Por definição, o Wabi Sabi é um conceito filosófico japonês que celebra a beleza em tudo que é imperfeito, transitório e incompleto.
Wabi remente à quietude e simplicidade aliadas à elegância. Exalta a beleza da autoaceitação e da nossa autoconstrução constante – através dos nossos erros, crises, dificuldades e dores nos tornamos seres humanos únicos. A beleza está atrelada à irregularidade, à transitoriedade, à natureza e à rusticidade.
Sabi remete à maturidade e sabedoria. São os louros de uma vida resiliente, de uma vida repleta de processos de aprendizados que nos torna imperfeitamente belos e aquilo que é a marca do tempo na nossa história.
Transportando esse conceito para os espaços, podemos identificar a presença dele em ambientes onde se destacam a natureza da simplicidade e sutileza de detalhes. Como principais características estão a composição minimalista e a sensação de acolhimento graças às texturas e leveza das cores neutras.
A organicidade dos objetos artesanais e afetivos dão charme e elegância aos ambientes, mesmo que desgastados ou quebrados. Eles são bem-vindos pois representam a beleza da originalidade e incompletude que o ser humano possui, além da autoaceitação e superação dos obstáculos que a vida oferece.
Para você que se identificou com a filosofia do Wabi Sabi, aqui estão CINCO DICAS para aplicá-lo na decoração do seu espaço:
Você já conhecia esse conceito? Que tal começar a aplicá-lo na sua casa hoje mesmo?
Este texto é uma produção da arquiteta MARIANA GUERRA
Acompanhe o trabalho de Mariana no Instagram: @arquitetamarianaguerra
Para além do Mocha Mousse, o próximo inverno promete ser dominado pelo marrom e todas…
A tendência Boho tem raízes no estilo de vida boêmio surgido na França nos anos…
A moda mineira começa 2025 em grande estilo. E para celebra-la, apartamento03 e PatBO se…
Na contramão das fast fashion, conheça os destaques da moda autoral no 32º Minas Trend
Clássicas, elegantes, versáteis e atemporais, as pérolas acompanham a evolução da moda desde a antiguidade,…
Marca mineira retorna às suas origens para comemorar uma década de existência