O mineiro é um povo diferente. Não basta ser o mais receptivo, também somos talentosos nas mais diversas áreas. Não é à toa que grandes nomes oriundos do estado se destacam na música, moda, gastronomia, arte e percorrem o mundo. Sabendo disso, o Sebrae Minas desenvolve programas que visam dar destaque e capacitação a empresas e empreendedores de todos os segmentos do estado, sempre antenados aos movimentos e oportunidades do mercado.
E não poderia ser diferente no quesito decoração. A CASACOR Minas, a mais completa mostra de arquitetura, arte, design de interiores e paisagismo das Américas, acontece anualmente em Belo Horizonte e, este ano, foi a oportunidade perfeita para enaltecer o polo moveleiro de Ubá, um dos mais importantes do país.
Assim o Projeto IDEAR, que é um programa estratégico do SEBRAE Minas para apoiar e fortalecer pequenas e microempresas do segmento de móveis do Estado, deu destaque a muitos talentos de Ubá que ganharam visibilidade no evento em um ambiente completamente pensado e executado por profissionais locais. Foi uma iniciativa inédita que já colhe muitos frutos! Regina Maria, analista do Sebrae Minas, fala com muito orgulho do projeto: “Pensamos no tema da Casacor desse ano e também buscamos referências da cultura e personagens importantes do polo moveleiro como oportunidade importante de dar apoio às micro e pequenas empresas da área moveleira”.
Através do programa, 10 indústrias moveleiras e 5 designers locais atuaram de forma conjunta para compor um espaço exclusivo, que além de exibir beleza, valorizaram a história da cidade nos mínimos detalhes.
Planejado pela arquiteta ubaense Maikyanne Sudré, o espaço “Living Galeria” foi dividido em dois momentos. Logo ao entrar os visitantes conhecem cada um dos móveis exclusivamente fabricados, que ali expostos ganham status de obra de arte e podem ser contemplados individualmente. “Minha referência para o projeto foram as primeiras feiras de marceneiros de Ubá, que aconteceram nas décadas de 50, 60. Resgatei texturas, a iluminação e os materiais. Até a cor da parede que abraça todo o espaço nesse tom de barro faz uma alusão a esta história”, conta a arquiteta.
Todos os designers tiveram o valioso acompanhamento de Gustavo Grecco para desenvolver suas peças, e vale reforçar que o ponto de partida do processo criativo foi o resgate de referências dos acabamentos rústicos e evocar memórias locais – tudo com uma pitada contemporânea de nostalgia. Seguindo o tour chega o momento de se apaixonar pela incrível sintonia de todas as criações compondo o living. O resultado do ambiente foi aconchegante e extremamente acolhedor, graças as linhas redondas das poltronas, sofá e até a composição das mesas orgânicas posicionadas ao centro.
Maikyanne orquestrou muito bem o posicionamento de cada peça e captou o olhar dos visitantes. “Aqui a gente faz algo diferente: traz uma peça de mobiliário exclusivo que tem todo um conceito e história por trás. Mostramos que os detalhes do feito à mão sempre revelam uma história”, reforça. Quem diria que peças confeccionadas em barro, couro, tramas naturais e crochê feitas no interior do estado ganhariam status de peças que são puro design? Tudo isso graças à esta iniciativa do SEBRAE Minas, que só tem a crescer!
Foi surpreendente ver móveis inspirados na saborosa manga ubá, no talentoso ubaense Ary Barroso, nas sacas de café que era cultivado na região e muito mais! Veja os móveis em detalhes:
Esta iniciativa do SEBRAE Minas não apenas dá destaque e conta histórias, mas também fomenta novos mercados para as indústrias do polo moveleiro de Ubá.
Quer conferir de perto o espaço “Living Galeria”? A CASACOR MINAS acontece até o dia 15 de setembro, no Espaço 356, em Belo Horizonte. Clique aqui e garanta seu ingresso!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.