O Carnaval é a grande festa brasileira, atraindo todos os anos milhões de turistas do mundo inteiro. Muitos brasileiros, no entanto, não querem saber de folia ou simplesmente preferem aproveitar o feriados prolongado para viajar e descansar.
Seja como for, dá para se divertir bastante no exterior sem ter que desembolsar uma fortuna. O primeiro passo é comprar as passagens aéreas com antecedência, para conseguir preços melhores. Depois, é só eleger um destino, fazer as malas e aproveitar. Para ajudar na escolha, separamos uma lista de cidades encantadoras e financeiramente acessíveis. Confira:
Não viaje sem seu SEGURO DE VIAGEM, hein?
Buenos Aires, Argentina
A charmosa capital é um dos destinos mais procurados da América Latina. Lá, o visitante pode passar todos os dias de Carnaval e ainda ir embora com a sensação que não deu para fazer tudo. Tomar um bom vinho no Puerto Madero, curtir os bares e discotecas de Palermo e assistir a uma partida do Boca Juniors no estádio La Bombonera – essas são apenas algumas de muitas atrações.
Para quem quer apreciar um pouco de tango, há diversos shows na cidade, além de apresentações de rua na Calle Florida. Outra atração que não pode ficar de fora é o Caminito, rua do bairro La Boca, famosa por suas casas coloridas e por ter inspirado um tango homônimo. O Cemitério da Recoleta também é bastante visitado. Nele foram enterrados argentinos ilustres, como a ex-primeira dama Evita Perón.
Montevidéu, Uruguai
Um pouco mais cara que a vizinha Buenos Aires, Montevidéu conta com uma bela orla e esbanja qualidade de vida. O centro histórico pode ser percorrido a pé, revelando preciosidades da história e da arquitetura. Se estiver cansado, o turista poderá pedir um vinho em um dos restaurantes da avenida costeira, a Rambla, e apreciar o mar sem pressa. Quando a fome apertar, a pedida é almoçar no Mercado do Porto ou ainda na Feira Tristán Navaja, aos domingos.
Santiago, Chile
Espremida entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, a capital e maior cidade do Chile oferece atrações bastante variadas. O Valle Nevado é um dos lugares preferidos dos turistas, seja pela vista fenomenal, seja para esquiar nos meses mais frios. Em termos de arte e arquitetura, destacam-se o Museu Nacional de Belas Artes, a Catedral Metropolitana e o Palácio de la Moneda, residência oficial da presidência.
Do lado gastronômico, a oferta é grande. No mercado central, o turista encontra muita variedade de peixes e frutos do mar, além de restaurantes com comida típica a preços populares (não é um passeio imperdível, viu? Até porque, os garçons ali chegam a ser chatos, insistindo para você entrar nos restaurantes). Se a ideia é apreciar um bom vinho ou passar uma tarde agradável em um café, o bairro Bella Vista é ideal.
Cartagena das Índias, Colômbia
Fundada ainda no século XVI, preserva bem os resquícios da cidade antiga, cercada por grossas muralhas. Ver o por-do-sol lá de cima é uma das imagens mais cênicas que se pode ter neste destino queridinho dos casais apaixonados. Com frequência, os pombinhos são vistos suspirando entre as casas coloridas e as ruelas floridas do centro.
Um pouco mais afastado, o Castelo San Felipe merece uma visita. Essa fortaleza foi construída para proteger Cartagena de piratas. O melhor jeito de chegar lá é em um Chiva, ônibus muito colorido com serviço de guia turístico. Para comprar mimos e lembrancinhas, os turistas tradicionalmente recorrem às Bovedas, um amontoado de mercadinhos típicos. Por lá, vêm-se muitas palenqueras, mulheres com vestidos coloridos que vendem frutas carregadas em bacias sobre a cabeça.
Tulum, México
Vizinha da badaladíssima Cancún, Tulum acaba recebendo menos atenção do que deveria. As águas desse mar caribenho são de um turquesa intenso. A atmosfera é mais tranquila e hippie, sem deixar de oferecer conforto. As ruínas de Tulum regalam ao visitante uma das vistas mais espetaculares da América Latina. Pirâmides e outras construções maias espalham-se sobre o topo de um penhasco ladeado por palmeiras e pelo cristalino mar caribenho.
E aí? Vamos para onde?
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.