Fashionistando

Coronavírus: Dicas para trabalhar em home office e ser mais produtivo

  • por em 17 de março de 2020

Não se fala em outro assunto no mundo inteiro: o Coronavírus tem se espalhado em uma velocidade assustadora e é hora de mudarmos, drasticamente, nossos hábitos. Evitar ao máximo o contato com outras pessoas é uma atitude essencial para evitar o contágio e a proliferação do vírus.

Para aqueles que podem adaptar sua rotina e passar a trabalhar de casa, essa é uma opção que deve ser colocada em prática o quanto antes. Sabemos que não são todos que possuem esse tipo de privilégio. Porém, se você faz parte do pequeno grupo que tem uma profissão que permite essa adaptação, é o momento para isso!

Mas, como quarentena não é férias, é preciso disciplina para manter a produtividade mesmo de casa. E nesse assunto nossa equipe é expert. Todas nós trabalhamos em home office e, por isso, vamos compartilhar dicas preciosas que fazem toda a diferença na nossa rotina. Confira:

Tire o pijama

Sabemos bem como é tentador ficar de pijama o dia todo. Mas, para ajudar o cérebro a entender que você está em horário de trabalho, faz toda diferença trocar de roupa e se arrumar para trabalhar. É claro que não precisa fazer uma super produção! Coloque um look confortável, mas que ajude a elevar a autoestima. Isso, sem dúvidas, ajuda positivamente na produtividade.

Crie seu ambiente de trabalho

Nada de trabalhar da cama, hein? É muito importante ter bem separado o ambiente de trabalho do de dormir para evitar insônia à noite. Escolha um cômodo da casa para ser o escritório e coloque na mesa tudo que você precisa para trabalhar, além de elementos para deixar o local mais agradável para ficar durante o dia, como uma vela perfumada, um porta-retrato… Se puder, defina um local mais silencioso em que você não será interrompido a cada instante, para não atrapalhar a sua concentração.

Defina seu período de trabalho

Quando trabalhamos de casa, muitas vezes, nos perdemos nos horários e, quando vemos, já passamos horas a mais em frente ao computador. Por isso, cumpra a sua jornada como se estivesse no escritório. Defina quantas horas do dia passará trabalhando e seja fiel a isso. Mas, aproveite também a vantagem do home office e veja em qual turno você se sente mais produtivo.

Fuja das distrações

Com muitas escolas cancelando as aulas, pode ser um desafio conseguir se concentrar no trabalho com as crianças em casa. Se você tem filhos, converse com eles e explique que você está trabalhando. O ambiente em que você definiu como seu escritório deve ser apenas para isso e não permita que os outros integrantes da casa fiquem por lá enquanto estiver trabalhando.

Faça pausas

Ser produtivo não tem a ver com ficar horas em frente ao computador, viu? É essencial fazer pequenas pausas durante o dia para espairecer. Faça pequenos exercícios, caminhe, lanche, veja um episódio de uma série… Ao retomar o trabalho, você se sentirá renovado e as ideias virão muito mais facilmente.

Estabeleça as metas do dia

Antes de começar a jornada do dia, coloque no planner ou em post-its quais são as tarefas que devem ser cumpridas até o fim do seu turno. Isso faz toda diferença para manter a disciplina necessária nesse tipo de forma de trabalho.

Mantenha-se em contato com seus colegas

Ao trabalhar remoto, mais do que nunca, é imprescindível ficar online. Assim, você você se mantém em contato com seus colegas de trabalho, clientes e fornecedores e consegue ter todas as demandas resolvidas como se estivesse trabalhando presencialmente.

Por fim, tenha paciência, não se cobre tanto e entenda que esse é um processo de adaptação para muita gente.

Boa sorte, lave as mãos e se cuide!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.