O estilo esportivo voltou com força para o guarda-roupa das fashionistas e já se estabeleceu como uma das tendências queridinhas mundo afora. Para entender quando essa febre das tendências esportivas se estabeleceu e se popularizou, é preciso retornar as décadas de 70 e 80. Foi nesse período que novos movimentos e formas de expressão de moda começaram a surgir, quebrando alguns dos padrões tradicionais já estabelecidos. E nesse mesmo contexto o sportswear passou a exercer um grande impacto na indústria para além das quadras, tornando-se parte das produções cotidianas das fashionistas.
A EVOLUÇÃO DO SPORTSWEAR
Inspirado pela praticidade e conforto do vestuário masculino, o estilo esportivo deu seus primeiros passos no universo feminino graças à estilista Coco Chanel. No início do século 20, Chanel revolucionou a moda ao desafiar os padrões da época e ao substituir os trajes femininos tradicionais — com seus espartilhos super-apertados e saias volumosas — por peças práticas e funcionais como calças, que até então eram exclusivas do guarda-roupa masculino. Tal ousadia abriu as portas para a inclusão de elementos casuais e confortáveis no vestuário feminino, possibilitando a evolução das tendências que conhecemos hoje.
Nos dias atuais, a estética sportswear voltou com ainda mais força às tendências globais de moda, destacando-se especialmente pela predominância do vermelho. Marcas como a Adidas ganharam destaque ao verem suas peças esportivas usadas por grandes it girls e contaram com as redes sociais, em especial o TikTok, para popularizar itens como a viral RED TRACKSUIT. A roupa, antes vista apenas como uma vestimenta confortável, para fins exclusivamente ligados a esportividade (e até como pijama para alguns), agora passa a ser reconhecida como um item fashionista indispensável.
Seguindo a tendência de colaborações entre marcas de luxo e gigantes da fast-fashion, em novembro de 2022 a Balenciaga lançou uma coleção de peças esportivas com a Adidas, imprimindo às criações o DNA da grife, que segue sob a direção criativa de Demna Gvasalia. A campanha foi estrelada pela supermodelo da nova geração, Bella Hadid e esteve presente nos outfits de celebridades como Kim Kardashian — recentemente anunciada como embaixadora da grife espanhola — e Blake Lively (eterna Serena Van Der Woodsen).
ADIDAS X BALENCIAGA
ZENDAYA
A atriz e it girl da geração Z, Zendaya, é uma das responsáveis pelo retorno das peças esportivas e também foi fotografada usando a peça viral. Ela compareceu ao desfile da grife Michael Kors — coleção de outono de 2018 — vestindo o conjunto red tracksuit combinado a um trench coat em tom neutro. A composição adicionou, com o toque complementar de um scarpin branco puro, muita elegância à peça esportiva.
HAILEY BIEBER
A CEO da Rhode também já ditava a tendência em 2018, quando posou com um conjunto tracksuit vermelho viralizado da Adidas.
CLÃ KARDASHIAN-JENNER
Outras integrantes do clã Kardashian-Jenner também foram fotografadas vestindo o icônico red tracksuit.
Agora, você pode tirar do seu guarda-roupa aquele red tracksuit que estava parado, sem uso, para dar mais personalidade aos seus looks fashionistas. Mas se você ainda não adquiriu sua nova peça de roupa favorita e super fashion, no site da Adidas você encontrará uma variedade de opções para compor produções ousadas, elegantes e confortáveis. Quer inovar? Use o seu red tracksuit com sapatos de salto alto (preferência de bico fino, como o scarpin) e um mix poderoso de acessórios.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.