O verão está chegando! E, junto com ele, vem a preocupação das pessoas com a prática de exercícios, cuidados com o corpo e saúde. Apesar da importância de levar uma alimentação saudável e se exercitar como um lifestyle, é no período mais quente que a maior parte da população se volta para isso, aderindo ao “Projeto Verão”. Quem nunca?
E para ajudar quem está em busca de perder uns quilinhos, conversamos com a nutricionista Juliana Távora, da Clínica Onodera BH e listamos CINCO alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo. Vamos lá?
1- Pimenta
A substância capsaicina presente na pimenta é responsável pelo gasto calórico durante a digestão, que faz a taxa metabólica aumentar em 20%. Pimentas vermelha, malagueta, dedo-de-moça, americana, de cheiro, murupi, entre outras, possuem antioxidantes que previnem doenças como diabetes, câncer e problemas do coração. Além de auxiliar no combate do envelhecimento precoce.
2- Café
A cafeína tem uma ação termogênica que aumenta o gasto calórico e acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de gordura. Mas é melhor evitar tomar no fim da tarde! A dica é tomar café para começar o dia ou antes da academia, com um ovinho mexido.
3- Ómega 3 (óleo de peixe)
A capacidade de regular os níveis do hormônio leptina ajudam a controlar o apetite e faz com que o óleo de peixe seja essencial para a perda de peso, além de ser benéfico para o coração e controle do colesterol ruim.
4- Gengibre
Além do auxílio na queima de gordura, o gengibre atua como antioxidante e anti-inflamatório, regula a pressão arterial, combate azia, gases intestinais e protege o estômago contra úlceras. A melhor maneira de consumi-lo é preparando o chá e ingerindo pelo período da manhã ou tarde.
5- Chá Verde
Rico em catequinas, a otimização da termogênese é feita com mais facilidade quando ingerido regularmente, o que leva a diminuição de peso. Além de ter grande capacidade antioxidante capaz de auxiliar na prevenção do câncer, ajudar no sistema imunológico, prevenção de diabetes e proteção contra doenças cardiovasculares.
A inclusão e aumento do consumo de proteínas na dieta também ajudam na atuação termogênica. De acordo com Juliana Távora, quando ingerimos alimentos que são ricos em proteína, o corpo tem um trabalho maior para “quebrar” a molécula presente neles. Exigindo assim um alto gasto calórico e aumentando a termogênese. Alguns exemplos: ovos, peixes e iogurtes!
E aí? Quais os alimentos você vai incluir na sua dieta?
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.