Fashionistando

Aromaterapia: o poder dos óleos essenciais contra a ansiedade

  • por em 30 de março de 2020

Em meio a esse cenário ainda desconhecido e assustador que estamos vivendo, tem sido bem comum ouvirmos falar sobre sentimentos como ansiedade, angústia e tristeza. Se você se sente assim, pode ter certeza de que não está sozinho.

Diante disso, é essencial encontrar meios para manter a calma e a serenidade. Exercícios de respiração, por exemplo, são grandes aliados. Junto a isso, você pode inserir o uso de óleos essenciais, que são poderosos agentes para o nosso corpo e mente, sabia?

8 dicas para controlar a ansiedade

A Aromaterapia

A aromaterapia é a terapia que utiliza os óleos essenciais, que são retirados das plantas, ajudando a prevenir e a tratar problemas emocionais, psicológicos e físicos. Para você ter uma ideia, essa técnica possui mais de 6 mil anos e são diversos os estudos que comprovam seus benefícios.

O importante é saber usar o óleo certo para a sua necessidade. Isso porque cada aroma tem o poder de estimular uma resposta específica no nosso organismo. Alguns podem ajudar na concentração, enquanto outros possuem propriedades estimulantes, por exemplo. E atenção: sempre utilize óleos 100% naturais.

Óleos essenciais para ansiedade

Para aqueles momentos em que você sente sintomas de stress ou ansiedade, o uso desses óleos podem ajudar bastante para se sentir mais relaxado e, aos poucos, voltar ao estado normal. Os mais recomendados para essas situações são lavanda, laranja e hortelã.

A marca dōTERRA possui um portfólio com mais de 100 produtos e, para ajudar no alívio da tensão, ela criou um mix de óleos com propriedades calmantes:

Serenity: O doTERRA Serenity combina óleos essenciais conhecidos por sua habilidade de acalmar emoções e, quando usado aromaticamente, ele promove um sono tranquilo. Essências usadas: Flor de lavanda, cedro, folha de madeira Ho, flor de Ylang Ylang, flor de camomila roman, baunilha, madeira de sândalo havaiana.

Outro óleo essencial indicado pela marca é o Vetiver, um tipo de gramínea muito usado em perfumes. Ele ajuda a equilibrar as emoções e é ideal para usar em massoterapia. Ele também pode ser aplicado nos pés antes de dormir para promover uma noite de sono tranquila. A dōTERRA ainda recomenda difundi-lo com o óleo de Lavanda e o Serenity para acalmar as emoções e diminuir o stress.

Lunna Care

A Lunna Care é a marca de uma querida conhecida nossa, a jornalista Karla Lopes que, há algum tempo, tem se dedicado também aos estudos de autocuidados por meio de terapias holísticas.

Karla desenvolveu para a Lunna uma série de produtos que têm como protagonista os óleos essenciais. Entre elas, há os colares difusores pessoais, que são feitos com um relicário. Nele, você pode pingar algumas gotinhas do óleo essencial de sua escolha e deixá-lo agir.

Há ainda os sprays energéticos, que são feitos com ingredientes naturais e óleos essenciais, podendo se aplicados em ambientes, roupas, objetos ou pessoas.

Outra opção que chamou nossa atenção foi o bálsamo energético, que funciona como uma pomada e também é feito com óleos. Os pontos de aplicação são: pulsos, atrás da orelha, nuca, garganta (no seu 5º chakra, responsável pelo expressar e comunicar) e no meio do peito (no seu 4º chakra, responsável pelo sentir).

Mais formas de usar os óleos essenciais

Você pode usar os óleos essenciais de diferentes maneiras. Algumas possibilidades são:

  • Aplique duas ou três gotas da essencial escolhido na palma da mão e esfregue. Em seguida, coloque as mãos em formado de conchinha e leve ao rosto, tampando o nariz e a boca. Feche os olhos e respire lentamente, sentindo bem o aroma. Foque apenas na sua respiração por alguns minutos e pronto.
  • Caso tenha uma banheira em casa, tente adicionar à água morna, algumas gotinhas do óleo.
  • Pingue duas gotinhas nas têmporas e na nuca.
  • Use como óleo de massagem para acalmar as emoções.
  • Faça uma compressa quente ou fria mergulhando uma toalha ou um pano na água com óleos essenciais e, em seguida, aplicando na área desejada
  • Adicione algumas gotas do óleo de Lavanda em travesseiros, roupa de cama, ou na planta dos pés para uma noite de sono restauradora.

Você já testou os óleos essenciais?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.