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Cinco alimentos que melhoram nossa visão

Ano novo. Vida nova. Este é o lema de quase todo mundo, né? E uma das mudanças que costumamos adotar é a de – pelo menos tentar – ter uma vida saudável. Isso inclui ingerir alimentos que fazem bem a saúde e também praticar mais exercícios físicos. E você sabia que a escolha da comida também influencia na saúde dos seus olhos? Segundo o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo, determinados alimentos têm o poder de retardar ou ainda atenuar doenças oculares. Conheça quais são eles:

Ano novo. Vida nova. Este é o lema de quase todo mundo, né? E uma das mudanças que costumamos adotar é a de – pelo menos tentar – ter uma vida saudável. Isso inclui ingerir alimentos que fazem bem a saúde e também praticar mais exercícios físicos. E você sabia que a escolha da comida também influencia na saúde dos seus olhos? Segundo o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo, determinados alimentos têm o poder de retardar ou ainda atenuar doenças oculares. Conheça quais são eles:

Cenouras e alimentos de cor laranja

Cenouras e as demais frutas e legumes de cor alaranjada fazem bem aos olhos. “Isso porque o betacaroteno, que é um antioxidante natural, é uma das formas indiretas de se obter a vitamina A”, explica. Para quem não sabe, esta vitamina contribui com a saúde da retina. “Vale ressaltar que tanto a cenoura, quanto a abóbora, também contém vitamina C – ótimo para a saúde em geral”, completa.

Folhas verdes

“A verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contém antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres”, declara Renato Neves. Além disso, estes alimentos ainda possuem luteína e zeaxantina, que contribuem para reduzir o risco de degeneração macular e catarata.

Frutas vermelhas e cítricas

Ricas em vitamina C, estas frutas tem um importante papel na prevenção de doenças oculares. “Por serem poderosos antioxidantes, atuam na prevenção e também impedem a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma”, observa.

Ovos

“Além de ser uma fonte privilegiada de luteína e zeaxantina, a gema contém zinco, que contribui igualmente para reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI)”, diz o oftalmologista.

Peixes

Salmão, atum e truta são ótimos aliados à saúde ocular. “Por conterem ácido graxo, atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco. Mas, como também são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E, além de minerais, oferecem outros tantos benefícios à saúde ocular e à saúde geral como um todo”, afirma o especialista.

Ótimas dicas, hein? Mas, o Dr. Renato Augusto Neves, autor do livro “Seus Olhos”, observa que, mesmo se você adotar uma dieta rica e com estes alimentos, é indispensável consultar um especialista e fazer os tratamentos indicados. Saúde!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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