Fashionistando

Athleisure Trend: O que significa, como surgiu e como usar

  • por em 13 de dezembro de 2019

Você já ouviu falar nesse termo alguma vez na vida? Talvez você já até seja adepta a tendência mas não sabe disso… Mas, como assim? Então, você é daquelas que na correria do dia-a-dia adora praticidade, estar confortável e bonita ao mesmo tempo? Se sim, você provavelmente já usa o estilo athleisure mas nem imagina!

O significado da palavra vem da combinação athletic (atleta) com leisure (lazer). São basicamente roupas de academia para o dia-a-dia e outras ocasiões. Super versáteis!

Conversamos com a estilista Raquel Dalseco, estilista da AKT (@akt.oficial), e ela nos contou um pouco mais sobre essa tendência: “É o estilo do momento, onde prevalece a praticidade e conforto. Então é uma roupa que você consegue usar durante o dia com um tênis mais confortável, mas que pode ser usada a noite com um salto. Transitando em várias ocasiões, trocando apenas os acessórios“, afirma ela.

FOTO: Reprodução Instagram

Fotos da Coleção Verão´20 que mantem a essência da Moda Athleisure e passeia entre o sportwear, street style e o fashionista, mas com toda a leveza e o frescor do Verão. Na cartela de cores, o laranja, rosê e os clássicos preto e branco predominam. Os tecidos tecnológicos, sofisticados e ultra confortáveis continuam.

FOTO: Ladies Mag, Pixel Pink, Pinterest
FOTO: Pinterest, Elle USA

No Brasil, essa é uma tendência que tem MUITO potencial de crescimento, devido a otimização de tempo (sem perder o estilo) que as pessoas buscam cada vez mais hoje em dia. De acordo com Raquel, muita gente já usa, mas não conhece o termo ‘Athleisure’, pois não é tão popular ainda aqui, diferente dos Estados Unidos, onde a proposta é fortíssima.

“Hoje você vê todo mundo nas ruas de tênis e blazer, muita gente já vem aderindo a esse estilo, mas elas ainda não sabem. No exterior, o conceito é bem mais forte, as pessoas tem uma maior definição do que é o estilo e o conceito. Elas consomem a moda de um jeito muito diferente”, diz a estilista.

E é claro que várias celebridades são mega fãs do estilo, como Bruna Marquezine, Gigi Hadid, Hailey Bieber, Olivia Palermo e muitas outras. Mas, como maior referência para esse segmento no mundo da moda, Raquel citou: “As maiores influenciadoras do mundo que são as Kardashians estão todos os dias de athleisure. Quando você vê fotos delas no ‘mundo real’, sem ser em tapete vermelho, elas estão sempre com calça de moletom ou legging, conjunto confortável, misturado com alfaiataria e salto. Elas nunca estão de vestidinhos de babado ou renda“.

Kim Kardashian / FOTO: Pinterest
Kendall Jenner / FOTO: Pinterest
Kylie Jenner / FOTO: Pinterest

O mais curioso é que grandes marcas nacionais e internacionais como Farm, Prada e Dior estão lançando collabs com marcas esportivas como Adidas e Nike, para juntas construírem coleções que seguem esse estilo que é a sensação entre as it girls do mundo.

FOTO: Adidas Originals
FOTO: Reprodução Instagram
FOTO: Reprodução Instagram

Além de cool, elegante, sensual e moderna, é uma moda SUPER consciente. “A gente foca muito na sustentabilidade quando falamos de tecido, mão de obra e matéria-prima. Mas, acho que não é só isso. É muito sobre ter uma roupa que seja boa, que você vai conseguir usar ela daqui um ano, que seja atemporal e dê também para usar em várias ocasiões“, lembra a fashion designer.

Confira outras famosas que amam usar Athleisure:

Gigi Hadid / FOTO: Pinterest
Bella Hadid / FOTO: Pinterest
Rosie Huntington, Bruna Marquezine, Hailey Bieber, Selena Gomez /
FOTO: Site Celebs First e Pinterest

E aí? Você curte esse estilo?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.