Reprodução — Instagram @copa_cozinha & @paodofurtini
Nada como o cheiro de café coado na hora e o sabor das quitandas quentinhas para despertar aquela sensação de aconchego. Em Belo Horizonte, algumas cafeterias levam essa experiência a sério e apostam em ambientes cheios de lembranças, com móveis antigos, louças delicadas e receitas que resgatam a tradição mineira.
Se você é do time que acredita que afeto também se serve à mesa, confira CINCO lugares que vão te fazer sentir em casa — ou melhor, na casa da vó:
Feito por mulheres, a Copa Cozinha é um sonho a seis mãos, tirado do papel por três amigas do interior de Minas Gerais – Cris, Ju e Maíra. Depois de trilharem diferentes áreas profissionais, foi ao redor de uma mesa, entre conversas e boas comidas, que seus caminhos se cruzaram novamente.
E o nome do estabelecimento não é à toa: é pura autenticidade, evocando os dois espaços da casa onde as famílias se reúnem para bater papo: cozinhar e comer – e foi exatamente assim que a Copa Cozinha nasceu, em um reencontro cheio de afeto e receitas feitas com carinho.
Hoje, a cafeteria tem três endereços – Centro, Floresta e Savassi – e a unidade da Savassi vem com um extra: um quintal enorme e uma cozinha equipada para oficinas infantis no fim de semana, além de quitandas quentinhas saindo do forno o dia todo.
Ps.: Se você quer um conselho de amiga, peça o pão sovado na chapa com casquinha de queijo meia cura derretido e um café coado!
Foi por pura coincidência do destino que Rodrigo Furtini, designer há 12 anos, encontrou sua vocação: fazer pães. Em 2018, o idealizador da Pão do Furtini colocou a mão na massa (literalmente!) e nunca mais parou.
Hoje, a padaria e cafeteria está localizada no bairro Santo Agostinho, em uma charmosa casa centenária de 1909 — o espaço passou por uma restauração completa em 2024, mas sua essência se mantém em cada detalhe e cômodo.
Se você busca um ambiente acolhedor, com deliciosos pães fermentados artesanalmente e uma decor perfeita (sério, é impossível não se encantar pelo charme das grandes janelas verdes!), não vai se arrepender de conhecer a Pão do Furtini.
No coração do bairro Santo Agostinho, o charmoso casarão projetado por “ninguém mais, ninguém menos” do que de Oscar Niemeyer abriga o café Zuzunely.
Sob o comando da chef Bruna Haddad, o espaço é um tributo às suas avós, D. Zulmira e D. Nely, musas inspiradoras da cozinha feita por mulheres, em que cada receita carrega, além de sabor, histórias que atravessam gerações. Lá a tradição ganha forma em mesas fartas de brunch, quitutes que despertam memórias e ao aconchego da casa de vó.
Para completar a experiência, pegue essa dica: não saia sem provar os drinks autorais da casa — eles são um convite para prolongar a experiência na cafeteria!
Localizado na região da Pampulha, esse refúgio acolhedor convida a contemplar os pequenos prazeres da vida. O café Exōticus, combina a tranquilidade do campo com a energia criativa da cidade (uma fazenda urbana). Suas janelas azuis evocam os casarões do interior de Minas Gerais e seu ambiente aconchegante reforça a proposta de um mergulho nas tradições do interior, em um ritmo mais desacelerado da rotina.
Mas o que realmente chama a atenção são os pães levain, que além de saborosos, se transformam em telas para pinturas delicadas e autorais.
Em meio a agitação do bairro de Lourdes, existe um lugar onde a luz entra de maneira tão encantadora que você quase esquece do mundo lá fora: o Partiu Café?!.
Além de ser o cenário perfeito para momentos inesquecíveis, como casamentos, a casa encanta com um cardápio de dar “água na boca”. Entre cafés e quitandas, o croissant é simplesmente perfeito (digno de ser admirado como uma obra de arte!). E para quem ama novas descobertas, as versões recheadas dessa delícia importada da França prometem surpreender, sem falar no delicioso waffle de pistache, que já está na nossa lista de desejos!
Entre versões de cafés especiais cuidadosamente preparados e receitas tradicionais de brunch, tem muita coisa para descobrirmos em BH! Fique ligado nas nossas redes:
Para além do Mocha Mousse, o próximo inverno promete ser dominado pelo marrom e todas…
A tendência Boho tem raízes no estilo de vida boêmio surgido na França nos anos…
A moda mineira começa 2025 em grande estilo. E para celebra-la, apartamento03 e PatBO se…
Na contramão das fast fashion, conheça os destaques da moda autoral no 32º Minas Trend
Clássicas, elegantes, versáteis e atemporais, as pérolas acompanham a evolução da moda desde a antiguidade,…
Marca mineira retorna às suas origens para comemorar uma década de existência