Fashionistando

Petisco gostoso para acompanhar os jogos!

Ganhe medalha de ouro com essa receita!

Até quem duvidou o quanto seria legal toda essa vibe olímpica no Brasil já está contagiado pela vibração dos Jogos.

E como bons brasileiros, se tem uma coisa que sabemos fazer bem é torcer! Que tal reunir os amigos neste final de semana para assistir as disputas e também fazer uma batalha de petiscos deliciosos? Assim cada um pode preparar alguma receita legal. No fim, todo mundo sai ganhando.

Pensando em trazer uma ideia fácil e deliciosa para esse encontro, que tal fazer algo novo e surpreender? A nossa sugestão é um bolinho de arroz, receita do Tio João. Aparentemente não é nada demais, até que você dê a primeira mordida!

Siga o passo-a-passo:

Ingredientes
Bolinho:
1 colher (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de arroz
1 folha de louro
1 ramo de tomilho lavado
1 ½ colher (chá) de sal
2 ovos
250 g de carne-seca dessalgada e desfiada
½ cebola picada finamente (60 g)
2 ramos de coentro lavados e picados
120 g de queijo meia-cura

Molho:
3 tomates (510 g)
1 cebola pequena (70 g)
1 dente de alho
1 ½ colher (chá) de sal
¼ de pimenta dedo-de-moça sem sementes
½ colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de ketchup
½ colher (sopa) de molho inglês
1 ramo de coentro lavado e picado

Fritura:
2 xícaras (chá) de óleo (400 ml)

Bolinho_Carne_Seca_-_Arroz_Tio_Joao-fashionistando-olimpiadas-2

Modo de Preparo
Bolinho: Aqueça o óleo em uma panela pequena por 1 minuto em fogo alto, junte o arroz e deixe-o fritar por cerca de 30 segundos, mexendo bem. Acrescente 2 xícaras (chá) de água quente, o louro, o tomilho e o sal e cozinhe em fogo alto até ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos ou até que a água seque. Tire a panela do fogo e deixe abafada por 5 minutos para terminar a cocção (cozimento).
Coloque o arroz cozido em uma travessa e, com o auxílio de um garfo, amasse um terço dos grãos para ajudar a dar liga aos bolinhos. Junte os ovos, a carne-seca, a cebola, o coentro e o queijo e misture bem.

Molho: Bata no liqüidificador os tomates, a cebola, o alho, o sal e a pimenta até formar uma mistura homogênea. Coe passando para uma panela, acrescente o açúcar, o ketchup e o molho inglês e, em fogo baixo, aqueça o molho por cerca de 10 minutos para ficar mais encorpado. Apague o fogo e acrescente o coentro.

Para fritar os bolinhos: Em uma panela pequena, aqueça o óleo por cerca de 8 minutos em fogo alto. Enquanto isso, use uma colher (sopa) como medida para fazer os bolinhos e, com as mãos, faça bolinhas de arroz. Frite 3 a 4 unidades por vez por cerca de 4 minutos ou até que estejam levemente douradas. Retire-as com o auxílio de uma escumadeira e coloque-as em uma travessa com papel-toalha para que fiquem bem sequinhas. Sirva em seguida junto com o molho.

Dica: Aproveite as sobras de arroz cozido para fazer estes bolinhos.

Já marque esta disputa de petiscos para logo mais, hein?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
RadarReceitas

All Comments