O salão de negócios do Minas Trend apresenta mais de 200 marcas, de diferentes segmentos. Ou seja: é o lugar certo para pesquisarmos e entendermos quais são as principais apostas das marcas brasileiras para a próxima estação. E como o mood da vez é conforto, podemos afirmar: o sapato do próximo inverno é o Loafer!
Para vocês entenderem melhor, os loafers são, geralmente, muito parecidos com os mocassins. E como toda mulher cosmopolita é adepta a praticidade, o calçado chega repaginado e aberto atrás, ou seja, é só “enfiar o pé” e sair por aí feliz da vida e com um sapato que também garante charme extra ao look nosso de cada dia.
A gente aposta que você já observou este modelo nas semanas de moda internacionais, principalmente um em que as plumas ficam na parte de trás da peça, certo? E Junia Gomes, marca mineira presente no salão de negócios do Minas Trend, já tem um modelo bem parecido, que chega com aplicações no couro. O resultado? O sapato fica ainda mais moderno!
Outra label que resolveu se inspirar nas aplicações foi a Cellso Afonso. A peça deu destaque ao jeans para trazer ainda mais a sensação de urbanidade.
E o modelo da Vicenza, por exemplo, tem marcações que lembram o sapato oxford masculino. Essa é uma proposta que vem das coleções internacionais de valorizar peças que antes eram do guarda-roupa dos homens e trazer para as mulheres, preservando, principalmente, o conforto. A sensação de ser um sapato aconchegante vem justamente pelo fato de a planta do pé ser mais larga e o solado mais macio.
“Ele tem este aspecto masculino e é realmente o que a mulherada vai usar no próximo inverno”, afirma Jean Coronetti , gerente de marketing da Vicenza.
Na hora de aderir ao loafer, vale pegar referências minimalistas. Tanto que a ideia agora é deixar tudo bem neutro para dar destaque ao sapato. Vale ressaltar também que o modelo é bem democrático e garante um ar chiquezinho até para as produções mais básicas. Dica à prova de erros: vale se jogar no combo calça jeans + t-shirt e dar um sorriso para o conforto!
A tendência também voltou seu olhar para a onda esportiva, com traços do modelo que virou mania, o slip-on. Na coleção Abstrata, da Nuu Shoes, o sapato recebeu texturas diferentes em que o fosco do couro se mistura ao brilho do verniz. Assim, torna-se bem casual e, ao mesmo tempo, o toque do verniz é capaz de agregar uma sofisticação ao produto. Neste caso, o loafer vira um mule slipper.
Duas apostas que vieram para incrementar o loafer são: metalizado e o solado plataforma. As marcas Nuu Shoes, Margot e Vicenza têm peças neste estilo.
“As pessoas hoje em dia querem muito conforto, elas pegam o sapato, enfiam no pé e já saem andando. Por isso que eu acho que é uma tendência que veio para ficar, ela traz praticidade para o dia-a-dia”, explica Marcela Torres, sócia e designer da Nuu Shoes.
A inovação de materiais e de ideias para o loafer está presente na coleção da La Spezia. Além de apresentar um modelo inspirado no mocassim, a label ainda traz outros diferenciais. O primeiro deles é o couro que ganhou pinceladas de tinta. Arte que garantiu originalidade à peça, sem perder o romantismo proposto pela coleção de inverno da marca. Além disso, as duas amarrações na frente podem ser trocadas e usadas como você bem desejar.
O que acharam do loafer? Democrático, prático e confortável, ele promete reinar na próxima estação!
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