Fashionistando

Receitinha: Quais os tipos de merengue e como prepará-los

  • por em 13 de março de 2020

Normalmente o merengue é feito com açúcar e claras, mas se engana quem pensa que basta colocar tudo na batedeira para que ele fique pronto. Afinal, há diferentes métodos no momento de preparar esse creme. Existem três tipos de merengue e técnicas adequadas para fazer cada um. Assim, você pode usá-lo para servir como base de tortas e outras sobremesas deliciosas. Olha só:

  • Francês: É o tipo de merengue mais simples, de textura leve, usado para decorar e dar forma a bolos, por exemplo. Use 115g de açúcar para 2 claras. Avelãs também podem ser adicionadas.
  • Italiano: Merengue de textura firme, porém aveludada, feito com uma calda caramelada de açúcar que “cozinha” as claras; usado em sobremesas que não vão ao fogo, como mousses geladas, suflês e sorvetes. Ele mantém bem a forma, por isso é ideal para confeitar bolos e tortas. Para 400g de merengue italiano, faça uma calda caramelada usando 250 g de açúcar e 60ml de água, aqueça até levantar pequenas bolhas (118 °C) e misture em 5 claras batidas em neve bem firmes.
  • Suíço: Fica bem mais firme do que o tipo francês. Use para confeitar bolos e tortas e para outros efeitos decorativos. Utilize 125g de açúcar para duas claras.

Agora que você já sabe como deixar o merengue no ponto certo, aprenda como preparar o delicioso Crumble de Wafer de Laranja e Merengue:

Ingredientes:
Mousse
2 ovos
1 colher de chá de açúcar
100 g de chocolate ao leite
60 g de creme de leite de lata com soro

Crumble de Wafer de Laranja
16 unidades de Wafer sabor Laranja
1/4 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
150 g de manteiga fria sem sal

Merengue
2 claras de ovo
110 g de açúcar
2 colheres de sopa de água

Modo de Preparo:
Mousse
– Bata os ovos com o açúcar até obter um creme branco.
– Em uma panela derreta o chocolate com o creme de leite.
– Coloque essa mistura de chocolate com creme de leite nos ovos batidos e bata bem por aproximadamente mais 3 minutos. Leve para gelar.

Crumble de Wafer de Laranja
– Triture bem o wafer de laranja. Misture a farofa de wafer com a farinha de trigo e acrescente aos poucos a manteiga fria em pedaços até obter uma farofa grossa.
– Leve para o forno preaquecido a 180 °C por 2 horas ou até ficar crocante.

Merengue
– Bata as claras até que fiquem firmes. Em uma panela derreta o açúcar com a água e deixe até ferver.
– Na batedeira coloque as claras batidas e acrescente o açúcar derretido, bata bem até obter um creme bem firme e branco.

Montagem:
– Com o auxilio de um saco de confeiteiro, coloque o mousse na taça, cubra com o crumble de wafer de laranja e finalize com o merengue.

Hmmm… Delícia, né?

A receita foi compartilhada pela Pilar, uma das mais tradicionais
marcas de massas e biscoitos do país

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.