Fashionistando

Vinhos: Conheça as vinícolas mais famosas de Portugal

É impossível lembrar de Portugal sem falar do pastel de belém, da variedade gastronômica e, é claro, dos deliciosos vinhos, sejam eles tintos, brancos e até os verdes.

Vamos deixar aqui dicas imperdíveis das vinícolas mais famosas da Terrinha para os amantes ou não da bebida, já que algumas dessas rotas contam com paisagens de perder o fôlego.

Portugal, atualmente, conta com mais de 200 castas de uvas de norte a sul do país, colocando nossos descobridores entre os destinos mais procurados para o enoturismo.

Por regra, as vinhas estão localizadas em regiões rurais e proporcionam uma experiência inesquecível já que, para além de conhecer todo o processo de fermentação das uvas até se chegar ao vinho, muitas dessas vinícolas oferecem estadia com um café da manhã riquíssimo e super tradicional.

Veja 9 vinhos portugueses que você merece experimentar

Conheça as vinícolas mais famosas de Portugal

Nossa viagem começa pela região sul do país, a famosa região do Alentejo (a pronuncia correta é Alentéjo), que em 2014 foi eleita a melhor região vinícola do mundo para se fazer uma visita.

Na região está alocada importantes adegas portuguesas tais como a Adega Cartuxa (Évora), Adega de Borba, Adega de Redondo, Adega do Calisto, Encostas de Estremoz, Herdade da Figueirinha, Herdade do Esporão, Herdade do Rocim, Monte da Ravasqueira, Quinta do Carmo e outras.

Mais acima, em Setúbal, não podemos de citar a famosa vinícola Bacalhoa que conta com um jardim magnífico e um atendimento de provas espetacular.

Quinta da Bacalhôa (foto: Ricardo Palma Veiga)

Ao contrário do que muitos pensam, na região central de Portugal também há produção de excelentes vinhos, como a região de Lisboa, onde encontramos 3 zonas conhecidas como o campo, bairro e a charneca.

O campo é a zona conhecida pela produção dos vinhos brancos. O bairro é a zona conhecida pela produção dos vinhos tintos com as castas Castelão e Trincadeira. E por fim, a zona da charneca onde se produz tanto vinhos tintos como brancos.

A região norte é onde está localizada a famosa região do Douro e o Alto Douro Vinhateiro, Patrimônio Mundial da Unesco, onde se produz o famoso vinho do Porto. Para além da fama dos vinhos, a região é muito procurada por aqueles que amam lindas paisagens, aldeias típicas e muitos castelos.

O Douro (photo: agroportal.pt)

A região do Douro também é conhecida pelo famoso Moscatel, produzido, principalmente, na zona de Favaios e pelos vinhos verdes, no Minho.

Você já teve a oportunidade de visitar alguma vinícola em Portugal?

Texto produzido pela advogada Amanda Beltrão, especialista em direito do estrangeiro.
Amanda vive há mais de quatro anos em Portugal.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.