Fashionistando

O QUE VOCÊ FARIA AGORA?

  • por em 15 de junho de 2020

Se pudesse fazer qualquer coisa, o que você faria agora? Essa é a pergunta que a jornalista e escritora belo-horizontina Sabrina Abreu decidiu fazer a cerca de 300 pessoas, abordadas em 15 cidades do Brasil e do mundo. O projeto foi tema de uma fala no TEDxSãoPaulo, no ano passado, e o vídeo acaba de chegar nas plataformas oficiais da marca, que reúne palestras com boas ideias do mundo todo.

Assista – está muito imperdível:

Sabrina faz as perguntas em lugares públicos e quem aceita participar do experimento social só tem que escrever a resposta num papel amarelo e depositá-lo na urna – também amarela – que a jornalista leva consigo nas viagens. As respostas são anônimas, o que facilita a espontaneidade.

Foi a partir de uma inquietação que o projeto nasceu. “No meu dia a dia, percebi que tanto eu quanto as pessoas ao redor temos a tendência de adiar nossa vida”, conta. “Mas tirando o presente, o agora, não temos poder sobre quase nada. Não faz sentido deixar nossas vontades, mesmo as mais simples, sempre para depois”.

Sabrina e sua urna em Los Angeles
Sabrina e sua urna em Paraty
A urna também já passou por Salvador…
…e por Belém e Tel Aviv!

Os desejos depositados na urna são, em geral, bem simples. “O mais legal do projeto, até agora, é perceber que no Brasil ou no exterior, numa metrópole, como São Paulo ou Los Angeles, e numa cidade pequena, como Paraty e Ouro Preto, o que as pessoas dizem desejar é sempre muito semelhante”. As respostas mais frequentes se relacionam com o desejo de viajar e encontrar parentes e outras pessoas queridas. “Talvez nós não sejamos tão diferentes uns dos outros como pensamos”.

E você? Se pudesse fazer qualquer coisa, o que você faria agora?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
CulturaRadar