagem é que traz essa cara da estação e uma roupagem mais nova”, afirma Nívia Marisguia.
A sustentabilidade é também um dos pilares da marca mineira Claudia Marisguia. Além do uso de pérolas sintéticas em seus designs e da constante reutilização de moldes e modelagens de coleções passadas, a marca se reinventa a cada temporada, sem perder de vista seu compromisso com um ciclo produtivo mais consciente.
Para Nívia Marisguia, estar ancorada a uma identidade de marca com propósito, com um DNA bem estabelecido e conexões genuínas com cada cliente, é essencial para continuar inovando de forma sustentável e fortalecendo uma narrativa que realmente agregue valor a um mercado cada vez mais exigente por autenticidade e consumo responsável.
“Eu observo que essa consciência vem com a nova geração, mas também com a minha geração também. A gente já tem um outro olhar. Eu acho que, depois da pandemia, as pessoas consomem de uma outra forma. Antes a gente consumia por consumir. Hoje, a gente tem um consumo mais consciente. A gente tem um porquê.”, finaliza.
PÉROLA É TRENDY – E OUTRAS MARCAS TAMBÉM BRILHARAM NO MW!
E você? Vai apostar nas pérolas também?
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.