Fashionistando

Roteiro gastronômico: Onde comer bem no Porto

  • por em 25 de fevereiro de 2020

Foto: Evasões PT

Portugal é um país conhecido por sua boa gastronomia e, definitivamente, não nega a fama. O que não falta por lá são deliciosas opções doces e salgadas que sempre deixam saudades em quem visita o país. E se você pretende visitar o Porto, não vai se decepcionar nesse quesito!

Na cidade você come bem e paga pouco! Quer coisa melhor para um turista? Pensando nisso, fizemos uma seleção de cinco lugares que merecem entrar no seu roteiro gastronômico e, assim, poder desfrutar o melhor do Porto. Confira:

Brasão

Foto: Culinary Backstreets

Quer comer um prato típico do Porto? Então não pode deixar de experimentar a Francesinha. Trata-se de um sanduíche feito com dois pães de forma, recheado com bife bovino, linguiça, salsicha fresca, fiambre (presunto) e queijo. Para completar, ele leva um famoso molho picante feito de tomate, cerveja preta e vinho do porto, entre outros ingredientes que podem variar de local para local. Por fim, você pode pedir um ovo estrelado por cima, além de batata frita de acompanhamento. Sim! Uma verdadeira bomba calórica.

Dificilmente você vai encontrar uma Francesinha ruim. Mas, minha sugestão para saborear o prato é o restaurante Brasão, por fazerem um molho que, dentre os que experimentei, é o melhor.

Endereço: R. de Passos Manuel 205.

Casa Guedes

Foto: Maracujá Roxo

Uma joia local, daqueles frequentados pelos moradores e que também atrai turistas, a Casa Guedes tem como carro-chefe o sande (sanduíche) de pernil. Você pode pedir ainda com o queijo da Serra. É delicioso e vale por uma refeição completa!

Endereço: Praça dos Poveiros 130.

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Foto: Viagem e Turismo

Para quem quer provar um delicioso pastel de bacalhau, esse é o lugar certo! Ele vem recheado com o delicioso queijo português da Serra da Estrela. Seu valor é 4 euros, algo caro para os padrões do país, mas você não vai se arrepender!

Endereço: Campo dos Mártires da Pátria 108

Manteigaria

Foto: Observador PT

É impossível viajar para Portugal e não experimentar, pelo menos, um pastel de nata. Em mais de um ano que morei lá comi muitos, quase todos os dias, e meu veredicto é: o melhor é da Manteigaria. Basta uma rápida busca no Google que você vai ver diversos sites indicando o local e, até mesmo, comparando-o com o famoso e histórico Pastel de Belém (que é vendido apenas em Belém, sabia?).

No Porto, há duas unidades: Rua de Alexandre Braga, 24 e Rua dos Clérigos, 37.

Zenith Brunch & Cocktails Bar

Quer tomar um brunch caprichado antes de turistar pela cidade? O Zenith é minha indicação não só pelo cardápio, como também pela linda e moderna decoração. Para você ter uma ideia, o restaurante foi eleito pelo site TripAdvisor um dos 14 mais instagramáveis do mundo! Legal demais, né? Por lá, o menu é servido apenas à carta e está disponível todos os dias da semana. Não deixe de pedir os ovos Zenith, uma releitura do clássico ovo Benedict. Mas há ainda iogurte com granola, açaí, tapiocas, Smoothie, Saladas, entre tantas outras opções.

Endereço: Praça de Carlos Alberto 86,

Se você já foi ao Porto e tem indicações gastronômicas, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.