Fashionistando

PROJETO FARTURA LANÇA FESTIVAL DIGITAL

Atenção fãs da gastronomia brasileira: nos dias 19, 20 e 21 de junho acontece a edição digital do festival “Fartura – Belo Horizonte”. A capital mineira, cidade criativa da gastronomia pela Unesco, foi escolhida para a estreia do novo formato, inédito no país. O festival conta com uma extensa programação que vai da gastronomia à cultura, contemplando também lives de economia criativa e agronegócios.

Serão mais de 160 atrações adiantando a celebração dos 300 anos de Minas Gerais, em 48 horas de programação gratuita, que poderá ser acessada pelo site (farturabrasil.com.br). “O principal objetivo do Fartura nesta edição é dar continuidade ao projeto gastronômico mineiro, ajudando na recuperação econômica do estado e da cidade e, ao mesmo tempo, estimular a autoestima dos mineiros”, explica o diretor do projeto, Rodrigo Ferraz.

PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA

Chef em casa

Mais de 35 restaurantes mineiros participam desta seção em que o público confere vídeos dos chefs preparando pratos, lanches e sobremesas, que estarão disponíveis para delivery. Após o evento, será possível baixar um e-book com todas as receitas.

Frango jeca – por Flávio Trombino
Músculo braseado com polenta frita – Por Saulo Fernandes

Para a cada prato vendido serão doados cobertores e refeições para os moradores de rua da cidade.

Coxinha de pato com creme de queijo brie – Silvana Watel

Participam nomes como Caetano Sobrinho (Caê); Caio Soter (Alma Chef); Flávio Trombino (Xapuri); Jana Barrozo (Cabernet Butiquim), entre outros.

Costelinha desossada com tropeiro de feijão andú e abóbora assada – Caetano Sobrinho

Receita do chef

Compartilhar conhecimento sempre fez parte do DNA do Fartura. Profissionais renomados da gastronomia como Neide Rigo, André Mifano, Neli Pereira, Helena Rizzo, Lucas Corazza e Natalie Passos ministram aulas ao vivo em streaming.

Chef Helena Rizzo

Dica do chef

40 vídeos de um minuto de preciosas dicas de um time de especialistas também compõem a grade, para quem quer se aperfeiçoar na cozinha. Entre eles: Ilmar de Jesus (Casa Cheia); Naiara Faria (La Palma); André de Melo (Bravo Catering), Igor Anaxágoras (Café com Letras), Mariana Gontijo (Roça Grande/O Tacho), entre outros

Mercearia Fartura – Sebrae

Os pequenos produtores, assim como na versão presencial dos Festivais Fartura, terão espaço garantido na versão digital. Serão mais de 30 produtores mineiros reunidos em e-commerce para que o público possa receber os produtos em casa. Entre as opções, mel Coopemapi (Bocaiuva); cachaças Bem Me Quer (Pitangui); queijos Catauá (Coronel Xavier Chaves), Trem Ruá (Serro), Senzala (Sacramento) e Capril Santa Cecília (Itaguara); cafés Cócolo (Araguari) e Campos Altos (Campos Altos); molhos Chef N’boss (Nova Lima), La Pimentaria (Ouro Preto) vinhos Estrada Real (Três Corações); Charcuteria Sagrada Família (Montes Claros); entre muitos outros.

Para crianças

Um conteúdo especial para o público infantil foi pensado com música, contação de histórias, dicas de chefs para preparar pratos em família, além de um e-book com receitas infantis para colorir, ilustrado pela artista e ilustradora nacionalmente reconhecida Ana Strumpf, que já criou produtos para marcas como Walt Disney. Já a mineira Lu Simão traz seu talento nas aquarelas para o e-book “Minas para colorir”.

A programação completa você pode conferir em www.farturabrasil.com.br. Vale lembrar que o festival digital acontecerá somente nos 19, 20 e 21 de junho.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.