Nesta sexta-feira (26/07), às 14h30 (horário de Brasília), as atenções do mundo todo estarão voltadas para Paris na abertura da 33ª edição dos Jogos Olímpicos. Serão parte dessa enorme festa 205 delegações de todos os cantos do planeta, totalizando mais de 10.000 atletas competidores.
Para dar largada à competição, o comitê organizador dos jogos olímpicos elegeu o charmoso Rio Sena, no coração da Cidade Luz, como o cenário do maior espetáculo esportivo do mundo, tornando essa a primeira abertura a ocorrer fora dos limites de um estádio. Os atletas de cada delegação desfilarão em pouco mais de 80 barcos em um trajeto que se estenderá por 6km, partindo de Austerlitz até o Trocaderó (às margens da Torre Eiffel).
Olimpíadas e Alta Costura
Em junho, deste ano, a Vogue World transformou a histórica Praça Vendôme em uma enorme passarela de moda e celebrou 100 anos de moda francesa. A homenagem também rememorou Paris como a oitava cidade a sediar as Olimpíadas, em 1924.
A “cereja do bolo” foram os desfiles das mais renomadas casas de alta costura francesas, incluindo Balenciaga, Balmain, Chanel, Courrèges, Dior, Fursac, Givenchy, Hermès, Jacquemus, Jean Paul Gaultier, Lacoste, Lanvin, Louis Vuitton, Marine Serre, Rabanne e Saint Laurent. Em um espetáculo de elegância e história, cada peça apresentada imprimiu a moda de cada década desses cem anos até os dias atuais, além de incorporar elementos inspirados nas diferentes modalidades esportivas presentes nos Jogos Olímpicos, como esgrima, hipismo, ginástica, tênis, judô e futebol.
Cara Delevingne – atriz e modelo- foi a responsável pela apresentação do grande desfile. Entre mais de 500 celebridades e personalidades da indústria da moda, posicionadas ao redor da emblemática Coluna de Bronze da Praça Vendôme, destacaram-se as modelos Gigi Hadid e Kendall Jenner, estrelas dos vídeos promocionais nas redes sociais da Vogue World. Além delas, marcaram presença a cantora queridinha do momento, Sabrina Carpenter, Katy Perry, Bad Bunny, as irmãs e as estrelas do tênis Serena e Venus Williams e a cantora brasileira Anitta.
Os Uniformes das Delegações
Se engana quem pensa que moda e esporte não têm nada em comum. Agora, com a capital da moda sediando o maior evento esportivo do mundo, essa combinação não poderia fazer mais sentido.
Nas últimas semanas, os uniformes das delegações das Olimpíadas de Paris 2024 foram a causa de debates e comentários nas redes sociais. Por isso, o Fashionistando selecionou os trajes mais fashionistas dos jogos olímpicos:
HAITI X STELLA JEAN
Stella Jean, em parceria com a delegação haitiana, imprimiu um profundo simbolismo dos elementos nacionais aos uniformes olímpicos. Inspirados nas obras do artista haitiano Philippe Dodard, especialmente na pintura “Passage. Segundo entrevista da estilista ao The Impression, os uniformes refletem temas de paz, renovação e renascimento, à medida que as cores vibrantes e os padrões complexos celebram a rica cultura haitiana e sua resiliência. (Fonte: Steal The Look)
MONGÓLIA X MICHEL & AMAZONKA
As indumentárias, assinadas pela segunda vez consecutiva pela marca Michel & Amazonka, são adornadas com bordados intrincados em fios dourados, representando símbolos culturais como os Nove Banners Brancos, a tocha olímpica, o emblema de Paris 2024, além do sol, da lua e do cervo mítico Gua-Maral. (Fonte: Steal The Look)
TAIWAN X JUSTIN CHOU
Chou utilizou-se da obra “Mountain Range of Taiwan” de Paul Chiang, para criar tecidos estampados que capturam a beleza natural do tigre asiático, Taiwan.
Para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, broches de lapela feitos pela artesã Lin Pei-Ying, com flores nacionais como a ameixeira e as flores de colza, adicionam um toque tradicional de sorte. Os cintos e sapatos, confeccionados em fibra de banana trançada por Yan Yu-Ying, são um toque a mais de tradicionalidade unido à técnicas sustentáveis.
O toque especial do uniforme está na colaboração com a designer Kokia Lin, resultando em uma estampa que, através de uma ilusão óptica, transforma “Chinese Taipei” em “Cheer On.” (Fonte: Forbes)
FRANÇA X LE COQ SPORTIF
Desenhados pelo fundador e diretor criativo da marca Pigalle, Stéphane Ashpool, os trajes da delegação francesa oferecem uma interpretação moderna das tradicionais cores da bandeira nacional: vermelho, branco e azul.
Além disso, a collab com a holding LVMH e Berluti, assinado pela estilista Carine Roitfeld, trouxe ainda mais sofisticação aos trajes da cerimônia de abertura, com blazers azul-marinho, saias de seda e mocassins de couro. (Fonte: Steal The Look)
CANADÁ X LULULEMON
As peças criadas e desenvolvidas por Lululemon para as Olimpíadas de Paris são adaptáveis para diferentes tipos de corpo e necessidades dos atletas.
Para a cerimônia de abertura, os uniformes apresentam um tecido jacquard com elementos representativos de todo o país, mantendo a predominância do vermelho. Já no encerramento, a temática “alegria e iluminação” é destacada por estampas inspiradas na aurora boreal – fenômeno natural comum no Canadá-, criadas em collab com o artista Mason Mashon. (Fonte: Steal The Look)
EUA X RALPH LAUREN
Assinados por Ralph Lauren, os uniformes da delegação estadunidense são notáveis pelo uso de materiais sustentáveis e tecnologias inovadoras. As jaquetas e blazers incorporam a tecnologia “RL Cooling,” que regula a temperatura corporal dos atletas, garantindo conforto em condições de calor intenso.
A tradição e nacionalidade são mantidas em cada detalhe do look.
(Fonte: Steal The Look)
Estamos ansiosas para assistir ao desfile das delegações na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Agora, a moda e o esporte finalmente se reencontrarão em um espetáculo de cores, tradições e estilo, com aquele toque inconfundível de elegância que só Paris sabe entregar.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.