Entenda a importância da vitamina C e como utilizá-la da maneira correta - Fashionistando
Fashionistando

Entenda a importância da vitamina C e como utilizá-la da maneira correta

  • por em 20 de novembro de 2019

Cropped portrait of a beautiful young woman applying moisturizer to her skin in the bathroom at home

Nos últimos anos, o mercado da beleza vem se voltando cada vez mais para os cuidados com a pele, os consumidores têm passado a focar menos em maquiagens e mais no skincare.

E um dos produtos queridinhos que faz parte da vida de qualquer pessoa que tem uma rotina de cuidados com a pele é a vitamina C. Mas, afinal, o que faz ela ser tão essencial no cuidado dermatológico? Por ser um antioxidante, ela consegue combater radicais livres – os vilões que causam rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento cutâneo. Além de promover a redução de linhas de expressão e manchas na pele. Quase um milagre!

A dermatologista Fernanda Aragão, que está à frente do espaço A Clinic, especializado em dermatologia e cirurgia plástica em Belo Horizonte, explica um pouco sobre a utilização da substância: “Ela está presente em várias formulações e é ótima quando usada antes do protetor solar, aumentando seu poder de prevenção. No entanto não é errado o uso noturno da substância“, afirma ela.

Dra Fernanda Aragão / FOTO: Barbara Dutra

Porém, é necessário ficar atento ao uso da vitamina C concentrada, já que algumas peles podem apresentar efeitos adversos na pele ao utilizá-la. Dra. Fernanda explica: “Produtos mais concentrados não são tolerados por todos os tipos de pele porque podem irritar. Peles mais sensíveis se beneficiam de produtos menos concentrados. Algumas peles simplesmente não toleram vitamina C e podem se beneficiar do uso de outros antioxidantes, como o resveratrol“.

Além da aplicação dos séruns, os melhores resultados são apresentados quando essa rotina de cuidados em casa é associada a procedimentos realizados em clínicas especializadas, como o uso de toxina botulínica, preenchimento e procedimentos à laser.

Falando sobre os produtos em si, alguns têm vitamina C pura – que é o ácido ascórbico – e eles costumam ter 20% ou 10% dela. De acordo com a dermato, os mais famosos são o Skinceuticals C E Ferulic, que tem 15%, e da mesma marca, o Serum 10, que tem 10% desse ácido. Eles são mais caros, porém muito eficientes.

Skinceuticals C E Ferulic e Serum 10 / FOTO: Site Skin Ceuticals

Uma outra vitamina C, produzida aqui mesmo em Minas Gerais, que vem ganhando destaque e conquistando consumidores fiéis: é a Derm Deep C (R$215,00), um sérum clareador com vitamina C, com ação antiaging, clareadora e hidratante. Pode ser aplicada em tratamentos faciais, corporais e em microagulhamento. O produto é uma criação da Be Belle, empresa de dermocosméticos de Ludmila Bonelli

Derm Deep C – Be Belle

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO = PELE MAIS BONITA

Sobre a alimentação, que é algo de extrema importância para quem deseja ter uma pele saudável, a Dra. Fernanda citou caju, goiaba, morango, brócolis e ainda destacou a acerola com maior concentração da vitamina.

Mas, uma atenção especial deve ser dada a oxidação dos alimentos e produtos com vitamina C: “Lembra do suco de laranja que quando feito na hora tem sabor completamente diferente? Então, a vitamina C oxida na presença do oxigênio, portanto a embalagem e a forma de conservação do produto fazem toda diferença”, acrescenta ela.

Você já tem o hábito de usar Vitamina C?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments