Moda

Fora do Eixo Principal — Uma Viagem pelas Semanas de Moda ao Redor do Mundo

No universo da moda, as Semanas de Moda são eventos icônicos que ditam as tendências e marcam o ritmo da indústria. Tradicionalmente, as fashion weeks mais renomadas, conhecidas como as “Big Four” — Nova York, Paris, Milão e Londres — têm sido os epicentros do glamour e da inovação. Além disso, o São Paulo Fashion Week representa um referencial para os brasileiros, oferecendo um espaço fundamental para os talentos da moda nacional se destacarem.

Entretanto, nos últimos anos, outros eventos ao redor do globo têm ficado em evidência na indústria da moda. O Copenhagen Fashion Week, por exemplo, emergiu como uma data importante no calendário anual, com seu foco em sustentabilidade e design arrojado, refletindo os valores escandinavos de funcionalidade e consumo consciente.

Explorar além dos limites do eixo principal das fashion weeks não apenas fornece uma plataforma para designers locais e emergentes, bem como enriquece o cenário global da moda, absorvendo e celebrando uma diversidade de culturas, tradições e perspectivas. Em uma única temporada, podemos observar tendências contrastantes; enquanto o vestido colorido e estampado pode ser o hit das passarelas na América Latina, a Escandinávia pode manter sua estética minimalista e discreta, demonstrando a riqueza de estilos que permeiam a moda contemporânea.

Essas nuances e contrastes moldam o mundo fashion em constante evolução, proporcionando uma visão abrangente da criatividade e da diversidade presentes na indústria da moda global. Por isso, é essencial acompanhar não apenas as fashion weeks mais famosas, como também outros eventos em ascensão ao redor do mundo. A seguir, confira uma seleção dessas semanas de moda menos conhecidas, que oferecem um panorama do atual momento dessa indústria tão dinâmica.

Semanas de Moda Alternativas

Rakuten Fashion Week Tokyo

A cidade cosmopolita de Tóquio é o lar de uma das Semanas de Moda mais belas e ecléticas do mundo. Conhecida por sua fusão de tradição e modernidade, a Tokyo Fashion Week atrai tanto designers estabelecidos quanto talentos emergentes. Aqui, é possível observar uma mistura fascinante de estilos urbanos arrojados e referências à rica herança cultural japonesa. De marcas de rua inovadoras a renomadas casas de moda, Tóquio é um verdadeiro caldeirão de inspiração e criatividade.

Fonte: https://www.vogue.com/article/tokyo-fashion-week-fall-2020-livestreams

Berlin Fashion Week

A Semana de Moda de Berlim é um evento emblemático que reflete a vanguarda e a diversidade da cena fashion europeia. O evento que já contou com marcas estabelecidas como Hugo Boss, hoje foca nos novos talentos, criando um ambiente único de inovação e criatividade. Berlim é uma cidade que respira arte e liberdade, e isso se reflete em cada desfile durante essa semana de moda.

Berlim – Fonte: https://br.pinterest.com/pin/620300548700495765/ | Shanghai – Fonte: https://br.pinterest.com/pin/139752394677742266/

Shanghai Fashion Week

A Semana de Moda de Xangai é uma vitrine da elegância e sofisticação da moda asiática. Com sua fusão de tradição e modernidade, Xangai oferece o ambiente ideal para essa exibição da moda contemporânea. Cada desfile é uma experiência singular, onde a criatividade se mistura a milenar cultura chinesa, resultando em um espetáculo que transcende fronteiras e influencia o cenário fashion global

Lagos Fashion Week

Nos últimos anos, a Semana de Moda de Lagos despontou como um ponto de referência para a moda africana contemporânea. Essa cidade vibrante na Nigéria tem testemunhado um florescer cultural, com designers locais ganhando destaque internacional por sua abordagem inovadora e celebração das tradições africanas. A Lagos Fashion Week destaca a rica diversidade de estilos e tecidos do continente, enquanto também promove uma mensagem de inclusão e empoderamento.

Lagos – Fonte: https://br.pinterest.com/pin/454371049907595096/ | Austrália – Fonte: https://www.vogue.com.au/fashion/news/australian-fashion-definition-2023/news-story/98dc73567aa19cc768f0eb4af7ef4fd5

Australian Fashion Week

Na ensolarada Sydney, a Australian Fashion Week é um reflexo do estilo despojado e descontraído característico do país. Com enfoque na moda praia bem como na estética urbana e casual, esse evento demonstra a leveza e a energia da cultura australiana. Sendo uma plataforma para os designers nacionais, essa semana de moda não apenas promove a inovação e movimenta a indústria local como permite que esses talentos ganhem reconhecimento internacional.

Seoul Fashion Week

Com o crescente interesse pela cultura sul-coreana, a Seoul Fashion Week aflorou como um epicentro da moda, ultrapassou fronteiras e alcançou visibilidade internacional. Ao incorporar elementos da tradição cultural ao um design contemporâneo, os desfiles compreendem desde abordagens sofisticadas e minimalistas até expressões vanguardistas e experimentais. Dessa forma, o evento tem deixado sua marca inconfundível na cena fashion atual, capturando a atenção e influenciando os amantes da moda em todo o globo.

Seoul – Fonte: https://br.pinterest.com/pin/814870126329419464 | México – Fonte: https://edition.cnn.com/style/article/mexico-fashion-week/index.html

Mercedes-Benz Fashion Week México

Graças a sua vasta cultura e paixão pela expressão artística, a Cidade do México é o cenário perfeito para sediar um evento de moda. A Fashion Week México exalta não apenas a moda, mas também a identidade latina, através de uma explosão de cores, padrões e texturas. Dos designs tradicionais inspirados nas raízes indígenas aos designs que abraçam a estética contemporânea, a semana de moda mexicana é uma amostra do dinamismo da moda latino-americana.

Lakmé Fashion Week

O Lakmé Fashion Week, sediado em Mumbai e Delhi, é um evento que irradia a essência exuberante e diversa da moda indiana. Apresentando uma ampla gama de estilos, desde os tradicionais sáris e trajes étnicos com ricos bordados até as mais modernas interpretações dos designers locais, o evento serve como um elo entre as convenções culturais ancestrais e a contemporaneidade da indústria da moda.

Lakmé – Fonte: https://in.fashionnetwork.com/news/Lakme-fashion-week-x-fdci-to-hold-delhi-and-mumbai-editions-in-2023,1477826.html | Santo Domingo – Fonte: https://hoy.com.do/los-looks-de-los-famosos-en-el-rd-fashion-week-2023/

RD Fashion Week

A RD Fashion Week, na capital Santo Domingo, reflete a ampla miscigenação cultural da República Dominicana, combinando influências africanas, europeias e indígenas. Desse modo, os estilistas dominicanos exibem nas passarelas tanto designs coloridos e tropicais quanto criações mais sóbrias e atemporais. Além disso, a moda dominicana frequentemente incorpora tecidos naturais e técnicas artesanais, evidenciando o talento e a habilidade dos artesãos locais.

Stockholm Fashion Week

No norte da Europa, Estocolmo abriga uma das semanas de moda mais ecléticas do mundo. A Stockholm Fashion Week é reconhecida por unir o design clean e funcional típico escandinavo a coleções inovadoras e conceituais, criando um cenário singular e profundamente inspirador. Sendo assim, o evento vai além de só apresentar as últimas tendências de moda, atuando para promover valores como sustentabilidade e responsabilidade social dentro da indústria e inspirar uma nova geração de talentos a redefinir os limites da expressão estilística.

Fonte: https://www.fashionmodeldirectory.com/news/business/stockholm-fashion-week-canceled-due-to-sustainability-concerns.htm
Redação

Posts Recentes

Minas Trend: Palco de Inovação e Autenticidade na Moda Brasileira

Confira os destaques da 31ª edição do Minas Trend que contou com novidades, inovação e…

4 dias atrás

Museu da Moda celebra o legado de Clara Nunes

Do interior de Minas Gerais aos palcos da música popular brasileira, a mostra ilustra a…

3 semanas atrás

Leopard Print: Como Usar a Tendência do Momento

Um guia completo para incorporar a tendência do momento, a leopard print, no seu dia-a-dia

1 mês atrás

Tudo Sobre o Kitten Heel, a Tendência do Momento

Desvende o salto que conquistou corações e está ditando moda nas passarelas e ruas de…

1 mês atrás

Passeios incríveis pelo nosso país

A extensão de nosso país não é uma novidade, muito menos o fato de ter…

2 meses atrás

Destaques da New York Fashion Week Outono/Inverno 2024

A semana de moda de Nova York, que ocorreu dos dias 9 a 14 de…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!