Fashionistando

5 ilustradoras que retratam o universo feminino por meio da arte

Ilustração: Camila Rosa

Nós, do Fashionistando, estamos em um movimento cada vez mais forte de incentivar quem nos acompanha a seguir e valorizar pessoas que tragam conteúdos relevantes. Como disse nesse artigo, esse é o momento perfeito de trocar o vazio pelo cheio.

Em tempos tão duros como esse que estamos vivenciando, leveza também é fundamental. E tem forma melhor de unir conteúdo e beleza do que a arte? Em suas mais diversas vertentes, a arte pode, sim, nos salvar. Ela nos tira da escuridão desses tempos nebulosos, nos fazendo sonhar. Mas ela também traz reflexões e questionamentos que podem nos levar a mudanças profundas – internas e externas.

Uma das vertentes artísticas que amamos acompanhar é a ilustração. No Instagram, seguimos artistas que fazem um trabalho inspirador, que nos proporcionam um “respiro” necessário.

São mulheres ilustradoras que esbanjam talento e compartilham em seus perfis suas criações admiráveis. Com seus desenhos, muitas delas retratam cenas cotidianas que fazem parte de nossas vidas e ainda passam mensagens empoderadoras, políticas e inspiracionais.

Entrevistamos cinco dessas artistas que admiráveis. Conheça seus trabalhos:

Monica Ruf

Essa ilustração da nossa equipe, que nos deixou completamente encantadas, veio diretamente de Milão! É lá que vive a ilustradora formada em Moda, Monica Ruf. Ela conta que, desde que aprendeu a segurar um lápis, já ilustra. Mas, o aperfeiçoamento veio na faculdade. E é justamente a moda o que mais a inspira: “É fascinante o poder que a moda tem de nos emocionar e comunicar, uma verdadeira forma de arte também. Me inspiram os filmes, a arte, uma linda cartela de cores. A fotografia, o design gráfico, os gestos e poses que as pessoas fazem… Tento colocar toda essa bagagem como referência nas minhas ilustrações”.

Entre os seus trabalhos mais especiais está uma ilustração de Nova Iorque que fez para Elizabeth Arden e foi publicada na Vogue Italia. “Foi uma emoção ver meu trabalho publicado na Vogue, que sempre admirei muito”, relembra.

Em suas ilustrações, Monica busca sempre passar uma mensagem positiva, algum pensamento paras as pessoas refletirem. “Quando vejo alguma frase que gosto, já anoto, salvo em algum lugar para criar uma ilustração e, quem sabe, poder inspirar alguém também”.

Nath Araújo

Uma das ilustradoras brasileiras mais conhecidas no Instagram, ferramenta que funciona como seu portfólio, @nanaths coleciona 582 mil seguidores no seu perfil. Formada em Publicidade e Propaganda, ela fez cursos livres de desenho, pintura e jornalismo de moda. Atualmente, a artista aborda de um jeito bem humorado situações do universo feminino.

Processed with VSCO with dog3 preset


Mulheres, inclusive, estão entre seus temas preferidos no hora de criar. Sobre suas inspirações, Nath diz que é influenciada pela cultura pop em geral: “Gosto de música, moda e acompanho tudo que vira tendência nas redes sociais, então digo que cultura pop é algo que me inspira e influencia bastante”.

Vale a pena também acompanhar o canal da Nath no Youtube, viu?

Gabs Martins

A ilustradora Gabs Martins achava que era impossível aprender a desenhar já adulta. Com a prática, ela descobriu que não apenas era possível, como também fez disso a sua profissão.

O perfil de Gabs no Instagram é repleto de ilustrações que representam o que ela tem vivido. “Com a pandemia, tento manter o equilíbrio em trazer a realidade de que estamos sim mal com a situação, mas ao mesmo tempo, ser um ‘respiro’ para não pensarmos nisso o tempo todo”.

E suas ilustrações sempre vêm acompanhadas de frases de impacto, que fazem o casamento perfeito com seus desenhos. “Acho que as frases trazem ainda mais o sentimento de identificação junto com a ilustração. Normalmente, eu considero que uma coisa complementa a outra. Ultimamente, tenho focado em situações cotidianas, então acaba tendo essa conexão com quem me acompanha e se identifica dentro do mesmo contexto”.

Analice Campos

Essa entrevistada é especial para nossa equipe. Aninha, além de ilustradora e publicitária de formação, é a responsável por editar todos os vídeos que fazemos durante o Minas Trend. Ela está com a gente desde o início e é uma pessoa que admiramos pelo talento, doçura e sensibilidade que também se traduzem em seus desenhos.

O interesse em ilustração cresceu quando foi fazer um curso de moda fora do país. “Lá, eu tive uma aula de desenho e fiquei totalmente empolgada. Por estudar fora, em alguns momentos eu me sentia extremamente ansiosa e o desenho, de alguma forma mágica, me acalmava”.

Entre seus temas preferidos na hora de ilustrar estão suas viagens e mulheres. “Mas estou fazendo um curso de animação e penso em fazer uma ilustra da minha doguinha, a Jujuba”.

Camila Rosa

A catarinense Camila Rosa é uma designer de formação e ilustradora reconhecida internacionalmente. O que começou com um coletivo de amigas que se juntava para desenhar e colar lambe-lambes por Joinville, virou sua profissão e grande paixão. Para se ter ideia, ela foi escolhida pela ilustrar o livro “Eu sou uma garota rebelde – um diário para iniciar revoluções”, das mesmas autoras da obra “Histórias de ninar para garotas rebeldes”.

Esse convite tem total relação com o trabalho que Camila desenvolve, já que, por meio de suas ilustrações, sempre busca, segundo ela, passar uma mensagem de resistência e força, principalmente para mulheres. “Fico muito feliz de poder passar mensagens que eu acredito serem importantes, principalmente em situações adversas, como a que estamos passando politicamente no Brasil”, reforça.

Entre seus trabalhos mais marcantes, ela destaca um mural que pintou em Nova York, no final de 2019. “Tive liberdade total para criação e foi meu primeiro mural de maneira profissional. Ele foi uma superação para mim porque foi uma situação totalmente nova e eu consegui exatamente o resultado que eu esperava. No fim, os clientes e o público gostaram muito e foi tudo muito positivo. Me deu uma visibilidade bem importante, além de me abrir portas para trabalhar em outra plataforma, a de pintura de murais”.

É muito talento reunido, né? Acompanhe essas artistas incríveis no Instagram e deixe sua timeline mais linda!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments