7ª edição do Bogotá Fashion Week Já Começou - Fashionistando
Fashionistando

Começou a 7ª edição da Bogotá Fashion Week

Bogotá Fashion Week
Bogotá Fashion Week/Foto: Igor Beltrão

Começou ontem, dia 22 de maio, a 7º edição da Bogotá Fashion Week. Nesta temporada, a BFW se estabelece como uma das relevantes semanas de moda da América Latina e abre espaço para que 110 diferentes marcas e designers, dos mais diversos setores da indústria, apresentem suas coleções.

Instalado no Ágora Convenções, o evento conta com uma enorme estrutura, que nos surpreendeu positivamente. A Bogotá Fashion Week carrega como principal objetivo o fortalecimento da indústria da moda local, por meio de atividades que acontecerão até a próxima sexta, dia 24 de maio. Os visitantes poderão conferir uma loja multimarcas, com produtos de todas as marcas participantes, além de talks e desfiles exclusivos.

Entre os destaques do primeiro dia do evento, está o desfile de Andrea Landa, designer colombiana radicada em Medellín. Todas as peças da marca são feitas à mão, em couro, com técnicas exclusivas.

O trabalho artesanal e extremamente diferenciado desafia as expectativas tradicionais da indústria em relação ao couro. As roupas apresentadas ganham status de joias, graças ao tamanho esmero em suas produções. “Cada uma das nossas peças é feita com o esforço de pelo menos quatro dos nossos artesãos”, afirma o site da marca.

Em cada peça, Andrea Landa busca traduzir o propósito da marca em apresentar uma moda atemporal e duradoura, que valoriza a beleza e os traços naturais do corpo.

Bogotá Fashion Week
Bogotá Fashion Week/Foto: Igor Beltrão

A coleção “Sahara”, exibida ontem, faz referência à majestade do deserto. A estilista resgata e se inspira em elementos do Saara, como as dunas de areia e a aridez do clima, para apostar em uma paleta de cores com tons neutros e terrosos, criando, assim, uma narrativa coesa entre o conceito proposto e as peças desfiladas.

Andrea Landa, ainda acrescenta às peças shapes largos e abertos entre as fibras de couro, que destacam as silhuetas do corpo e trazem um toque de sensualidade. Esses componentes são evidenciados, principalmente, por meio da releitura das tradicionais túnicas e véus, vestimentas originalmente utilizadas pelos povos que habitam as regiões desérticas.


A mente criativa por trás da marca

Natural de Medellín, Andrea Landa, iniciou sua carreira na moda ainda muito jovem. Rodeada por estampas, fivelas e couro, a estilista cresceu observando o trabalho dos artesãos colombianos. Esta influência a levou a seguir uma trajetória similar na moda, culminando em uma pós-graduação no renomado Instituto Marangoni de Londres, em 2012 – mesmo ano em que lançou sua marca autoral homônima.

Andrea Landa
Andrea Landa/Foto: Igor Beltrão

A herança cultural e familiar de Landa, combinada com sua natureza criativa, a instigou a se dedicar às diferentes formas de trabalhar com couro, abusando de técnicas artesanais, o que lhe permitiu criar peças que transcendem gerações em termos de estilo e durabilidade.

Siga o @fashionistando e fiquei por dentro da Bogotá Fashion Week.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments