Fashionistando

Salve a sua Ceia de Natal e se poupe do trabalho!

Natal tem que ser “leve”!

Contagem regressiva para o Natal. Tempo de reunir os amigos e curtir momentos deliciosos com a família. Mas juntar a turma toda não é tarefa simples. Em toda família tem aqueles que se esforçam – e se sobrecarregam – em nome da tradição e aqueles que não querem ter trabalho algum. E assim as mesmas pessoas ficam sobrecarregadas ano após ano… Isso se não desistem da “missão” e a família acaba se dispersando. Não pode, né?

E foi justamente para manter o espírito natalino em voga, que esta pauta chega para solucionar toda e qualquer dor de cabeça que a Ceia de Natal pode te trazer.

Que tal encomendar os pratos e assim garantir além de sabor, tranquilidade para curtir a família e só se preocupar em montar uma mesa bem linda?

Existem várias empresas de gastronomia (até restaurantes e padarias) que já oferecem o serviço de assar as carnes e até venda de alguns pratos, mas é difícil confiar sem ter uma referência, né? A Ceia de Natal é uma das principais refeições para a nossa cultura. A comida deve estar impecável tanto no quesito sabor, quanto no capricho da apresentação.

Aí conhecemos a concorrida Alecrim, que é coordenada por Vivi e Renata Fajardo, que há quatro anos tem turmas fechadas para aulas de gastronomia. A cada mês elas propõe um tema e cardápio para as alunas, que se reúnem para aprender, degustar e se divertir.

Elas mesmas se interessaram por gastronomia há 6 anos, quando se conheceram ao frequentarem as mesmas aulas de gastronomia francesa. “Lá surgiu o interesse de explorar e aprender mais sobre esse universo, então cada uma foi fazer novas especializações. Vivi explorou a área de massas e saladas, enquanto eu mergulhei no mundo da confeitaria”, conta Renata.

A partir daí os próprios alunos da primeira turma mantiveram a amizade. E as duas, que sempre tomavam a frente para essas reuniões, viram uma demanda por esse tipo de serviço.

As chamadas confrarias estão cada vez mais disseminadas entre grupos de amigos (as), o que é super legal! Promove a descoberta da gastronomia, quebra paradigmas para quem tem medo de ousar na cozinha e ainda reforça laços de amizades, já que os grupos se reúnem com frequência.

Uma das turmas das aulas de gastronomia da Alecrim

E justamente pela demanda das próprias alunas que as sócias começaram a oferecer o serviço de catering para datas especiais. “Há três anos formulamos um cardápio completo, com opções de entradas, pratos principais e sobremesas, que vão agradar a todos os paladares”, explica Vivi.

E tudo é feito com tanto capricho, que a dupla só recebe encomendas até o dia 21/12: “Assim já nos planejamos em todos os detalhes, para garantir que cada cliente fique satisfeito com a sua encomenda”, reforça Renata.

Você não vai precisar quebrar a cabeça no preparo, enfrentar supermercado lotado ou nem correr o risco da receita ser um fracasso. Basta encomendar e combinar o recebimento/retirada dos pratos escolhidos.

O que pedir? Podemos destacar alguns quitutes da dupla:

Entradas:

#1 O carro chefe da Alecrim é, sem dúvidas, o tomate confitado. A receita da Vivi tem uns segredinhos que criam um sabor diferente de tudo o que todo mundo já comeu, “até alguns italianos já experimentaram e ficam impressionados. É o nosso campeão de vendas absoluto”, completa Renata.

#2 Outro destaque é o belíssimo rocambole de queijo de cabra recheado com tâmaras e nozes, decorado com flores e legumes. Esta receita foi criada por um buffet de São Paulo para o casamento da atriz Marina Ruy Barbosa, e as meninas fizeram a sua releitura. Já provamos e podemos afirmar: é espetacular!

#3 Terrine de gorgonzola envolta com figos, que é como uma mouse enformada hiper saborosa e super natalina!

#4 Gravilax de salmão, prato típico na Noruega, que agora pode fazer parte da sua Ceia de Natal. A técnica permite que o peixe fique curado, mas não cozido. O sabor é peculiar porque ele ainda é servido com beterraba, o que garante um sabor e cor super especial.

#5 A salada de frango defumado é uma mistura surpreendente com maçã, creme de leite, maionese, batata. Serve tanto quanto entrada quanto complemento dos pratos principais.

Pratos Principais:

#1 Lombo suíno recheado com ameixa, mussarela e cenoura, que acompanha arroz e farofa de farinha de milho e panko bem crocante. Esse você pode optar por rocambole ou a peça inteira.

#2 Filé de Festa: picadinho de filé mignon com um gostinho cítrico delicioso. A carne recebe algumas infusões especiais e vai ao forno com catupiry. Imagina o resultado?

#3 Tender ao caramelo de laranja: tradicional do natal, a receita conta com o acompanhamento de arroz e farofa. Receita tem que ter!

#4 Arroz cremoso de camarão: o prato vai ao forno para gratinar com uma farofa de alho e queijo e o resultado é especial!

Massas

#5 Canelone de costela bovina: a massa artesanal tem o recheio da carne, que passa por várias horas de cozimento para ficas extremamente macia e saborosa, e é servido com molho ao sugo

#6 Conchiglione de espinafre, queijo e nozes: mais uma receita tradicional da Alecrim, que permanece no cardápio desde o início. O prato é servido com molho branco.

 Sobremesas:

#1 Torta marmorizada de chocolate branco e framboesas: essa belezura vai fazer sucesso entre os seus convidados, viu? A massa de amêndoas com ganache de chocolate branco ganha o toque cítrico da geléia artesanal. Acompanha uma calda de framboesas para deixar o prato ainda mais lindo e apetitoso!

#2 Torta trilogia de chocolate: atenção chocólatras de plantão! Essa opção é a mais democrática da vida, né? Massa de chocolate e 3 ganaches de chocolate: ao leite, meio amargo e branco. A gente garante que você vai derreter!

Imagens: reprodução

Bom, demos VÁRIOS motivos para você esquecer toda a trabalheira do natal e focar apenas no que realmente importa: que é estar pertinho de quem você mais ama, curtindo um jantar delicioso, também preparado com muito carinho!

Se você ficou curioso para entender mais sobre o trabalho da Alecrim e/ou já quer fazer o seu pedido, clique aqui!

 

Alecrim Gastonomia

@alecrimgastro

alecrimgastrobh@gmail.com
Atendimento via whastapp: clique aqui

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
RadarReceitas