Fashionistando

As 5 melhores marcas sustentáveis para você se vestir sem culpa

Consumo consciente

Você já parou para pensar no impacto ambiental que as roupas que compramos e usamos têm? É muito provável que não, mas deveria. Afinal, algumas peças consomem uma quantidade absurda de recursos para serem produzidas e isso pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente. Mas, a tendência é que isso mude. Já existe até mesmo um movimento que prega a moda sustentável e explica sua importância.

Esse conceito tem sido adotado cada vez com mais frequência por marcas de olho no mercado consciente. Isso é um reflexo da mudança de mentalidade dos consumidores, que estão mais preocupados com o meio ambiente e procuram por marcas com a mesma visão e valores que os seus. Nessa onda, algumas marcas têm mostrado que podem criar peças boas e bonitas sem prejudicar a natureza.

Então, para ajudar você a escolher as melhores marcas onde comprar suas roupas sustentáveis para montar seus looks, separamos cinco opções. Confira:

CHRISTY DAWN

Christy Dawn Petersen foi a criadora da marca que hoje leva seu nome e se tornou uma das principais empresas de moda sustentável da atualidade. Com 20 mil dólares, a empresária lançou sua própria grife com uma ideia bem original: utilizar apenas material residual de grandes marcas de luxo. Além da pegada sustentável que a tornou conhecida, a empresa também se destaca no mercado por produzir peças elegantes com toque vintage e ter uma boa relação com seus funcionários.

LEVI STRAUSS

Já bastante conhecida no mundo todo por ter inventado a hoje indispensável calça jeans, a marca Levi’s é outra que vem se destacando no mercado de moda sustentável. De olho no consumo consciente, a marca tem investido pesado para eliminar o uso de quaisquer materiais perigosos para o meio ambiente. A Levi’s também tem reduzido seu consumo de água para a fabricação de novas peças, além de utilizar somente algodão sustentável. O objetivo da empresa é “criar mais benefícios do que prejuízos” até 2025.

VITAMIN A

As roupas de praia também encontraram sua representante da moda sustentável na marca Vitamin A. Criada na Califórnia, a empresa utiliza fibras recicladas na criação de seus trajes de banho. O EcoLux, primeiro tecido de mergulho feito de nylon reciclado, é uma criação da designer e fundadora da Vitamin A, Amahlia Stevens, que diz ter crescido com o amor pela natureza e cuja principal inspiração para a inovação foi encontrar muita resistência aos materiais sustentáveis pelos fornecedores de tecidos.

COMAS

Talvez você já tenha ouvido falar da Comas antes, afinal, trata-se de uma marca de moda sustentável brasileira criada em São Paulo. Reaproveitando o material descartado pela fabricação tradicional de roupas – processo conhecido como Upcycling -, a Comas atua transformando produtos indesejados em novos itens, evitando assim o desperdício de todo aquele material, recursos e esforços envolvidos em sua fabricação. Camisas descartadas, por exemplo, transformam-se em vestidos, saias e blusas femininas.

JOYA DA TERRA

Outra empresa nacional que tem mostrado a que veio no mercado de moda sustentável é a Joya da Terra, marca de calçados cujo objetivo é a produção de produtos sem o uso de agrotóxicos e com a redução de emissão de poluentes no meio ambiente. Outro diferencial da marca é que cada peça é feita inteiramente à mão, com a utilização de materiais reciclados como fibra de coco para substituir produtos sintéticos como borracha ou a espuma. O resultado são peças mais confortáveis e 100% sustentáveis.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
ModaTendências