A moda sempre esteve presente nas redes sociais. Mas será que ainda funciona fazer conteúdo desse tema? A resposta é sim, e você precisa aprender a fazer boas fotos!
Em um cenário digital onde a atenção é um recurso disputado, é comum ter dúvidas se ainda vale a pena produzir conteúdos de moda. Com o crescente foco em formatos de vídeos curtos e interativos, fazer fotos para as redes que sejam atrativas pode parecer um grande desafio.
Contudo, a produção de conteúdo de moda permanece uma ferramenta poderosa para influenciar e inspirar nas redes sociais. As imagens continuam a desempenhar um papel vital na comunicação visual, transmitindo estilos, tendências e narrativas pessoais.
Pensando nisso, trouxemos dicas para te ajudar a fazer fotos para as redes que possam chamar atenção para o seu conteúdo de moda. Confira!
Da mesma maneira que fazer fotos para as redes é essencial na produção de conteúdo de moda, saber editar bem uma imagem também é.
Para isso, é fundamental que você utilize um bom programa de edição. Felizmente, hoje já existem softwares de qualidade, totalmente gratuitos.
Um exemplo muito recomendado é o site CapCut Online, uma plataforma acessível de qualquer navegador, especializado na criação de vídeos e fotos.
No caso do CapCut, existem uma série de recursos interessantes. Para começar, além da possibilidade de criar artes para as redes sociais totalmente originais, você pode aproveitar modelos prontos para personalização.
Além disso, no caso dos conteúdos de moda, você pode utilizar os recursos do editor de IA, chamados no CapCut de “Ferramentas Mágicas”.
Dentro dessas ferramentas, você encontra itens muito interessantes, como aplicação de filtros de estilos artísticos, que dão um novo visual para suas fotos.
Outro recurso interessante do CapCut é o revitalizador de fotos antigas. Por meio de inteligência artificial, a plataforma consegue colorir fotos preto e branco. Para contas focadas na história da moda, esse recurso é ainda mais atrativo.
De fato, com uma ferramenta completa como o CapCut, você já tem um grande aliado na produção de conteúdo de moda.
Sem dúvidas, a plataforma que mais vem à mente quando pensamos em conteúdo de moda é o Instagram. Afinal, o aplicativo tem como intuito exibir fotos para as redes de forma criativa.
Por isso, um dos primeiros passos para quem decide investir em moda nas plataformas digitais é ter um perfil ativo no App. E devido ao alto potencial de vendas no Instagram, novas configurações ao longo dos anos foram lançadas para facilitar as trocas comerciais.
Alguns exemplos de recursos que podem te ajudar ao postar fotos para as redes e atrair seu público-alvo para venda no App, são:
Fora essa possibilidade de unir a produção de conteúdo com vendas online, o aplicativo oferece oportunidade para criar e ser um editor de fotos.
É claro que, nesse sentido, estamos falando de um editor bem mais limitado do que ferramentas como o CapCut.
Entretanto, para certos momentos, os editores dos próprios apps podem ser úteis.
Outro detalhe importante que pode te ajudar a tirar fotos para as redes é entender o perfil do seu público-alvo. Afinal, é interessante produzir um conteúdo de moda tendo como objetivo alcançar um certo grupo de pessoas.
Dessa forma, vale a pena pesquisar sobre a persona que você deseja transmitir a quem te segue. E como esse fator pode ter impacto em tudo que você produz para as redes. Assim, comece a conversar com as pessoas que te acompanham e procure descobrir do que eles gostam ou não.
Outra dica é saber a idade e região de onde eles são. Por meio de dados como esse, você pode entender as preferências de quem consome o que você produz e perceber como elas alinham com as suas ideias de conteúdo.
A vantagem é que o resultado dessa pesquisa pode indicar de que forma você deve postar fotos para as redes que chamam atenção das pessoas.
Como você viu, ferramentas como o CapCut conseguem operar “verdadeiros milagres” na edição de imagens. Entretanto, ter equipamentos de qualidade pode facilitar muito do seu trabalho de edição.
Para ter uma boa câmera e equipamentos de qualidade ao tirar fotos para as redes, não é necessário gastar muito dinheiro. Mas, como qualquer outro investimento, é preciso ter planejamento.
Assim, se você ainda não tiver grana para comprar uma máquina fotográfica, uma ótima alternativa é obter um smartphone com uma câmera de qualidade. De modo geral, tenha atenção aos megapixels indicados antes de fazer alguma compra. Celulares a partir de 13MP já são uma ótima opção para começar.
No caso dos equipamentos, existem dois, em especial, que não podem ser descartados: o tripé e a ringlight. O primeiro é indispensável para manter a estabilidade na hora de montar peças ou looks para as redes sociais. Já o segundo, também é importante para eliminar as sombras e valorizar o brilho das imagens.
Outros itens que também valem a pena investir são softbox e plano de fundo com tecido branco ou verde.
Mas caso você ainda não tenha todos esses equipamentos, comece por investir em uma boa câmera.
Ao produzir conteúdo de moda e tirar fotos para as redes, um detalhe importante pode passar despercebido: os ângulos das peças.
Pode não parecer para quem não estiver atento, mas a angulação das imagens faz uma enorme diferença no resultado final. E se o seu objetivo é ter fotos para as redes bonitas e atraentes, lembre-se dos ângulos na hora de fotografar.
Uma das principais dicas para aproveitar da angulação de uma imagem para conteúdo de moda é ter atenção a cada detalhe dos looks. Isto é, foque nas estampas, tecidos, nós, laços, cós e etc, para que quem estiver do outro lado da tela possa sentir que está com a roupa em mãos.
Também é interessante manter a câmera fixa em uma posição e somente ajustar a peça ou modelo de acordo com os detalhes que você deseja enfatizar.
Dependendo do foco que você quer dar, uma dica é remover fundo de imagem original. E saiba que isso é bem simples no CapCut: basta inserir uma foto para que o sistema da plataforma retire o fundo para você!
Depois, com itens recortados ou com suas imagens em ângulos criativos, você pode se preocupar com outros detalhes da edição.
Por mais que em alguns momentos a falta de criatividade ou novos formatos de conteúdo possam parecer imbatíveis, lembre-se de que não faltam formas de fazer fotos para as redes!
As possibilidades de produzir imagens chamativas e fujam do óbvio são amplificadas com ferramentas e recursos que facilitam tarefas que parecem impossíveis.
E claro, lembre-se de se divertir: moda é mais do que vestir, é expressar a sua personalidade. Isso fica ainda melhor quando você se diverte ao produzir seus conteúdos!
Clássicas, elegantes, versáteis e atemporais, as pérolas acompanham a evolução da moda desde a antiguidade,…
Marca mineira retorna às suas origens para comemorar uma década de existência
A moda mineira é uma potência. Desde os anos 80, na época do Grupo Mineiro…
Montar um look incrível vai além de combinar cores, estampas e texturas. Seja nas produções…
Tratamentos de última geração com acompanhamento nutricional em até 10x!
A melhor do mundo se consagra agora como a atleta fashionista do Gram Slam