Uma viagem de carro pela Califórnia é um dos roteiros dos sonhos de incontáveis viajantes pelo mundo inteiro. Quem nunca assistiu ao clipe “Crazy” do Aerosmith e se imaginou pegando estrada sem rumo certo pelo estado com a melhor vibe dos Estados Unidos, em um conversível, na companhia da melhor amiga?
Essa sempre foi uma das viagens mais desejadas por mim e pude vivenciá-la no ano passado, na companhia da minha irmã. O que tenho a dizer sobre? Uma experiência para jamais esquecer!
Esse roteiro envolveu muitos quilômetros rodados e paisagens incríveis, que foram muito além das praias banhadas pelo oceano Pacífico.
Me dei a difícil missão de selecionar seis destaques dessa roadtrip que recomendo a quem pretende se aventurar pelos mesmos caminhos. Vamos lá?
San Francisco
A primeira dica é começar a viagem por San Francisco, pois assim será possível descer o estado pelo lado da costa, o que garante várias e belas paradas no caminho. Sem falar que SF é uma cidade que vale muito a pena conhecer (apesar das ladeiras enormes e vento forte).
Duas experiências únicas por lá: visitar a icônica prisão de Alcatraz e alugar uma bike. Vá pedalando por todos os píeres da cidade e atravesse a linda Golden Gate Brigde até a charmosinha cidade de Sausalito. Pode ficar tranquilo que na volta é só pegar um ferry boat e voltar para SF apreciando no mar a bela vista da cidade.
Vista de SF direto da prisão de Alcatraz
Yosemite
Esse é um desvio que vale tão a pena que deve estar entre as prioridades de qualquer pessoa que vai à Califórnia. A cerca de cinco horas de carro de SF, esse é um dos maiores parques naturais dos EUA. Lá está a cachoeira mais alta da América do Norte, com 739 metros de altura. Isso sem falar da Nevada Falls, em que é preciso fazer uma caminhada de duas horas até ela. No percurso somos presenteados com paisagens tão incríveis que já foram utilizadas até pelo Windows como papel de parede!
Dica preciosa: Há diversas formas de se hospedar em Yosemite. Nossa escolha foi a Half Done Village, formada por cabanas super bem equipadas. A emoção fica por conta do fato dessa ser uma área frequentada por ursos. Por isso, é proibido deixar comida ou qualquer coisa que tenha cheiro dentro delas, para não atraí-los. Sem dúvidas, essa é a melhor opção para sentir ainda mais a atmosfera desse paraíso natural.
Paradas estratégicas
Nesse tópico resolvi reunir algumas das pequenas cidades por onde passamos. Monterey é uma cidadezinha na costa, onde tem um famoso aquário. Foi nossa parada estratégica para dormir, depois que saímos de Yosemite. No dia seguinte, demos uma volta pela cidade e seguimos para a charmosa Carmel, cheia de restaurantes e que é o ponto base para quem deseja passar pelo trecho mais bonito da Big Sur. E olha que interessante: o ator e diretor de cinema Clint Eastwood foi prefeito de lá, entre 1986 e 1988! As praias de Carmel são bem lindinhas, com direito a areia branca e famílias felizes ao redor.
Outra base de descanso antes de chegar a Los Angeles é Santa Bárbara, cidade com uma vibe parecida com a de Carmel e que vale o passeio.
Los Angeles
A cidade dos anjos e das estrelas do cinema não é daquelas que facilmente nos apaixonamos. Além das atrações serem longe umas das outras, o trânsito fez com que eu sentisse saudades de São Paulo, em plena sexta-feira à tarde. Já imaginou, né? No entanto, duas praias por lá ganharam nosso coração: A primeira é Venice, com toda sua agitação única e pessoas esquisitas, é um lugar muito particular. Essa praia tem uma atmosfera que é só dela e que deixa uma vontade enorme de vivenciá-la mais.
A segunda é Santa Monica, com seu famoso píer, que tem um clima muito gostoso. Praia, pessoas fazendo yoga, parque de diversões e um pôr-do-sol de tirar o fôlego são combinações perfeitas para uma tarde de verão e traduzem o melhor do way of life californiano.
San Diego
Essa é uma daquelas cidades que dá vontade de ficar mais tempo e passar uma temporada para estudar inglês. Não é pequena como Santa Barbara, nem grande demais como LA, tem praias lindas e bem frequentadas, vida agitada, parques gostosos, como o Balboa, e um pôr-do-sol tipicamente californiano.
Newport beach
Meu lado adolescente jamais poderia deixar de fora do roteiro a terra de Seth, Summer, Marissa e Ryan. Sim! Qualquer adolescente dos anos 2000 que foi fã da série The OC sabe que conhecer essa praia tem um significado todo especial. Ela fica entre San Diego e LA e é muito gostosa, embora nem de longe tenha aquela vibe luxuosa que a família Cooper ostentava. Mas confesso: tirar fotos debaixo do píer, bem ao estilo Marissa Cooper, foi inesquecível!
Acredite: esse é apenas um resumo do que foi essa viagem! Se você gostou, não deixe de conferir também a playlist que preparei para ser a trilha sonora perfeita desta roadtrip!
Até o próximo destino!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Oie! Adorei suas dicas. Tenho uma dúvida, pode me ajudar? Vcs pegaram o carro em SF e devolveram lá mesmo? Ou seguiram pela costa com o mesmo carro? Desculpe pela dúvida pelo boba, estou planejando uma viagem pra lá e quero utilizar carro tbm. Desde já agradeço!
Olá! Tudo bem? Elas pegaram o carro em SF e devolveram no aeroporto de LA!
Tem mais dúvidas? Estamos à disposição!
Beijos
Ah! Em SF você não precisa de carro. A dica é alugar no dia de sair de lá e devolver em LA, no dia de ir embora! Beijos
Oie! Adorei suas dicas. Tenho uma dúvida, pode me ajudar? Vcs pegaram o carro em SF e devolveram lá mesmo? Ou seguiram pela costa com o mesmo carro? Desculpe pela dúvida pelo boba, estou planejando uma viagem pra lá e quero utilizar carro tbm. Desde já agradeço!
Olá! Tudo bem? Elas pegaram o carro em SF e devolveram no aeroporto de LA!
Tem mais dúvidas? Estamos à disposição!
Beijos
Ah! Em SF você não precisa de carro. A dica é alugar no dia de sair de lá e devolver em LA, no dia de ir embora! Beijos