Etiquetas de roupas: entenda o que significam os símbolos para preservar suas peças por mais tempo - Fashionistando
Fashionistando

Etiquetas de roupas: entenda o que significam os símbolos para preservar suas peças por mais tempo

Indicações dos fabricantes auxiliam na hora de lavar, passar e secar peças com diferentes tipos de tecidos

  • por em 25 de julho de 2023

Quem nunca ficou na dúvida se poderia lavar com água quente, usar alvejante, colocar na secadora, estender no sol ou até mesmo saber a temperatura correta do ferro de passar roupas para não danificar uma peça? As etiquetas que acompanham diferentes itens trazem muito mais informações do que apenas o tamanho e a marca de cada produto. Nelas constam símbolos que ajudam na conservação da peça e que, muitas vezes, são ignorados pelo consumidor, que tem o hábito de tirar o adereço logo após a compra. O problema de retirá-las é que a forma adequada para higienização acaba variando muito, de acordo com a cor e o tecido utilizado na fabricação. Sendo assim, perguntas como posso lavar na máquina, usar o ferro de passar ou a secadora são frequentes em nossa rotina. Por isso, é importante conhecer o que cada desenho da etiqueta representa.

Para entender melhor esta questão e não errar mais, a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, desvenda o que os principais símbolos indicam para prolongar a vida útil das roupas durante o processo de limpeza, sem danificar as fibras.

Este símbolo representa a temperatura máxima em que a roupa pode ser lavada. Observe sempre o número indicado dentro da imagem, pois a temperatura pode variar de 30ºC a 95ºC. Na imagem ao lado, por exemplo, a temperatura máxima deve ser de 40ºC. Um traço abaixo indica centrifugação reduzida, dois traços remetem a centrifugação sem torções e quando não há nenhum, a centrifugação pode ser feita normalmente.
É preciso ficar atento a esta imagem, pois ela representa a proibição de uso de alvejante, também conhecido como água sanitária. O triângulo sozinho permite o uso de alvejantes e com a sigla “CL” dentro, aponta que pode ser usado o alvejamento com cloro.
Muitas máquinas de lavar oferecem a opção de secagem. Verifique se na peça de roupa consta a imagem ao lado, pois ela indica que não é permitido a secagem em tambor rotativo. Quando há o mesmo símbolo com pontinhos dentro, sendo um a indicação para temperaturas baixas e dois para temperaturas máxima, auxilia no uso correto das secadoras, para que os itens não encolham ou tenham as fibras danificadas.
As roupas também precisam de atenção ao serem passadas. Etiquetas que contam com um desenho de ferro com pontos indicam as temperaturas máximas que a peça suporta. Ferro com um ponto permite calor de até 110ºC; dois pontos até 150º C; e três pontos para temperatura máxima de 200ºC. Se aparecer um ferro com um X, os itens não podem ser passados.
Símbolos com X sempre representam a proibição de algum tipo de produto ou procedimento. Neste caso, a imagem indica que a peça não pode ser limpa a seco e que o uso de solvente para remover mancha não é permitido. O círculo sozinho representa que a lavagem a seco está liberada. Quando conta com a letra “A” dentro, todos os tipos de solventes podem ser utilizados. Com a letra “F” pode ser usado hidrocarboneto e com a letra “P” as peças podem ser limpas com percloroetileno.
A figura ao lado recomenda a secagem da roupa em varal. No Brasil, é muito comum secar as roupas ao ar livre, porém é importante se atentar às etiquetas. Existem peças que são mais delicadas e pedem um tipo de secagem diferente, como à sombra, não secar, secar na horizontal sem torcer e secar na vertical por gotejamento.
Quando há este símbolo, a recomendação é que seja feita a lavagem manual. Quando há um X, o item não pode ser lavado. Se tivermos uma imagem sem a mão, significa que pode ser lavada manualmente ou por meio de máquinas. E se houver um traço embaixo, quer dizer que é permitida a lavagem reduzida em máquina.

Marinês relata que há mais de 40 símbolos destinados aos cuidados da roupa no processo de limpeza, alvejamento, secagem e passadoria. Algumas delas, por exemplo, podem ser lavadas apenas a seco e, com isso, requerem um tratamento especializado. Caso haja alguma dúvida de como lavar as peças, é recomendado levar o item à uma lavanderia profissional, como a 5àsec, que conta com mais de 530 pontos de vendas em diferentes estados brasileiros e com profissionais que estão aptos a identificar a melhor limpeza para cada tipo de peça, aumentando em até cinco vezes a durabilidade das suas roupas.

Agradecimento: 5àsec

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Laura

¡íóículos reales dentro del periódico que no se marcan como publicidad y que no se borran.
La noticia es publicada por más de sesenta periódicos de gran autoridad para mejorar el *posicionamiento de tu web* y la reputación.

¿Podrías facilitarme un teléfono para ofrecerte *hasta dos meses gratuitos*?
Gracias