Fashionistando

Como fazer Pizza Carbonara?

Para quem adora pizza e não dispensa um sabor mais encorpado e intenso, o chef Gino Contin, que pilota o forno do Maverick Thematic Music Bar, na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, criou a Pizza Carbonara. Além da massa napolitana, ela leva panceta defumada, ovo com gema mole e parmesão grana padano ralado – para trazer o sabor dessa receita tradicional italiana.  

“Conseguimos chegar o mais próximo do sabor original da receita de um macarrão carbonara só que em uma pizza napolitana. Apesar da execução ser um pouco mais trabalhosa, o resultado final é surpreendente em textura, sabor e aroma. Essa receita é muito mais saborosa e diferente das pizzas que usam ovo cozido e parmesão comum”, explica o chef.

Para deixar essa sugestão ainda mais gostosa Gino, recomenda escolher ovos de qualidade, de preferência caipiras, de galinhas criadas soltas, sem química e antibióticos, o que muda o sabor final da pizza e a deixa mais saudável, já que ovo fica praticamente crú.

Para fazer essa delícia em casa confira a receita abaixo e as dicas de preparo no vídeo https://www.instagram.com/p/COTQhPUj38u/.

MASSA DE PIZZA DE LONGA FERMENTAÇÃO

Ingredientes:
1kg de farinha de trigo, de preferência italiana 00
600ml de água
3g de fermento seco
30g de sal
Semolina ou fubá para abrir a massa

Modo de preparo:

Massa: Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 12 horas na geladeira.

Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Polvilhe uma superfície com semolina ou fubá e abra uma das partes da massa com as mãos marcando a borda da pizza com os dedos. Coloque em uma forma de pizza e leve para assar em forno alto por 10 a 12 minutos.

PIZZA CARBONARA COM GEMA MOLE

Ingredientes:
1 disco de massa napolitana de 250g aberto com pouco mais de 20cm
1 concha de passata de tomate pelado
8 fatias de muçarela
panceta fatiada
1 ovo
100g de queijo grana padano
Pimentas a gosto

Modo de preparo:

Abra um disco de massa napolitana de 250g com pouco mais de 20cm. Passe sobre a massa uma camada de passata de tomate pelado, preservando as bordas. Cubra o molho com as fatias de muçarela. Com a panceta fatiada, faça dois círculos no centro da pizza, deixando o meio para colocar o ovo. Leve ao forno e pré-asse, tirando a pizza um pouco antes de estar assada. Volte a pizza a bancada, quebre um ovo e coloque bem no meio da pizza dentro dos círculos de pancetta. Leve a pizza de volta ao forno com cuidado para não esparramar o ovo. Coloque novamente no forno, termine de assar, mas não deixe o ovo ficar duro. O processo é rápido.

Tire a pizza do forno e imediatamente rale o grana padano bem fino e generosamente sobre a pizza. Polvilhe sobre a pizza um pouco de mix de pimentas do reino preta, branca e rosa. Pronto você tem uma pizza carbonara com o seu legítimo sabor e mangiare che ti fa stare bene.

Veja outra receita de pizza italiana aqui!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
RadarReceitas