Fashionistando

As novas regras da bagagem de mão: Medidas e peso

  • por em 18 de novembro de 2019

Com tantas mudanças nas regras de bagagem, muitos passageiros passaram a optar por levarem apenas a mala de mão em suas viagens para fugir de cobranças de bagagens despachadas. Porém, isso virou um problema, já que a quantidade de malas de mão na aeronave excediam a quantidade permita, , causando transtornos na hora do embarque.

Por isso, a ABEAR (associação que reúne as aéreas brasileiras) começou com um controle “educativo” para medir as malas dos passageiros antes mesmo de entrar na sala de embarque. E essa medida tem como objetivo evitar atrasos e agilizar o fluxo dos clientes na hora de embarcar.

A ação que começa onde os funcionários fazem a leitura óptica do cartão de embarque é feita através de um gabarito que mostra as medidas corretas para uma bagagem de mão.

FOTO: Site Melhores Destinos

As companhias aéreas brasileiras unificaram as medidas. E a mala de mão permitida a bordo deve ter até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

na Europa, as medidas são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade (ou 115 cm na soma das medidas, o que também inclui as malas do padrão brasileiro).

FOTO: Site Voe Pass

Uma das consequências para quem não cumprir as normas é a volta da mala para a área de check-in para despachá-la. E uma multa/taxa para acompanhar!

O limite de 10 kg somando o peso da mala de mão e o da bolsa de itens pessoais também já está sendo cobrado. Nas quatro companhias participantes – Latam, Gol, Azul e Avianca Brasilo valor da bagagem despachada varia entre R$ 59 e R$ 220.

O QUE LEVAR NA MALA DE MÃO?

E aí? O que vocês acharam das mudanças? Anote tudo, fique atenta na hora de montar sua mala e boa viagem!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.