Fashionistando

Saiba como escolher as melhores flores para fazer um arranjo que dure mais e custe menos!

  • por em 13 de novembro de 2019

Quando pensamos em decoração de ambientes, seja em casa ou para eventos, as flores costumam ter lugar de destaque. Afinal, qualquer espaço fica mais charmoso com um arranjo bem feito, né?

Em Belo Horizonte, o acesso as flores não é nada complicado, com muitas opções para compras como a Feira das Flores, na avenida Carandaí, que é a mais conhecida e tem um público cativo todas as sextas-feiras. E também o Mercado de Flores e Plantas de BH, no bairro Cachoeirinha, onde se compra direto do produtor, estimulando comércio local e reduzindo o impacto ambiental. 

E o melhor de tudo é essa novidade que chega na capital mineira: O Ceasa começará a ter um dia de flores, como já acontece no Ceasa de Campinas e Ceagesp de São Paulo. Infelizmente, não é por um bom motivo: depois do crime ambiental de Brumadinho, não é possível plantar insumos comestíveis na região, então o governo de Minas está no processo de estimular a plantação de matérias ornamentais.

FOTO: Reprodução Instagram @umafloricultura

Para quem sempre tem dúvidas sobre como escolher os melhores ramos ou como saber se a planta está nova. Mariana de Paula, dona da “Uma Floricultura”, é especialista no assunto e compartilhou algumas dicas com a gente. Confira:

1- Se for para um evento, você quer que as flores estejam no ápice da beleza no dia da festa. Então, nesse caso, já se deve comprar ela bem desabrochada.

2- Se for para presentear ou ter em casa – que você quer que dure – a primeira dica é olhar a ponta das hastes (tanto das flores quanto das folhagens). Uma flor recém colhida tem a haste verdinha, não pode estar escura e nem mau cheiro. A segunda coisa é olhar as folhas que, quando estão novas, são bem verdes – quando a flor está amarelada, manchada e murcha já é mais uma dica que a flor está velha.

Mariana de Paula, Uma Floricultura / FOTO: Divulgação

Para fazer um arranjo bem moderno, no estilo desconstruído e não comprar plantas em excesso, é importante já ir a feira com alguma ideia em mente e comprar três tipos de flor: uma espigada (que são verticais), uma redonda e uma multidirecional (pétalas que vão em várias direções). Anotou tudo aí?

Vocês também são apaixonadas por flores assim como nós? Conta pra gente nos comentários!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.