FRANJAS: Inspire-se na tendência para o próximo verão
Fashionistando

[ MINAS TREND] FRANJAS: Uma das principais tendências do verão 2026

Depois de dominar as passarelas do prêt-à-porter no outono/inverno, as franjas conquistam o streetwear e deve seguir firme no verão

Divulgação — Nannacay

As franjas estão de volta aos holofotes — e não, essa tendência não caiu de paraquedas no radar da moda. Na verdade, ela já vem sendo costurada nas passarelas internacionais há algumas temporadas, tendo ganhado ainda mais visibilidade recentemente com a coleção de outono/inverno da grife francesa Chloé.

E se agora, com a baixa dos termômetros, as franjas já estão em evidência, no verão elas ganharão ainda mais leveza, fluidez e movimento — trabalhadas em versões artesanais, com diferentes técnicas e tecidos, acompanhando o ritmo das estações mais quentes.

O Fashionistando percorreu os corredores da 33º edição do Minas Trend e comprovou: o detalhe está presente dos acessórios ao vestuário. Por lá, encontrou marcas autorais brasileiras que apostaram nas franjas. Muito além do boho chic das últimas temporadas, elas agora assumem novos contornos: moldando-se ao espírito do verão 2026, que ainda traz alma artesanal e tons terrosas.


DE OLHO NAS FRANJAS

ALMAJU

A marca potiguar Almaju é uma das que mergulham com intensidade na estética boho. Conhecida pelo trabalho manual minucioso, a marca ressignifica o estilo em peças que equilibram tradição, leveza e cuidado nos detalhes. As franjas — feitas com linha de seda e aplicadas uma a uma sobre bases de crochê — ganham movimento próprio e se destacam como protagonistas da coleção Essência.

Mais do que adornos, as franjas dialogam com outros elementos naturais da coleção. Destacando o uso das esferas com acabamento em ouro envelhecido e tons terrosos, inspiradas nas rochas do litoral brasileiro. Sob o olhar criativo da marca, essas esferas ainda são transformadas em flores e combinadas às franjas, criando uma harmonia entre o rústico e romantismo — característica do DNA da Almaju.

“Fizemos as franjas todas na manualidade. […] São peças atemporais que você pode usar tanto no inverno, quanto aproveitá-las no verão.”, conta a diretora criativa Maju.


NANNACAY

Ainda no clima leve das estações quentes, a label carioca Nannacay aterrissa no Minas Trend reafirmando seu DNA chic, fresh e artesanal. Fundada por Marcia Kemp, a marca aposta em um modelo de negócio que une design contemporâneo ao compromisso de preservar saberes e culturas ancestrais.

Com colaboradores em 12 estados brasileiros e 15 cidades, a Nannacay já impactou diretamente cerca de 612 pessoas por meio de seus projetos. Presente em mais de 19 países, mantém um showroom em Nova York e já chamou a atenção de grandes players da moda, como a Louis Vuitton.

A essência artesanal, aliada a uma visão estratégica e global, guia o trabalho de Kemp. Inspirada por suas vivências ao redor do mundo — especialmente pelos verões nos Hamptons —, ela incorpora com naturalidade as franjas nas coleções da marca.

Mais do que tendência, as franjas refletem o estilo descomplicado da Nannacay, aparecendo com leveza em vestidos, ponchos e bolsas (pensadas para transitar entre diferentes ocasiões).

“A franja é um ativo atemporal da Nannacay. Sempre tem alguma coisa de franja na Nannacay. […] A gente chama de effortless chic, que você pode usar de qualquer maneira. Pode sair da praia, usar e ir para um restaurante.”, resume Marcia.


GARZON BAGS

Com um olhar mais fashionista e maximalista, a Garzon Bags aposta nas franjas como elemento chave para releituras de clássicos, como a best-seller Eve Bag.

Feitas em couro da mais alta qualidade, as bolsas da nova coleção exploram a paleta de cores do momento — com destaque para o marrom, que dialoga com a estética natural e sofisticada que marca a temporada.

Apesar da tendência, a escolha pelas franjas vai além da estética. Segundo a diretora criativa, Anna Garzon, é também uma forma de reafirmar a adaptabilidade da marca, com um design durável e relevante.

“Primeiro eu busco as minhas referências muito forte no DNA da marca e no que a cliente quer usar. Não só pela tendência vazia. […] O que ele [cliente] está demandando é realmente de desejo.”

“Elas [as franjas] têm essa característica de moda cíclica […] nosso produto é de altíssima qualidade, então a pessoa vai poder usar daqui cinco, seis anos de novo.”
, complementa Anna Garzon.

Divulgação — Garzon Bags

E você? Curte essa tendência?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments