Patrimônios Mundiais: conheça alguns atrativos brasileiros que fazem parte do catálogo da UNESCO - Fashionistando
Fashionistando

Patrimônios Mundiais: conheça alguns atrativos brasileiros que fazem parte do catálogo da UNESCO

Brasil e os seus famosos Patrimônios Mundiais.

  • por em 17 de novembro de 2022

O Brasil reúne várias riquezas registradas como Patrimônio Mundial, de acordo com a classificação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que tem o papel de preservar esses atrativos para as próximas gerações.

Nesta lista de bens da humanidade estão cidades históricas, paisagens naturais, monumentos e ruínas que contam a história do povo brasileiro. Atualmente são 23 lugares catalogados como Patrimônio no Brasil, sendo 15 Culturais, sete Naturais e um Misto.

Estes sítios reconhecidos pela Unesco são fascinantes para qualquer roteiro de turismo cultural. Conheça, então, alguns dos mais famosos Patrimônios Mundiais e programe suas próximas férias para conhecê-los.

Centro Histórico de Salvador, Bahia

O Centro Histórico de Salvador foi classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985. Seus principais edifícios, que datam do século 17, são a Igreja dos Jesuítas (atual Catedral de Salvador), Igreja e Convento de São Francisco, Igreja do Carmo, Igreja e Convento de Santa, Igreja e Mosteiro de São Bento, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e o Palácio do Governador.

Ouro Preto, Minas Gerais

Ouro Preto foi a primeira cidade do Brasil a receber o título de Patrimônio Cultural, em 1980. O charme do lugar fica por conta das suas ruas de pedra, casarios e igrejas, que abrigam obras do renomado escultor mineiro Aleijadinho. Entre os principais pontos turísticos estão a Praça Tiradentes, a igreja de São Francisco de Assis, os museus da Inconfidência, Aleijadinho e de Arte Sacra, e a Casa de Tomás Antônio Gonzaga.

Salvador – Bahia / Imagem: Pixabay

Olinda, Pernambuco

Olinda foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1982. O centro histórico reúne edifícios coloniais do século 16 e fachadas de azulejos dos séculos 18 e 19, além de obras neoclássicas e ecléticas do início do século 20. Entre os atrativos que valem a visita estão o Convento de São Francisco, Alto da Sé, Catedral da Sé, Mirante da Caixa D’água, Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, Mosteiro de São Bento, entre outros.

Fernando de Noronha, Pernambuco e Atol das Rocas, Rio Grande do Norte

O arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas, ambos no Atlântico Sul, foram inscritos na lista da Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade em 2001. As riquezas dessas áreas são extremamente importantes para a reprodução e a alimentação de espécies de peixes, tubarão, tartarugas e mamíferos marinhos. Fernando de Noronha é também a ilha que possui as maiores colônias reprodutivas de aves marinhas e de exóticas espécies de peixes, algas, moluscos e corais. A Reserva Biológica do Atol das Rocas, situada próxima a Natal, no Rio Grande do Norte, pode ser acessada somente para fins científicos.

Parque Nacional do Iguaçu, Paraná

Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade em 1986, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais visitados do Brasil. Além da vasta reserva de Mata Atlântica, o lugar tem como principal atração as Cataratas do Iguaçu, eleita uma das Sete Maravilhas da Natureza em 2011. O parque abriga cerca de 400 espécies de aves, 158 espécies de mamíferos, 175 espécies de peixes, mais de duas mil espécies de plantas e mais de 750 espécies de borboletas.

Brasília, Distrito Federal

O conjunto arquitetônico e urbanístico de Brasília foi o primeiro bem contemporâneo reconhecido como Patrimônio Mundial, em 1987. Até então, apenas monumentos centenários localizados em cidades históricas como Paris e Roma faziam parte da lista. Além do formato original de “avião” que a cidade possui, outros monumentos como o Memorial JK, Congresso Nacional, Itamaraty, Palácio da Alvorada e Palácio do Planalto marcam a arquitetura da cidade.

Paraty e Ilha Grande, Rio de Janeiro

Paraty e Ilha Grande (RJ), são o primeiro patrimônio brasileiro inscrito na categoria de sítio misto, ou seja, Cultural e Natural. O título foi concedido em 2019. A área abrange um centro histórico cercado de quatro áreas de conservação ambiental. Ali estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina; o Parque Estadual da Ilha Grande; a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul; e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu. As ilhas são cobertas por vegetação original e contam com uma grande diversidade marinha.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments