Dizem por aí que tudo acaba em pizza. Mas seria esse ditado algo pejorativo a esta tradicional iguaria italiana ou simplesmente uma afirmação do quanto o brasileiro AMA comê-la? Bem, brincadeiras à parte, o fato é que muito já se adaptou da receita original por aqui – e vemos o mesmo acontecendo com outras receitas regionais, como a japonesa e até a árabe.
A pizza é tão amada que podemos dar à ela o honroso título de responsável por fazer o “booom” no serviço de entregas de comida no país – quem já tinha pensado nisso? Lembra dos tele-pizza que cresceram nos anos 90?
O fato é que a quantidade e a qualidade dos ingredientes (para reduzir o custo de produção) tornou a pizza um prato extremamente popular, que comumente está à mesa do brasileiro. Mas hoje observamos um movimento de volta às origens, em busca de trazer o original gostinho da Itália para terras tupiniquins.
E Belo Horizonte, que já tem uma veia gastronômica forte, também recebe de braços abertos essas propostas que buscam pelo esmero de seguir a tradição. Por isso o destaque do dia é a Koctus. A pizzaria mergulhou de cabeça na origem e preceitos dos costumes napoletanos de se cozinhar, e trouxe para o bairro de Lourdes uma casa aconchegante e descolada, para receber de braços abertos os fãs dessa farta gastronomia.
Ricardo Lunardi, proprietário da casa, fez cursos, pesquisou bastante e conseguiu o “humm” até dos entendedores profissionais italianos. De portas abertas há um ano e meio, mas na nova casa há 3 meses (em um ponto privilegiado do charmoso bairro de Lourdes), o grande desafio é mostrar qual a grande diferença do que a Koctus oferece frente as demais. Não é possível resumir em apenas uma frase! E o expert explica: “É preciso estudo e dedicação. Cada etapa da nossa fabricação é fundamental, por isso a nossa dinâmica na cozinha é sagrada”. Na tradição Napoletana todas as etapas precisam ser respeitadas – ainda mais quando o assunto é uma receita consagrada desde 1700:
– A massa passa por um processo de fermentação natural de no mínimo 24 e máximo 96 horas de maturação, sem leite e ovo na receita. E esse é um dos segredos para você conseguir comer uma pizza sozinho sem esforço! Aquela sensação de estômago pesado não existe com os produtos da Koctus. Até a farinha usada é italiana tipo 00 e o resultado é de fato surpreendente!
– NUNCA se abre a massa com um rolo, é sempre com as mãos
– Não se usa muçarela tradicional. Apenas a de búfala ou flor di latte atende às regras
-O molho de tomate é artesanal, feito com tomate pelati
– A borda é alta e ovalada, o que comprova a real maturação da massa
– A temperatura do forno é constantemente controlada
– Na montagem, a quantidade de molho, queijo e outros ingredientes seguem um padrão de harmonização. Nada deve ser a mais.
– A próxima etapa é assar a pizza! Na tradição Napoletana a pizza deve ficar no forno por 90 segundos. As “pintinhas” nas bordas e no fundo mostram que a massa está assada e também seu tempo de maturação.
– A Koctus tem um forno especialmente construído, também como manda a tradição, capaz de assar 5 pizzas ao mesmo tempo.
– Ao sair do forno tem mais uma etapa: a finalização, que também exige atenção para finalizar a pizza com rapidez, beleza & sem errar o sabor do pedido. É o momento de escolher a folhinha certa de manjericão, colocar pesto, mortadela, lombo. Dependendo de cada sabor uma finalização diferente. E todas são incríveis!
– Para todo o processo de fazer uma pizza, em média, leva-se em média de 4 a 5 minutos. Um trabalho totalmente artesanal!
– O centro da massa SUPER fina, tipo “borrachinha”, sem virar um biscoito
– Na Koctus a Pizza é prato principal! A Koctus vende as suas criações no tamanho padrão de 30cm, como na Itália! E você vai conseguir comer, viu? A porção é individual!
Em uma visita à Koctus faz você rever os seus conceitos em outros aspectos, que vão além das deliciosas opções do cardápio (tem entradinhas com massa de pizza e até salada servida em um bowl de pizza). É um passeio cultural! Desde cadeiras garimpadas em lojinhas, as paredes do restaurante sempre estampam alguma exposição que envolva música e arte (Ricardo é um apaixonado por histórias em quadrinhos e também pelo Elvis). Uma maneira super legal de valorizar artistas locais e também promover a arte na cidade!
E para que você entenda: A Koctus não é um fast food! Reunir a turma em um momento de bater papo, pedir uma cerveja, um vinho, um drink ou suco (amamos o de manga com rúcula). E junto disso tudo, ainda apreciar o prazer de comer uma bella pizza, como manda o figurino.
Em tempo: A casa tem até um espaço para eventos no andar superior, com capacidade para 30 pessoas e uma cozinha dedicada ao seu evento. #FicaaDica para você aproveitar e já planejar a sua confraternização de fim de ano!
Koctus
@koctuspizza | Peça também pelo IFood 🙂
Clássicas, elegantes, versáteis e atemporais, as pérolas acompanham a evolução da moda desde a antiguidade,…
Marca mineira retorna às suas origens para comemorar uma década de existência
A moda mineira é uma potência. Desde os anos 80, na época do Grupo Mineiro…
Montar um look incrível vai além de combinar cores, estampas e texturas. Seja nas produções…
Tratamentos de última geração com acompanhamento nutricional em até 10x!
A melhor do mundo se consagra agora como a atleta fashionista do Gram Slam