Fashionistando

DECOR: Conheça o conceito Wabi Sabi

  • Avatar
  • por em 14 de março de 2021

Por definição, o Wabi Sabi é um conceito filosófico japonês que celebra a beleza em tudo que é imperfeito, transitório e incompleto.

Wabi remente à quietude e simplicidade aliadas à elegância. Exalta a beleza da autoaceitação e da nossa autoconstrução constante – através dos nossos erros, crises, dificuldades e dores nos tornamos seres humanos únicos. A beleza está atrelada à irregularidade, à transitoriedade, à natureza e à rusticidade.

Sabi remete à maturidade e sabedoria. São os louros de uma vida resiliente, de uma vida repleta de processos de aprendizados que nos torna imperfeitamente belos e aquilo que é a marca do tempo na nossa história.

Transportando esse conceito para os espaços, podemos identificar a presença dele em ambientes onde se destacam a natureza da simplicidade e sutileza de detalhes. Como principais características estão a composição minimalista e a sensação de acolhimento graças às texturas e leveza das cores neutras.

A organicidade dos objetos artesanais e afetivos dão charme e elegância aos ambientes, mesmo que desgastados ou quebrados. Eles são bem-vindos pois representam a beleza da originalidade e incompletude que o ser humano possui, além da autoaceitação e superação dos obstáculos que a vida oferece.

Abrace a história dos objetos, traga- os à mostra

Para você que se identificou com a filosofia do Wabi Sabi, aqui estão CINCO DICAS para aplicá-lo na decoração do seu espaço:

  1. Minimize o quanto for possível: aqui vale reavaliar tudo que não for necessário, dar novos usos, doar, descartar conscientemente. Organizar seu espaço e mantê-lo funcional e limpo é otimizar seu tempo e suas prioridades.
  2. Utilize elementos naturais: Incorpore vaso de plantas, tapete de fibras naturais ou madeira. Dê preferência aos tecidos que remetam à rusticidade e à natureza, em suas texturas e cores.
  3. Use tons neutros e terrosos: Seja nas paredes, mobiliários ou acessórios.
  4. Use objetos artesanais ou antigos: abrace a história dos objetos, traga- os à mostra. Seja um objeto pertencente à sua família ou até mesmo comprado em feiras de antiguidades. Objetos feitos à mão conferem singularidade e valorizam qualquer ambiente.
  5. Ressignifique: encontrar novos usos à objetos é uma das maneiras mais criativas de aplicar o Wabi Sabi.
Incorpore vaso de plantas, tapete de fibras naturais ou madeira
Objetos feitos à mão conferem singularidade e valorizam qualquer ambiente
Use tons neutros e terrosos: Seja nas paredes, mobiliários ou acessórios
Dê preferência aos tecidos que remetam à rusticidade e à natureza, em suas texturas e cores

Você já conhecia esse conceito? Que tal começar a aplicá-lo na sua casa hoje mesmo?

Este texto é uma produção da arquiteta MARIANA GUERRA
Acompanhe o trabalho de Mariana no Instagram: @arquitetamarianaguerra

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.