Você pode tentar negar, mas, com certeza, em algum momento, já se pegou em frente à televisão (ou ao computador) dando aquela “espiadinha” em, pelo menos, um reality show. Pode confessar!
Esse tipo de programa é o guilty pleasure que muita gente ama ter (somos obrigadas a nos incluir nessa fatia) e, como já contamos aqui, até apelidamos alguns deles de “reality Milhopan“: que são aqueles que, de tão ruins, chegam a ser maravilhosos. Entre esses exemplos, podemos citar títulos como The Circle, Casamento às Cegas e Instant Hotel.
Mas, afinal de contas, por que esse formato é tão atrativo? O time da Betway Cassino Online desenvolveu um artigo sobre o que faz com que as pessoas sejam fãs de reality shows. Nele, eles apontam entre os fatores o fato de vermos pessoas reais, que poderiam facilmente ser alguém do nosso convívio, vivendo situações cotidianas ou extraordinárias, acompanhadas de romances, diálogos e brigas.
Com isso, como o Betway explica, unem-se dramas de gêneros, como séries e novelas, mas com personagens e sentimentos reais, o que faz com que nos sintamos mais próximos deles. No artigo, o social media e aficionado por reality shows, João Marcelo, reforça essa ideia: “Acho que a gente se identifica porque vê que as pessoas têm defeitos. Elas são imperfeitas, erram, brigam, sofrem, voltam atrás, se desculpam, dão a volta por cima. Quem nunca passou por isso?”.
5 reality shows para você assistir
Se você também não resiste a esse formato de programa, que tal conhecer alguns novos títulos durante essa quarentena? Confira cinco reality shows que estão disponíveis na Netflix para você maratonar:
1. Instant Hotel
Esse reality australiano é uma competição entre pessoas que alugam suas casas para férias. A cada episódio, os competidores vão para a casa de um dos seus adversários para fazerem avaliações, seguindo os critérios: casa, custo-benefício, localização/atrações e noite de sono. No final, os donos do local que recebeu a melhor nota ganham um prêmio.
2. The Circle Brasil
A versão brasileira do reality americano estreou semana passada na Netflix. Apresentado por Giovanna Ewbank, esse “reality Milhopan” é um pouco difícil de explicar, mas vamos tentar. Os competidores se mudam para um prédio e, cada um passa a morar em um apartamento, sem nunca encontrarem pessoalmente. Eles passam a se comunicar apenas por um aplicativo, tipo uma rede social, em que trocam mensagens e fotos. No entanto, eles podem ser eles mesmos ou criarem um personagem para enganar os adversários.
Durante o programa, os competidores classificam uns aos outros, baseados nessas interações. Os dois jogadores mais bem classificados se tornam “influenciadores”, enquanto os demais jogadores correm o risco de serem “bloqueados” pelos influenciadores e, assim, eliminados do programa.
3. Casamento às Cegas
O reality do momento não poderia ficar de fora da lista. Em Love is Blind, homens e mulheres são colocados em cabines separadas e, assim, duplas passam dias conversando. Todos têm a chance de bater um papo entre si, até identificarem com quem possuem mais afinidade.
O objetivo é que, a partir disso, eles se apaixonem, sem se verem, e dentro de dez dias peçam alguém em casamento. A fase das cabines dura dez dias e, de lá até o dia da cerimônia, são apenas 37 dias.
4. Queer Eye
O programa mais emocionante da lista, é daqueles para assistir com uma caixa de lenços do lado. Ele, na verdade, é uma nova versão de um reality que existiu há alguns anos. A proposta é o seguinte: cinco homens gays, chamados de “Fab Five”, ajudam, a cada episódio, uma pessoa a se transformar, conquistando mais confiança e autoestima.
Cada um dos integrantes do “Fab Five” é especialista em uma área: comida, design, cultura, moda e beleza. Eles são super carismáticos e talentosos. É impossível não se apaixonar pelo quinteto!
5. Next in Fashion
Com um formato bastante comparado a Project Runway, Next in Fashion é uma competição apresentada pela dupla Tan France (um dos Fab Five de Queer Eye) e a empresária Alexa Chung. Nele, 18 talentosos estilistas passam por diferentes provas de criação. No final, o vencedor recebe 250 mil dólares para criar uma coleção que será vendida pelo e-commerce Net-a-Porter.
E qual o seu reality show preferido? Conta pra gente!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.