Fashionistando

Para ouvir: 10 podcasts comandados por mulheres

  • por em 18 de março de 2020

Como vocês já devem ter percebido, mais do que nunca, neste mês, estamos dedicadas a colocar o holofote em direção a mulheres que admiramos e que se destacam em suas atividades. E, agora, chegou o momento de falarmos sobre podcasts comandados por mulheres.

Podemos dizer que o podcast é o novo Youtube. A cada dia, surge um novo canal de produtores de conteúdo e outros profissionais e que abordam os mais diversos temas. Tem algum assunto que te interessa? Pode procurar no Spotify que, certamente, irá encontrar um podcast para você.

10 Podcasts comandados por mulheres

Como uma voraz consumidora desse tipo de conteúdo, tenho uma infinidade de podcasts salvos nos favoritos que ouço semanalmente. E, claro, a maioria comandado por mulheres que admiro muito e que considero relevante acompanhar suas ideias.

Resolvi então compartilhar os meus preferidos e outros indicados por amigas que ouvem muito esses programas. Confira:

1. Bom dia, obvious

O podcast é comandando pela Marcela Ceribelli, que é CEO e diretora criativa da agência Obvious. Nele, ela recebe convidadas para conversas sobre assuntos atuais do universo feminino. Parece uma leve e cheia de conteúdo conversa entre amigas.

Para começar a escutar: Indico o episódio “Às vezes acho que sou uma impostora”.

2. Projeto Piloto

Esse podcast é de uma velha conhecida nossa, a Lu Ferreira, do Chata da Galocha. A blogueira comanda o Projeto Piloto ao lado da Consultora de moda Thais Farage. Nele, as duas falam sobre assuntos como maternidade, beleza e, claro, moda.

Para começar a escutar: Indico o episódio “Fim de amizade”.

3. Histórias de ninar para garotas rebeldes

Essa é uma série que, infelizmente, tem apenas uma temporada. Nela, a cada episódio, uma convidada conta a história de uma mulher inspiradora.

O podcast é baseado no livro best seller de mesmo nome, escrito por Elena Favilli e Francesca Cavallo. É difícil não se emocionar em cada episódio, que pode – e deve – ser ouvido por garotas de todas as idades. Você, sem dúvida, vai querer maratonar.

Para começar a escutar: Indico o episódio “Yusra Mardini, lido por Poliana Okimoto”.

4. Mamilos

“Jornalismo de peito aberto”. Esse é o slogan do segundo podcast mais ouvido do país, comandado pela dupla Ju Walauer e Cris Bartis. Semanalmente, essa dupla de mulheres maravilhosas (quero ser elas quando crescer!) traz assuntos atuais e polêmicos (por isso o nome do Podcast), sempre com convidados com credibilidade para falar dos temas.

As meninas falam que o podcast está mais preocupado em construir pontes do que em provar pontos e, de fato, é isso que elas conseguem com os argumentos e visões expostos.

Para começar a escutar: Indico o episódio “A nova tradicional família brasileira”.

5. Estilo Possível

Marina Santa Helena é uma das minhas podcasters preferidas da vida! Integrante do poscast “Um Milkshake Chamado Wanda” (o meu favorito entre todos), ela ainda comanda sozinha o Estilo Possível. Nele, a consultora de moda traz reflexões sobre moda, comportamento, tendências e estilo pessoal. Marina se aprofunda nos temas, com contextos históricos, de um jeito bem leve, trazendo temas bem interessantes. Sem falar que é uma delícia escutar a voz dessa paraense maravilhosa.

Para começar a escutar: Indico o episódio “Tchau padrões opressores. Olá, diversidade de corpo”

6. Sexoterapia

Conheci a psicóloga e terapeuta sexual Ana Canosa em um dos melhores episódios do Mamilos chamado “Sexoterapia”. Um tempo depois, Ana lançou o seu próprio podcast de mesmo nome, em parceria com a Marina Bessa, editora-chefe do site Universa. Toda semana, a dupla lê três casos enviados pelos ouvintes sobre o tema da vez que, claro, sempre tem a ver com sexo e relacionamentos.

Para começar a escutar: Indico o episódio “Sexo casual é para todo mundo?”

7. É Noia Minha?

Camila Fremder é roteirista e escritora, que tem alguns livros lançados, como “Enfim, 30”, “Como ter uma vida normal sendo louca” e “Adulta sim, madura nem sempre”. No podcast semanal, divide suas paranóias que, muitas vezes, são nossas também. É super divertido e faz com que não nos sintamos estranhas e sozinhas com noias que às vezes achamos que só nós temos.

Para começar a escutar: Indico o episódio “Batalha de nóias”.

8. Meio fio

Sabe quando nos reunimos com nossas amigas para tomar um vinho e colocar o papo em dia? É bem isso o Meio Fio. Formado por quatro mulheres, Júlia Ribeiro, Antonella Vanoni, Stephanie Noelle e Stella Spinola, elas reúnem semanalmente, sentam no chão em rota com uma garrafa de vinho, o microfone e gravam os episódios. No podcast, elas promovem uma conversa sobre diferentes questões que as incomodam e que, muitas vezes, também nos identificamos.

Para começar a escutar: Indico o episódio “Pequenas alegrias do dia a dia”

9. Grifa Podcast

Qual o papel do feminismo no mundo que você quer construir? Essa é a pergunta central do podcast comandado por Isadora Attab e Szkilo. No Grifa, ela escolhem um livro por mês e, em dois episódios, discutem sobre a obra que, logicamente, é sempre ligada a temas que ajudam a construir uma visão de mundo mais justa. Podemos definir como um clube do livro feminista!

Para começar a escutar: Indico o episódio piloto.

10. Pretas na Rede

Esse podcast foi criado por três mulheres negras, Gabriela Santos, Larissa Barboza e Liliane Ribeiro, que falam de um jeito bem leve sobre o universo feminino, além de produzirem episódios super esclarecedores sobres questões próprias das mulheres negras. É aquele tipo de conteúdo que todo mundo deveria consumir para ser um agente anti racista nessa sociedade.

Para começar a escutar: Indico o episódio “Colorismo”.

Gostou da nossa lista? Se tiver indicações de outros podcasts comandandos por mulheres, deixem nos comentários. Vamos adorar conhecer!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
CulturaRadar

All Comments