Fashionistando

O que é a Consultoria de Imagem?

Você sabe o que é a Consultoria de Imagem? A gente escuta muito esse termo, né? Mas, a verdade é que muita gente confunde a função de um consultor de imagem, com um personal stylist. E são duas profissões diferentes, sabia?

O personal stylist é aquele que vai te ajudar a se vestir de acordo com o que está na moda. O objetivo dele é deixar você bem vestida para determinadas ocasiões, mas sem opinar sobre o seu comportamento. Ele trabalha com o mundo criativo e é muito ligado em tendências. Nesta profissão, o cliente é um personagem e a moda é o produto.

Já o consultor de imagem busca trabalhar a imagem do cliente como um todo. Tudo é importante neste processo: comportamento, cores, cabelo, maquiagem e, claro, as roupas. Mas, neste caso, este profissional não está ligado em tendências e, sim, disposto a construir um estilo pessoal para cada cliente.

COMO FUNCIONA A CONSULTORIA DE IMAGEM?

Segundo Débora Andrade, consultora de imagem, o seu trabalho é realizado em um longo processo, que dura cerca de 3 meses. Neste período, ela utiliza diversas ferramentas que irão ajudar a pessoa no autoconhecimento e na construção da sua imagem. “Na consultoria, avaliamos a imagem do indivíduo como um todo, desde a forma como se comporta até as montagens dos looks. Utilizamos ferramentas como análise de coloração pessoal, análise do estilo e análise do tipo físico”, conta.

Débora Andrade – Consultora de Imagem

Este processo contribui para o autoconhecimento, autoestima e segurança do cliente. “Por meio deste autoconhecimento que essas ferramentas promovem, a pessoa consegue ter uma vida mais prática, mais ágil, mais econômica. Sem falar da autoestima, né? Afinal, quando a pessoa encontra seu estilo, ela tem mais segurança para se vestir e, consequentemente, começa a se sentir mais bonita”, afirma Débora.

Análise de Coloração Pessoal durante o processo de Consultoria de Imagem

Mas Débora adianta que a formação do consultor de imagem não é tão simples. Ela coleciona seis diferentes cursos (para trabalhar com excelência todas as ferramentas do processo) e ainda vislumbra novas formações em 2021.

ETAPAS DA CONSULTORIA DE IMAGEM

“Fazemos um primeiro encontro para que eu possa entender qual a necessidade da pessoa. Por meio de um minucioso questionário, preciso conhecer o seu lifestyle, sua rotina… preciso que ela me conte porque está procurando a consultoria de imagem, qual área da vida deseja melhorar”, explica Débora Andrade. “Por exemplo: a pessoa deseja uma promoção no trabalho e precisa adequar a imagem para ter mais credibilidade. É aí que entra o meu trabalho!”, completa.

Depois deste primeiro encontro, definimos todos os objetivos da consultoria de imagem e realizamos a análise de coloração pessoal, análise de estilo e análise de tipo físico. Vale destacar que cada uma dessas ferramentas é essencial neste processo. A análise de coloração, por exemplo, ajuda você a conhecer a cartela de cores que mais te valoriza. Afinal, existem cores que nos rejuvenescem e cores que nos envelhecem, sabia?

Débora Andrade em atendimento

Após essas análises, um dos momentos mais esperados pelas clientes: o dia do closet clearing. “É neste dia que vamos verificar todas as peças do guarda-roupa dessa cliente. E o melhor: não é preciso desfazer das peças! Só irão sair do closet aqueles itens que realmente estiverem muito diferentes do que essa cliente gostaria de vestir. No mais, nosso objetivo é encontrar novas formas de usar as peças antigas e, assim, multiplicar o closet da cliente”, diz.

Para finalizar, montamos um dossiê com o projeto de imagem da cliente. Fotografamos todos os looks que criamos juntas e, assim, sempre que precisar, ela poderá consultar esse arquivo. “Quando a pessoa conhece seu estilo e conhece o seu guarda-roupa, ela ganha praticidade no dia a dia. Além disso, ela passa a economizar, já que não faz mais compras por impulso, ou seja, compra apenas aqueles itens que realmente irá usar”, finaliza.

Viu como a consultoria de imagem pode ajudar você? São diversos benefícios, né? Para saber mais, entre em contato com a Débora Andrade através do instagram @deboraandradeestilo!

Débora Andrade | Consultora de Imagem
Contato: (31) 99691.1573
(link para o WhatsApp)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.