Moda

Destaques da New York Fashion Week Outono/Inverno 2024

A NYFW, como sempre, abriu a temporada de desfiles Outono/Inverno 2024. A fashion week encerrou-se há mais de uma semana, mas os destaques desse evento não podem passar despercebidos. Foram seis dias repletos de desfiles, nos quais mais de 70 marcas apresentaram suas coleções tanto em eventos presenciais, quanto digitais.

Entre os momentos mais esperados dessa edição estavam o retorno de marcas renomadas como Carolina Herrera, Michael Kors e Tommy Hilfiger. Além disso, as saídas de Calvin Klein, Ralph Lauren e Donna Karan abriram espaço para uma nova geração de estilistas.

Destaques da New York Fashion Week Outono/ Inverno 2024

Exagero de Proporções e Estilos Desconstruídos:

Marc Jacobs celebrou os 40 anos da marca surpreendendo com roupas que exploraram proporções exageradas, utilizando técnicas de ilusão de ótica para distorcer percepções e transformando modelos em bonecas dos anos 60. Por outro lado, Proenza Schouler continuou sua exploração do sportswear americano, incorporando sobreposições de tecidos e experimentações têxteis, trazendo consistência à moda de inverno 2024 na NYFW, destacando tricô e transparências para apresentar uma coleção moderna e atualizada.

Marc Jacobs e Proenza Schouler / Fotos: Vogue Runway

Minimalismo e Clássicos Revistos:

Sob a direção criativa de Peter Do, Helmut Lang revisita clássicos minimalistas, apresentando camisas brancas, calças pretas e casacos oversized, enquanto redefine a estética da marca com uma coleção inovadora que explora a dicotomia entre proteção e projeção, incorporando autênticos mecanismos de defesa e destacando a técnica “hole puncher” como elemento distintivo.

Khaite, conhecida por sua abordagem minimalista, apresentou na NYFW peças pretas de couro, jaquetas oversized e vestidos longos transparentes, enquanto Catherine Holstein, diretora de criação, manteve a fórmula de sucesso da marca no desfile de inverno 2024, explorando o minimalismo, jogando com opostos e incorporando referências à estética mob wife de maneira elevada e luxuosa.

Helmut Lang e Khaite / Fotos: Vogue Runway

Retorno de Marcas e Iconografia Nostálgica:

Tommy Hilfiger fez um retorno marcante na NYFW, encerrando o primeiro dia com o desfile “A New York Moment”, que destacou a essência do sonho nova-iorquino e resgatou a herança esportiva da marca, afastando-se do formato #TommyNow e optando por uma abordagem tradicional sem a disponibilização imediata das peças. Por outro lado, Carolina Herrera explorou as influências latinas e americanas, oferecendo uma coleção diversificada que vai desde peças hiper femininas até bermudas de alfaiataria, casacos de frio e vestidos de malha, refletindo a jornada da estilista e destacando uma mulher elegante além do estereótipo clássico.

Tommy Hilfiger e Carolina Herrera / Fotos: Vogue Runway

Sensibilidade Sustentável e Inovação:

A Coach, sob a direção criativa de Stuart Vevers, abordou o tema de acesso e sustentabilidade, incorporando elementos românticos punk e materiais reciclados, destacando a relação da geração Z com o luxo e recontextualizando códigos tradicionais de maneira realista e acessível.

Tory Burch comemorou vinte anos de marca na NYFW, apresentando uma coleção ousada e inovadora inspirada em itens do dia a dia, explorando volumes, cores vibrantes e formas que realçam as curvas femininas, ao mesmo tempo que foca em tecidos, técnicas e materiais não convencionais, incorporando a sustentabilidade em peças inovadoras.

Coach e Tory Burch / Fotos: Vogue Runway

Exploração Temática e Narrativa:

Jason Wu inspirou-se em predadores noturnos, como corujas e lobos, destacando uma mistura de elegância e proteção em sua coleção de inverno 2024, onde expôs seu processo de manufatura e criou looks que refletem seu amadurecimento criativo através de uma cartela de cores escura.

Anna Sui se inspirou nos romances de Agatha Christie, apresentando uma coleção ready-to-wear com uma atmosfera de Miss Marple influenciada por tons suaves, casacos de tweed e vestidos midi estampados, enquanto a estilista combinou texturas inesperadas, estampas ecléticas e colaborações com Eveliina Vintage. Enquanto Thom Browne encerrou de maneira excepcional a NYFW, ultrapassando suas próprias habilidades ao transformar seu desfile em uma performance narrativa inspirada no poema “The Raven” de Edgar Allan Poe, onde incorporou romantismo e explorou silhuetas arredondadas de forma magistral.

Anna Sui e Thom Browne / Fotos: Vogue Runway

Em conclusão, a New York Fashion Week Outono/Inverno 2024 trouxe uma diversidade de estilos e abordagens que refletem as complexidades e evoluções da indústria da moda. Desde o retorno de marcas icônicas até a emergência de novos talentos, passando pela exploração de temas como sustentabilidade e narrativas literárias, esta temporada destacou-se por sua riqueza de inspirações e expressões criativas.

Com um equilíbrio entre o exagero de proporções e a reinterpretação de clássicos, a NYFW 2024 ofereceu um panorama abrangente das tendências que moldarão o cenário fashion nos próximos meses.

Leia também o estilo inovador da Copenhagen Fashion Week.

Lívia Tertuliano

Ver Comentários

Posts Recentes

Minas Trend: Palco de Inovação e Autenticidade na Moda Brasileira

Confira os destaques da 31ª edição do Minas Trend que contou com novidades, inovação e…

4 dias atrás

Museu da Moda celebra o legado de Clara Nunes

Do interior de Minas Gerais aos palcos da música popular brasileira, a mostra ilustra a…

3 semanas atrás

Fora do Eixo Principal — Uma Viagem pelas Semanas de Moda ao Redor do Mundo

No universo da moda, as Semanas de Moda são eventos icônicos que ditam as tendências…

4 semanas atrás

Leopard Print: Como Usar a Tendência do Momento

Um guia completo para incorporar a tendência do momento, a leopard print, no seu dia-a-dia

1 mês atrás

Tudo Sobre o Kitten Heel, a Tendência do Momento

Desvende o salto que conquistou corações e está ditando moda nas passarelas e ruas de…

1 mês atrás

Passeios incríveis pelo nosso país

A extensão de nosso país não é uma novidade, muito menos o fato de ter…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!