Fashionistando

9 vinhos portugueses para você experimentar nessa quarentena

Imagem: shutterstock

Uma das coisas que mais sinto saudade do tempo que morei em Portugal, sem dúvidas, é os encontros com meus amigos regados a muitos vinhos portugueses.

Nem sei dizer a alegria que era chegar no mercado e comprar bebidas por 2, 3 euros. E não pense que eram de má qualidade não, viu? Muito ao contrário! Alguns deles já vi serem vendidos no Brasil por até cem reais.

Não sou grande conhecedora de vinhos, mas uma leiga apaixonada pelos seus sabores, digamos assim. E se você também se identifica com essa categoria, vai gostar desse artigo. Com ajuda da minha amada malta (turma) de tuguinhas e brasileiros que vivem no Porto, fizemos uma lista dos nossos vinhos portugueses preferidos.

Aqui estão alguns dos que sempre estavam presentes em nossas animadas reuniões pré-coronavírus:

Vinhos verdes

Para quem não sabe, existe uma região em Portugal demarcada como dos Vinhos Verdes. Portanto, trata-se do local onde a bebida é produzida e não um tipo e cor específicos. Você pode comprar um vinho verde branco, tinto ou rosé, por exemplo.

Vou indicar abaixo, alguns Vinhos Verdes que gostamos e destacar qual tipo recomendamos experimentar:

Casal Garcia: Um dos vinhos portugueses mais conhecidos pelos brasileiros, o Casal Garcia é um Vinho Verde bem levinho, para degustar em um encontro com os amigos. A linha conta com vinhos branco, sweet, rosé e tinto (o mais incorpado e intenso). Meu preferido é o rosé!

Gazela: Um dos mais indicados pelos meus amigos portugueses, esse é um legítimo vinho verde, produzido pertinho de Barcelos, região dos Vinhos Verdes. Nossa sugestão: Experimente o branco!

Quinta de Aveleda: Também indicada pelos meus amigos tugas, essa é uma tradicional produtora de vinho, com mais de um século de existência. Também da região dos Vinhos Verdes, produz um vinho branco fresco, frutado e leve.

Muralhas de Monção: Um dos Vinhos Verdes mais vendidos em Portugal, já recebeu alguns prêmios. O tipo branco possui aromas de pêssegos, damascos e limão siciliano e tem uma cor amarela claro com reflexos esverdeados.

Frisante e rosé

Villa Rosa: Sabe aquela bebida levinha e refrescante para tomar na piscina com as amigas (após a quarentena, claro!)? Assim é o Villa Rosa. O frisante rosé é um dos meus preferidos e tem um custo benefício ótimo!

Mateus: se você gosta de vinho rosé, muito provavelmente, já tomou o Mateus alguma vez na vida. Esse é simplesmente o vinho português mais vendido e consumido no mundo. Segundo uma matéria que saiu no O Globo, esse era o vinho rosé preferido de Jimi Hendrix! Nem precisa dizer mais nada, né?

Tinto

Papa Figos: Esse vinho é da tradicional Casa Ferreirinha, original da região do Douro, onde se produz alguns dos melhores vinhos de Portugal. Esse tinto possui aromas de frutas vermelhas, flores e uma discreta madeira, devido a um estágio em carvalho francês durante 12 meses.

Quinta dos bons ventos: Indicação da nossa editora Ludmilla Rangel, esse é o vinho que nunca falta na sua casa. Esse é um vinho frutado mais encorpado e com notas de madeira.

Onde comprar vinho online?

Periquita: Para finalizar, o vinho tinto português mais conhecido no Brasil e também a mais antiga marca Portuguesa de vinho de mesa comercializada. Para quem gosta de um tinto frutado, tem um ótimo custo-benefício.

Agora, é só escolher os que desejam experimentar nesses dias de reclusão. Cheers!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
CulturaRadar

All Comments