Teniscore: Moda e Esporte nas Quadras e no Tapete Vermelho
Fashionistando

Uniforme”fashion” marca o retorno de Naomi Osaka às quadras

A melhor do mundo se consagra agora como a atleta fashionista do Gram Slam

Naomi Osaka — US Open/2024

Se você é fã de tênis, assim como a gente, com certeza viu a movimentação em torno do look de estreia no US Open da famosa tenista japonesa Naomi Osaka. A atleta fez seu retorno à competição após o nascimento da filha e escolheu uma produção que rendeu muitos cliques.

O outfit, predominantemente verde, com viseira e munhequeira na mesma paleta, inicialmente apresentava uma jaqueta esportiva adornada com um laço branco na parte traseira. A mini-saia, com uma anágua de filó sutilmente exposta, trouxe um toque de casualidade e romantismo à peça esportiva. No entanto, os verdadeiros protagonistas foram os detalhes de laço e renda no fone “Beats” usado pela atleta na chegada ao Louis Armstrong Stadium, além dos laços presentes no tênis e na bolsa de Osaka. Ou seja: há muito o que se reparar neste retorno da atleta às quadras.

Reprodução/Instagram @naomiosaka

Na quadra, a tenista revelou um vestido que reinterpreta a clássica combinação de saia e collant, típico uniforme das atletas do tênis. A peça destacou babados em camadas tanto na saia quanto nos detalhes do collant. O visual completo é resultado de uma colaboração entre a Nike e a marca Ambush, com design assinado pela diretora criativa sul-coreana, Yoon Ahn.

MODA E TÊNIS: UM CASAMENTO DE LONGA DATA

Essa não é a primeira vez que a moda invade o universo do tênis. O blog Garotas Estúpidas, comandado pela brasileira Camila Coutinho, revisitou alguns dos looks mais icônicos presentes quadras, destacando combinações ousadas e fashionistas de tenistas que também chamaram a atenção do público e da mídia:

SERENA WILLIAMS (US OPEN, 2004)

Há 20 anos, a tenista estadunidense quebrou os padrões de uniformização ao usar um look esportivo all jeans, combinado a um tênis semelhante a uma bota de cano alto.

VENUS WILLIAMS (ROLAND GARROS, 2010)

O uniforme, todo em renda preta e vermelha com um short cor da pele, foi inspirado no Moulin Rouge, atração famosa na cidade de Paris onde ocorreu o campeonato. A intenção da tenista era justamente criar uma ilusão de nudez (algumas fontes afirmam que foi a própria Venus Williams que desenhou o figurino).

MARIA SHARAPOVA (US OPEN, 2006)

A campeã do Grand Slam estadunidense em 2006 roubou a cena ao usar um uniforme inspirado no icônico vestido Givenchy consagrado por Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo (1961).

NEM HOLLYWOOD ESCAPOU DO “TENISCORE”

O filme Challengers, dirigido por Luca Guadagnino, estreou nas telonas de todo o Brasil em 24 de abril de 2024. Ambientado no universo tenístico, o longa explora o relacionamento entre dois jovens amigos e prodígios do esporte, Patrick Zweig (Josh O’Connor) e Art Donaldson (Mike Faist), e a promissora jogadora Tashi Duncan (Zendaya).

Mais do que a própria trama, Zendaya não saiu dos holofotes. A atriz teve seu momento barbiecore ao desfilar no red carpet da divulgação de Challengers com looks que brincam com os clássicos figurinos de jogar tênis. Engana-se quem pensa que Zendaya começou com essa estratégia agora. Ela, junto ao seu stylist, o renomado Law Roach, é uma verdadeira simpatizante do “method dressing” segundo a CNN, “consiste em transportar a temática de um filme ou de uma personagem para os looks usados pelo ator ou atriz na vida real”, já tendo usado essa abordagem em premières de outros filmes em que estrelou, como Homem-Aranha e Duna.

No entanto, é inegável que, com a divulgação de Challengers, Zendaya alcançou um novo patamar e resgatou a tendência do teniscore, que, mesmo meses após o lançamento do filme, continua viralizando nas principais redes sociais, como Instagram e TikTok.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments