Fashionistando

Como o abacate auxilia no emagrecimento e na prática esportiva

  • por em 21 de novembro de 2019

A fruta que antigamente era vista com maus olhos por conter muitas calorias, hoje em dia é um alimento muito comentado, já que cada vez mais são descobertos os benefícios que ele pode trazer à saúde. Mesmo sendo muito calórico, o abacate é um bom aliado no emagrecimento e ainda auxilia na performance esportiva.

A Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, explica: “O abacate é uma fruta rica em gordura insaturada, popularmente apelidada de gordura boa. Isso faz com que seja saudável para qualquer pessoa, em especial praticantes de exercícios, pois esses necessitam de mais gordura insaturada”.

Além disso, ela destaca as vitaminas C e E, ômega 6, ômega 9, ômega 7, ácido fólico, potássio e beta-sitosterol presentes nele. E ressalta que uma alimentação que inclui frequentemente a fruta pode aumentar as taxas de HDL (colesterol bom) e diminuir o colesterol total, protegendo, assim, a saúde cardiovascular.

FOTO: Click pb

Outro fator que beneficia os praticantes de exercícios físicos são os antioxidantes presentes na fruta, pois eles ajudam a destruir os radicais livres gerados pelo exercício intenso.

É extremamente importante obter antioxidantes por meio da alimentação, pois eles fornecem elementos com disponibilidade distinta daqueles encontrados nos suplementos. Quanto ao emagrecimento, por ser rico em fibras, o abacate ajuda a dar a sensação de saciedade e diminuir o apetite, controlando a fome e, consequentemente, os níveis de insulina, além de garantir o funcionamento do intestino” , destaca a nutróloga.

Vale ressaltar também que o abacate auxilia no tratamento das hiperlipidemias (aumento de gordura no sangue e que pode gerar problemas no coração); efeito anti-inflamatório, graças à vitamina E; melhora na circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico, gera benefícios à pele e ao cabelo; auxilia no controle do colesterol e triglicérides; seu consumo diminui a chance de diabetes; além de regular o ciclo menstrual e melhorar o sono.

FOTO: Villalva Frutas

E aí? Já vai introduzir a fruta em sua alimentação?

SOBRE ADRA. MARCELLA GARCEZ: 
Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.